sábado, 20 de junho de 2009

Islandês destrói sua ex-casa em protesto contra banco

0

Um homem que teve sua casa retomada pelo banco na Islândia demoliu a moradia em protesto contra a instituição financeira.

Bjorn Mikaelsson, da cidade de Alftanes, tomou 34 milhões de coroas islandesas - cerca de R$ 500 mil - emprestado do seu banco em 2003. Com o tempo a dívida duplicou, e Mikaelsson acabou perdendo a casa para o banco, que não aceitou renegociar a dívida.

Em usou uma escavadeira alugada para destruir a casa, que havia sido construída com madeira importada do Canadá. Ele também cavou um buraco onde jogou o próprio carro.

Limpador de janelas escapa quase ileso de queda de seis andares

0

Limpador de janelas

Limpador disse que não teve opção, a não ser soltar a mão

Um limpador de janelas americano escapou praticamente sem ferimentos de uma queda de seis andares, do lado de fora de um edifício, quando tentou reconectar o cabo que o segurava ao prédio, e sua corda de segurança também falhou.

Alex Clay, de Eau Claire, no Estado de Wisconsin, disse à BBC que foi obrigado a se segurar com as mãos quando notou que seu cabo não estava propriamente conectado ao equipamento de limpeza.

Enquanto seus colegas tentavam reconectá-lo, Clay disse que ficou muito cansado e acabou soltando a mão. A corda de segurança também falhou, mas a queda de Clay foi retardada pelo telhado de uma varanda, no primeiro andar.

"Não faz muito sentido, mas passou muito devagar - parecia um sonho", disse Clay ao Serviço Mundial da BBC.

"Foi muito surreal."

Preocupação de mãe

O problema começou quando o limpador de janelas percebeu a falha no cabo. Seus colegas tentaram reconectar o cabo corretamente, o que obrigou Clay a se segurar com as mãos.

"Estava tão cansado que comecei a escorregar, e minhas mãos estavam suadas, meus braços estavam suados", ele explicou.

"(Meus colegas) tentaram me puxar para cima, mas eu sabia que eles não iam conseguir, eu sabia que tinha que tomar uma decisão muito difícil, que tinha que me soltar e ver o que acontecia com a corda de segurança que estava presa às minhas costas."

Clay se soltou, esperando que a corda de segurança o segurasse logo, mas nada aconteceu. Foi aí que ele começou a temer por sua vida.

"Comecei a pensar na minha família e nos meus amigos, e pensei comigo mesmo: bem, será que este é o fim? E se não for, em que estado vou ficar pelo resto da minha vida?"

Mas os únicos ferimentos de Clay são um osso quebrado no pé esquerdo e um corte na perna.

O jovem de 21 anos estava no emprego havia apenas quatro meses, mas apesar de ter escapado quase ileso, ele conta que sua mãe dificilmente o deixará retomar a profissão.

Britânico de 113 anos é eleito pelo Guinness homem mais velho do mundo

0

Henry Allingham

Com morte de japonês, britânico se torna o homem mais velho do mundo

O britânico Henry Allingham, veterano da Primeira Guerra Mundial, foi apontado nesta sexta-feira, aos 113 anos de idade, como o homem mais velho do mundo segundo o Guinness World Records.

Allingham nasceu em Londres, no dia 6 de junho de 1896. É um dos dois últimos veteranos britânicos sobreviventes da Primeira Guerra Mundial e o mais velho e último membro sobrevivente das Forças Armadas britânicas.

O veterano já havia se tornado o mais velho cidadão britânico da história em março deste ano, ao completar 112 anos e 296 dias, ultrapassando a idade do antecessor - o minerador John Evans, que morreu em 1990.

De acordo com o Guinness, após a morte natural nesta sexta-feira do até então homem mais velho do mundo, o japonês Tomoji Tanabe, o título passa para Allingham.

Tanabe, que também tinha 113 anos, havia sido apontado como o homem mais velho do mundo em junho de 2007. Ele creditava sua longevidade ao hábito de beber um copo de leite por dia.

Orgulho

Allingham possui cinco netos, 12 bisnetos, 14 trinetos e um tataraneto, já viveu em três séculos e presenciou seis monarcas diferentes no trono britânico.

A maior parte da família do veterano mora nos Estados Unidos, mas o sobrinho Ronald Cator, de 74 anos, que também mora na Grã-Bretanha, mostrou-se surpreso com a notícia.

"Essa é uma notícia fantástica", afirma Cator. "Ele está muito frágil, mas tenho certeza que ficará contente em ouvir a novidade. Nós estamos muito orgulhosos dele."

Amigo e acompanhante de Allingham, Dennis Goodwin diz considerar o feito incrível. "Ele vai lidar com o fato de uma maneira natural, como faz com todo o resto", afirma.

O veterano recebeu com distinção um título de doutor em Engenharia, em maio deste ano, pela Universidade Southampton Solent. Hoje, vive em um centro para cegos, próximo a Brighton, no litoral sul da Inglaterra.

Grécia abre novo museu de Acrópole

0

Novo Museu da Acrópole

O novo Museu da Acrópole tem três andares e vista panorâmica

Autoridades da Grécia inauguraram neste sábado o aguardado Museu da Acrópole, em Atenas, quase 30 anos desde sua concepção e ao custo de mais de R$ 350 milhões.

O prédio moderno, um projeto do arquiteto suíço Bernard Tschumi em vidro e concreto construído ao pé das históricas construções gregas, abriga esculturas da época em que a democracia de Atenas vivia o seu apogeu.

O ministro da Cultura grego, Antonis Samaras, disse esperar que a abertura do museu sirva como "catalisador" para a volta das esculturas que decoravam o Partenon – abrigadas há quase 200 anos no Museu Britânico, em Londres.

As obras, também conhecidas como Mármores de Elgin, foram adquiridos pela instituição britânica em 1817.

"Depois de várias aventuras, obstruções e críticas, o novo Museu da Acrópole está pronto: um símbolo da Grécia moderna que presta homenagem aos seus ancestrais,o dever de uma nação à sua herança cultural", afirmou Samaris.

O diretor do novo museu grego, Dimitris Pandermalis, criticou duramente a retirada das peças de Atenas, que classificou de"ato de barbárie".

"Um destino trágico as separou, mas os seus criadores tiveram a intenção de que ficassem juntas", afirmou Pandermalis.

Novo prédio

O prédio tem três andares, vistas panorâmicas da Acrópole e abriga cerca de 350 objetos e esculturas que antes podiam ser vistas em um pequeno museu no alto do monte.

No primeiro andar, encontram-se cerâmicas e esculturas, enquanto as famosas cariátides, colunas esculpidas na forma de mulheres, que sustentavam o pórtico sul do templo de Erecteion, agora decoram a rampa que leva ao segundo andar.

Neste piso, pode-se ver as esculturas dos templos de Atena e o propileu na entrada da Acrópole. No terceiro, está uma reconstrução dos mármores do Partenon.

A cópia foi feita a partir de vários elementos que sobreviveram em Atenas, bem como reproduções dos polêmicos mármores do Museu Britânico.

A instituição londrina abriga 75 metros dos 160 metros originais do friso que rodeava o salão central do prédio, e afasta a possibilidade de devolução das peças.

"Acho que elas pertencem a todos nós. Somos todos cidadãos globais hoje em dia", disse a porta-voz do museu, Hannah Boulton.

A diferença entre os originais e as cópias é a cor mais branca das últimas, feitas a partir de moldes de gesso, enquanto os originais tem o tom amarelado do mármore milenar.

Avião com Schwarzenegger faz pouso de emergência após fumaça na cabine

0

O avião que levava o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, teve de fazer um pouso de emergência no aeroporto Van Nuys, em Los Angeles, na noite de sexta-feira (19), depois que uma fumaça apareceu na cabine.

O porta-voz do governador, Aaror McLear, disse que o pouso ocorreu dez minutos antes da aterrissagem inicialmente prevista para o aeroporto de Santa Monica.

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia, em abril. (Foto: AP)

O piloto disse que a fumaça saía do painel de instrumentos da aeronave, de pequeno porte. O pouso correu bem, e não houve fogo nem feridos.


O governador e ex-ator escreveu sobre o incidente no serviço de microblogs Twitter, chamando-o de "uma pequena aventura". Ele também postou uma foto do avião. "Está tudo OK agora", ele escreveu.


De cueca, Jesus Luz desfila na semana de moda de Milão

0

Namorado de Madonna cruza a passarela para a grife Dolce e Gabbana

Reuters/Reuters

Jesus Luz, affair de Madonna, desfilou de cueca na semana de moda de Milão, na Itália, neste sábado, 20. O modelo mostrou a moda da grife Dolce e Gabbana. Na última quarta-feira, 17, Jesus participou do desfile da marca Colcci na São Paulo Fashion Week, ao lado da top Gisele Bündchen. A agenda do rapaz anda mesmo bombando...

Gisele Bündchen deixa balada sem ver Jesus Luz tocar

0

Namorado de Madonna comanda as pick-ups da festa da Colcci


Durou menos de uma hora a noitada de Gisele Bündchen logo após o primeiro dia de São Paulo Fashion Week. Depois de desfilar pela Colcci nesta quarta-feira, 17, a modelo foi à boate Royal curtir a festa promovida pela marca.

Celso Tavares/Globo.com

Gisele chega fazendo o símbolo de 'paz e amor' e sai dizendo que está cansada


A top chegou por volta 23h30 acompanhada da irmã e assessora, Patrícia Bündchen. Lá dentro, não dançou nem bebeu e deixou a festa cerca de cinquenta minutos depois. "Estou cansada", justificou a top ao sair do local.

Em sua passagem-relâmpago, La Bündchen não teve nem tempo de ver a performance de Jesus Luz nas pick-ups. Sim, o namorado de Madonna é um dos DJs da festa. De acordo com um dos assessores do local, o modelo está iniciando a carreira atrás das carrapetas.

Enquanto a carreira de DJ não decola, Jesus segue trabalhando como modelo. Nesta quinta, 18, ele embarca para a Itália para fotografar uma campanha da Dolce & Gabanna.