sábado, 24 de outubro de 2009

Agência da ONU aprova carregador universal de celulares

0

A medida pode reduzir as emissões dos gases do efeito estufa

Um carregador de celulares que poderá ser usado em qualquer modelo de aparelho foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a agência da ONU que regula o setor.

Atualmente, a maioria dos carregadores só pode ser usada em marca específica de celular, e os usuários tendem a trocá-los quando trocam de telefone.

Calcula-se que anualmente cerca de 51 mil toneladas de carregadores são jogados fora todos os anos.

Os novos carregadores, além de ajudarem a acabar com esse desperdício, devem ser mais econômicos e ainda ajudar a diminuir a poluição.

Efeito estufa

A GSMA, entidade que representa a indústria de telefonia celular no padrão GSM (o mais comum no mundo), calcula que o novo aparelho ajudará na redução dos gases que causam o efeito estufa em mais de 13 toneladas.

"Carregadores universais são uma saída de bom senso que espero ver aplicada em outras áreas", disse Malcolm Johnson, diretor do escritório de padronização de telecomunicações da UIT.

O aparelho tem uma porta USB, usando tecnologia similar a usada em máquinas fotográficas digitais.

Os fabricantes não vão ser obrigados a adotar o carregador, mas a agência da ONU diz que alguns já disseram que concordam com a mudança.

"Planejamos lançar o carregador universal internacionalmente no primeiro semestre de 2010", disse Aldo Liguori, porta-voz da Sony Ericsson.

Mãe de menino do balão 'admite farsa'

0

Balão no Colorado

Balão voou desgovernado por mais de duas horas sobre o Colorado

A mãe do menino de seis anos que se acreditava ter sido levado por um balão desgovernado nos Estados Unidos, mas que depois foi encontrado escondido dentro de uma caixa no sótão da casa, admitiu que todo o incidente não passou de uma farsa.

De acordo com documentos jurídicos divulgados nesta sexta-feira, Mayumii Heene disse que ela e o marido, Richard, sabiam o tempo todo que o filho Falcon estava escondido na casa da família.

Os documentos indicam ainda que a mãe disse aos investigadores que o casal planejou o trote e instruiu os três filhos a mentir para a mídia sobre a farsa que havia sido planejada duas semanas antes para que o evento tivesse ainda mais cobertura.

Segundo o correspondente da BBC em Los Angeles Rajesh Mirchandani, a família já havia participado de dois reality shows na televisão e queriam apenas mais uma tentativa de estrelato.

Ele afirma ainda que depois do evento com o balão, os dois se tornaram bastante conhecidos – e podem ser indiciados e condenados pelo que fizeram.

Milhares de pessoas acompanharam ao vivo o evento, acreditando que o menino estivesse dentro do balão, que voou desgovernado por horas pelo Estado do Colorado, acompanhado de perto por um helicóptero da polícia.

Obama declara emergência nos EUA por gripe suína

0

Mulher é vacinada contra a gripe suína nos Estados Unidos

EUA esperam vacinar até 30 milhões contra o H1N1 até o fim do mês

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou neste sábado um estado de emergência nacional por causa da ameaça da gripe suína.

A declaração do estado de emergência aumenta a capacidade dos hospitais, médicos e postos de saúde de atender ao aumento da demanda por tratamento em um eventual novo pico de infecções pelo vírus H1N1.

Os Estados Unidos é o país com o maior número de infecções e mortes pelo vírus da gripe suína desde o início da pandemia, em abril.

Com a proximidade do inverno no hemisfério norte, teme-se uma nova onda da doença.

Na semana passada, as autoridades americanas disseram que os casos de novas infecções pelo vírus H1N1 já haviam sido detectados em 46 Estados do país.

Mais de mil pessoas já morreram nos Estados Unidos em decorrência de complicações da gripe suína, entre elas cerca de cem crianças.

Exigências burocráticas

Segundo a Casa Branca, a declaração de emergência pelo presidente é semelhante às declaradas antes da chegada de furacões.

Ela permite que as autoridades não precisem seguir algumas exigências burocráticas federais para permitir uma maior rapidez no estabelecimento de planos de emergência.

Na semana passada, autoridades americanas advertiram que pode haver um atraso na entrega de doses da vacina contra a gripe suína.

Anne Schuchat, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), disse que apenas de 28 milhões a 30 milhões de doses estarão disponíveis até o fim de outubro, bem abaixo da estimativa inicial de 40 milhões de doses.

Schuchat disse que a atividade do vírus H1N1 está disseminada no país, com o número de internações e de morte em ascensão.

Justin Timberlake consegue ordem de restrição contra 'fã obcecada'

0

Justin Timberlake

Timberlake seria uma das estrelas de um filme sobre o Facebook

O cantor americano Justin Timberlake conseguiu uma ordem de restrição temporária contra uma mulher descrita por seu advogado como uma fã "obcecada e mentalmente perturbada".

Segundo documentos apresentados à Justiça de Los Angeles, Karen McNeil, de 48 anos, invadiu a casa de Timberlake pela terceira vez na semana passada e seu comportamento está "se tornando cada vez mais sinistro, invasivo e ameaçador".

Ela foi ordenada a não chegar a menos que 100 jardas (91 metros) de Timberlake.

McNeil, que seria uma sem-teto, foi colocada em uma instituição psiquiátrica após o incidente da última quinta-feira.

'Comportamento assustador'

A mulher entrou duas vezes na casa do cantor em junho e em um dos episódios deixou uma carta descrita como "bizarra".

"A conduta cada vez mais agressiva e perturbadora de McNeil tornou-se extremamente assustadora", segundo a ordem legal, acrescentando que "Timberlake teme por sua segurança pessoal, assim como a de sua família e funcionários".

O juiz David Cunningham ainda decidirá em novembro se vai conceder uma ordem restritiva de três anos contra a fã.

Justin Timberlake, de 28 anos, já venceu diversos prêmios Grammy por músicas como SexyBack e Cry Me a River e tem participado cada vez mais de filmes.