quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos

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Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25).
Segundo NYT, morte teria ocorrido às 17h07, horário de Brasília.

Um legista confirmou a morte do cantor Michael Jackson nesta quinta-feira. O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Os jornais "Los Angeles Times", "New York Times" e as redes de TV Fox News, CNN, NBC e ABC também confirmaram a informação.

O site de celebridades TMZ - primeiro a noticiar a morte - e a agência de notícias Associated Press deram a informação citando fontes próximas ao cantor.

A Fox News afirmou que uma entrevista coletiva será realizada em breve no hospital.

Em seu site, o "NYT" disse que uma autoridade da cidade de Los Angeles confirmou que Michael Jackson morreu. O oficial afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".

De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.

De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Procurado pelo site especializado em celebridades "E! Online", o pai do astro, Joe Jackson, disse que ele teve uma parada cardíaca. "Ele não está bem", afirmou. "A mãe dele está indo para o hospital neste momento para vê-lo. Não tenho certeza do que aconteceu. Estou esperando uma resposta deles."

O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, não confirmou a identidade de Jackson, mas disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.

Procurado pela AFP, o agente do cantor, Tohme E. Tohme, não foi encontrado para comentar a internação.


Jornal e TVs dizem que Michael Jackson morreu, mas não há confirmação oficial

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Rei do pop foi levado a hospital de Los Angeles nesta quinta (25).
Artista não estava respirando quando paramédicos chegaram.



De acordo com o jornal "Los Angeles Times" e a rede de TV Fox News, o cantor Michael Jackson morreu nesta quinta-feira depois de ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center. O site de celebridades TMZ e a agência de notícias Associated Press também deram a informação citando fontes próximas ao cantor.



Ainda não há confirmação oficial.



De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital.


De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

Procurado pelo site especializado em celebridades "E! Online", o pai do astro, Joe Jackson, disse que ele teve uma parada cardíaca. "Ele não está bem", afirmou. "A mãe dele está indo para o hospital neste momento para vê-lo. Não tenho certeza do que aconteceu. Estou esperando uma resposta deles."

O porta-voz do corpo de bombeiros de Los Angeles, Devin Gales, não confirmou a identidade de Jackson, mas disse que os paramédicos atenderam a um chamado feito no endereço do cantor às 12h21 locais.

Procurado pela AFP, o agente do cantor, Tohme E. Tohme, não foi encontrado para comentar a internação.



Tentativa de retorno


Michael Jackson, que completou 50 anos em 2008, anunciou em maio o adiamento de alguns dos shows de uma extensa temporada que ele faria em Londres neste ano.

A noite de abertura na O2 Arena, marcada inicialmente para o dia 8 de julho, foi remarcada para o dia 13 do mesmo mês, segundo os produtores. Além disso, algumas apresentações foram transferidas para 2010.

O adiamento das datas aumentou as especulações de que Jackson estaria sofrendo de problemas de saúde.


Dano moral: Viagem aérea de Londres a Porto Alegre durou 86 horas

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O porto alegrense Fernando Henrique Panontin poderá se transformar, sem o querer, em personagem do próximo Livro Guinness dos Recordes, se a publicação quiser retratar a mais demorada viagem aérea da Inglaterra ao Brasil. Vitimado por `oversale` (não se diz mais ´overbooking´) praticado pela United Airlines, o passageiro demorou 86 horas em périplo internacional até conseguir chegar ao seu destino, Porto Alegre.

A questão foi objeto de demanda cível decidida, há poucos dias, pelo juiz Mauro Caum Gonçalves, da 3ª Vara Cível de Porto Alegre. A ação teve elogiável rápida ação. Ajuizada em 19 de março de 2009, já em 16 de junho foi sentenciada.

Consultor internacional e professor, Panotin foi a trabalho, em julho de 2008, prestar consultoria a uma escola, em Londres. Dali retornava, no dia 24 do ano passado, via Washington, onde deveria fazer apenas uma conexão para São Paulo. Foi, então, que - já na sala de embarque - ele sobrou, porque o voo EUA/Brasil - apesar da passagem comprada e do assento marcado - estava lotado.

O brasileiro foi, então, colocado horas depois num voo para Buenos Aires, com promessa de pronto reembarque na capital argentina, em voo da Tam para Porto Alegre. Na sequência, ocorreram lances kafkianos, em função dos aviões lotados. Na capital argentina, Panotin soube que a única maneira `rápida` (?) de chegar à capital gaúcha seria dali voar a Santiago (Chile), onde seria recambiado imediatamente.

No Chile, novas esperas, mais aviões lotados e a necessidade de - a partir de Santiago - viajar para São Paulo, onde, finalmente, conseguiu em voo da Tam chegar a Porto Alegre. A viagem que deveria terminar em 25 de julho, só foi finalizada no dia 28. `De fato, a conduta da United Airlines, além de desrespeitosa, impingiu ao autor um sem número de constrangimentos e dissabores, causando-lhe irritações e angústia que, sem dúvida, extrapolam os triviais aborrecimentos` - observa o juiz Caum na sentença.

Sobre a rotina que vem sendo praticada por empresas aéreas estrangeiras que - em caso de ´oversale´ estão optando por deixar brasileiros em terra firme - o editor do Espaço Vital, advogado e jornalista Marco Antonio Birnfeld, já publicou, aqui, artigo intitulado `Tirem o passageiro brasileiro do vôo!`

O escrito refere que `enquanto os juizes daqui não equipararem o valor do passageiro-consumidor brasileiro com o passageiro-consumidor europeu, em caso de ´oversale´, as companhias aéreas vão sempre escolher quem é do Brasil para não deixá-lo embarcar, ou para tirá-lo do voo`.

Birnfeld comparou que `aqui no RS um passageiro que sofreu cinco horas ou mais de atraso, vale dez salários mínimos. Pela Convenção de Montreal, aplicável na Europa, o valor é, em euros, para um atraso de cinco horas, algo equivalente a R$ 15.000,00, a serem pagos, na hora, no balcão`.

Ao deferir R$ 35 mil de indenização, mais juros de 1% ao mês desde a data do ilícito civil, o juiz gaúcho voltou a aplicar a tese que tem sustentado ao condenar grandes empresas que sistematicamente desrespeitam o consumidor: a condenação não pode ser irrisória, porque `à satisfação compensatória, soma-se o sentido punitivo e pedagógico da indenização, de maneira que assume especial relevo, na fixação do valor indenizatório, a situação econômica dos causadores do dano`.

A United pode interpor recurso de apelação ao TJRS. (Proc. nº 10900771902).

CONTRAPONTO
A United sustentou que `o autor foi reinserido em outro voo com a maior brevidade possível, além de lhe ter sido fornecida hospedagem e alimentação sempre que necessário, bem como o pagamento de U$D 800,00 e credit travel no valor de U$D 150,00 em face do ocorrido`. Apontou que `não ficaram caracterizados os danos morais, porquanto não houve qualquer desrespeito, humilhação ou sofrimento que atingissem a personalidade do autor`.

O QUE DIZEM OS ADVOGADOS DO PASSAGEIRO BRASILEIRO
O advogado Claudio Candiota Filho (OAB/RS nº 66.713) afirma que `a filosofia praticada pelas empresas aéreas internacionais e também do Brasil é a do cifrão. Se o brasileiro vale dez salários mínimos depois de uma geralmente longa batalha judicial e o estrangeiro custa 5 mil euros à vista, no balcão, o resultado é óbvio: as transportadoras incluem preferencialmente cidadãos brasileiros na relação dos que devem ser preteridos: ou não embarcam ou são até, em certos casos, retirados já na sala de embarque ou até mesmo de dentro do avião. Festejo constatar que o juiz porto-alegrense Mauro Caum percebeu um novo norte para punir as safadezas das empresas`.

Junto com Candiota também atua o advogado Marcelo Santini, ambos advogados da Associação Nacional em Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo - ANDEP.

Tam terá que indenizar cliente por não emitir bilhete de passagem aérea

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A Tam Linhas Aéreas foi condenada ao pagamento de indenização no valor de R$ 4.150, a título de dano moral, a um cliente que comprou uma passagem pela internet, mas o bilhete não foi emitido. A decisão é da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Paulo Sérgio Ribeiro Maia, autor da ação, conta que comprou, com o seu cartão de crédito, uma passagem para Belém através do site `www.decolar.com`, tendo inclusive pago a primeira parcela e o valor da taxa de embarque. Posteriormente, ele foi informado que seu bilhete não foi emitido, o que o obrigou a comprar passagem com valor muito superior em outra companhia aérea.

Os desembargadores decidiram manter a sentença de primeiro grau. De acordo com o relator do processo, o juiz de Direito substituto de desembargador, Cláudio Dell`Orto, `a sentença não merece qualquer reparo. O valor fixado para a indenização - R$ 4.150,00 - se mostra necessário e suficiente para a reparação, reprovação e a prevenção do dano moral`.

Nº do processo: 2009.001.17581

Telemar indeniza por conta não paga

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A Telemar Norte Leste S.A. foi condenada pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a indenizar V.A.L. em R$ 5 mil por ter enviado uma conta a ele de um serviço não contratado.

Segundo os autos, a empresa de telefonia cadastrou o nome do cliente nos serviços de proteção ao crédito pelo não pagamento de uma fatura de R$ 247,00, referente a uma linha de telefone requerida na empresa. V.A.L. disse que não contratou nenhum serviço da Telemar e que por esse motivo não pagou a conta. Na 1ª Instância ficou definido que a empresa pagasse R$ 5 mil de indenização, além de ter de retirar o cadastro de V.A.L. das listas de inadimplentes.

A Telemar Norte Leste S.A. recorreu e afirmou que houve ausência de culpa capaz de gerar o dever de indenizar o cliente. A companhia telefônica também alegou que houve falta de provas suficientes para a condenação.

Para o relator do processo, desembargador José Antônio Braga, a vítima foi alvo da atuação de um falsário e a Telemar deveria tomar os cuidados necessários para evitar esse tipo de golpe. Ainda segundo o magistrado “compete à prestadora de serviços adotar uma conduta mais rigorosa, com o intuito de impedir esse tipo de transtornos e prejuízos”.

Ainda votaram contra o recurso os desembargadores Generoso Filho (revisor) e Osmando Almeida (vogal).

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Acidente com o voo AF 447: perguntas e respostas

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O avião partiu do Rio de Janeiro para Paris no dia 31 de maio

Navios e aeronaves do Brasil e da França continuam as buscas por destroços e vítimas do acidente com o voo AF 447 da Air France, que caiu no último dia 31 de maio no Oceano Atlântico enquanto seguia do Rio de Janeiro para Paris.

Segundo a companhia aérea, 228 pessoas de 32 nacionalidades estavam a bordo do avião no momento do acidente, sendo que 58 eram brasileiros.

Os primeiros corpos de vítimas foram resgatados do mar no último final de semana e destroços da aeronave também estão sendo recolhidos pelas autoridades.

Além disso, também foram recuperados do mar objetos pessoais das vítimas, como computadores e mochilas, que também serão analisados.

Apesar de as buscas estarem sendo coordenadas pelas autoridades brasileiras, as investigações sobre as causas do acidente serão feitas por autoridades francesas, como determina a Convenção de Aviação Civil Internacional.

Confira abaixo algumas questões sobre o acidente com o Airbus da Air France.

Como estão sendo feitas as buscas?

Segundo os Comandos da Marinha e da Aeronáutica do Brasil, as buscas estão concentradas nos locais onde foram encontrados os corpos.

Atualmente, os trabalhos de localização de corpos e destroços já estão sendo feitos a cerca de 1.350 km de Recife, uma distância maior do que a de São Paulo a Porto Alegre.

Correntes marítimas e fenômenos meteorológicos dificultam os trabalhos das equipes.

No total, cinco embarcações da Marinha brasileira e uma fragata francesa participam dos trabalhos de buscas, assim como 12 aeronaves brasileiras e duas francesas.

O governo francês solicitou autorização para que dois rebocadores de alto mar entrassem em águas brasileiras. Estas embarcações devem chegar ao local nos dias 12 e 18 de junho para auxiliar nas buscas por destroços.

Além destas embarcações, o submarino nuclear francês Émeraude, o navio de pesquisa Porquoi Pas e o navio anfíbio Mistral também já estão a caminho das áreas de buscas.

Segundo o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro Ramon Cardoso, a prioridade das equipes é a localização de corpos.

Os destroços que estão sendo recolhidos devem ser levados em um momento ainda não determinado para Recife, para serem entregues às autoridades francesas, que farão as investigações do acidente.

Devido às correntes marítimas, alguns dos corpos estão sendo levados para o norte da área onde se presume que aconteceu o acidente. Por este motivo, a área de buscas foi ampliada pelas autoridades.

De acordo com os militares brasileiros, buscas devem começar a ser feitas também em águas que pertencem ao Senegal.

O que está sendo feito com os corpos encontrados?

Até a noite desta terça-feira, as autoridades brasileiras confirmaram terem encontrado 41 corpos de vítimas do acidente.

Os cadáveres são encaminhados para uma base instalada no arquipélago de Fernando de Noronha, onde são submetidos a análises preliminares pela Polícia Federal.

Depois disso, eles serão encaminhados de avião para Recife, onde passarão pelo processo de identificação no Instituto Médico Legal (IML).

Os primeiros corpos encontrados devem chegar a Recife ainda nesta quarta-feira.

Todos os corpos que forem localizados, independente da nacionalidade da vítima, serão levados primeiramente para a capital pernambucana para identificação.

Não foi informado qual o estado dos corpos que foram encontrados.

É possível encontrar sobreviventes?

Embora esta possibilidade não tenha sido desconsiderada oficialmente, as autoridades brasileiras têm frisado nos últimos dias que as buscas estão concentradas na localização de "corpos".

O presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, também pediu que as famílias "não tenham esperança" em encontrar sobreviventes.

O tempo transcorrido desde o acidente torna a existência de sobreviventes cada vez mais improvável.

Havia tempestades naquela região no momento do acidente?

Sim. Nessa época do ano, é comum a formação de tempestades na área, conhecida como Zona de Convergência Intertropical.

Imagens de satélite mostram uma intensa atividade climática ao norte de Fernando de Noronha na noite de 31 de maio, com até 18 quilômetros. Nessa altitude, é comum a formação de gelo (granizos), em vez de chuva.

Aeronaves como o Airbus podem "perceber" uma tempestade com até 30 minutos de antecedência. Mas, segundo especialistas, o equipamento identifica a água ou vapor, e não o gelo. Por isso, é possível que os pilotos não tenham tido tempo de desviar da tempestade.

Essa pode ser a principal causa do acidente?

A tempestade é um fator importante e está sendo considerada pelos investigadores. No entanto, especialistas afirmam que um avião do porte do Airbus dificilmente cai em função de uma tempestade, ainda que seja atingido por um raio.

De acordo com a Aviation Safety Network, desde 1973 apenas 73 acidentes tiveram suas causas ligadas a fortes turbulências.

O ideal, segundo pilotos, é tentar escapar da área de tempestade. Para isso, podem fazer desvios, mudar a velocidade ou a altitude da aeronave.

As autoridades francesas admitiram que as causas do acidente "possivelmente" nunca serão conhecidas. A localização das caixas-pretas é muito difícil em função da profundidade do mar.

Que outras possíveis causas já foram levantadas?

Além da forte tempestade, diversos outros fatores e possibilidades estão sendo considerados. Uma delas é de que a pane elétrica tenha sido causada por uma falha na aeronave.

O mesmo modelo de aeronave, operado por outra companhia, sofreu duas panes elétricas recentemente.

Houve questionamento sobre a possibilidade de eventuais falhas nos sensores de velocidade da aeronave terem causado o acidente. A Air France anunciou que irá "acelerar o programa de troca dos sensores de sua frota de A330 e A340".

As informações seguem desencontradas. Um piloto da companhia aérea Air Comet, que fazia a mesma rota naquela noite, afirmou ter visto um "clarão forte e intenso" caindo sobre o mar.

Os pilotos informaram algum tipo de problema durante o voo?

Não. Segundo o Comando da Aeronáutica, não há registro de mensagens de alerta entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo brasileiro. A comunicação seguia normal e, inclusive, houve um contato às 22h33, por rádio, com o Centro de Controle (Cindacta 3).

No entanto, às 23h20, a aeronave deveria fazer mais um contato, o que não aconteceu.

Pouco antes, às 23h10, o avião começou a enviar uma série de mensagens automáticas à companhia aérea, segundo a revista especializada Aviation Herald. Os sinais indicavam pane elétrica e despressurização.

Áreas muito distantes das costas em geral não são cobertas por radar. Mas os pilotos podem fazer a comunicação por rádio. Há ainda uma outra possibilidade, que é a transmissão de um sinal para outras aeronaves que estejam trafegando pela região.

No entanto, nenhuma das duas possibilidades foi utilizada pelos pilotos, o que pode sugerir, por exemplo, que os pilotos não tiveram tempo ou que algo não funcionou.

Quais as chances de se encontrar a caixa-preta?

A caixa-preta armazena informações que podem decifrar o mistério do acidente, como por exemplo, as conversas na cabine de comando.

As autoridades francesas, no entanto, disseram ser "quase impossível" encontrá-la, em função da profundidade do mar, da extensão da região e da irregularidade do terreno.

O governo francês enviou dois minissubmarinos científicos à região, que são especializados nesse tipo de busca. O Brasil não dispõe do equipamento.

Sem a caixa-preta, a investigação sobre as causas pode durar anos e, ainda assim, não ser conclusiva.

As caixas-pretas têm um mecanismo que emite sinais de localização mesmo a 4,3 mil metros abaixo da superfície da água. Não se sabe, porém, se a caixa-preta - mesmo que encontrada - sobreviverá à pressão das profundezas.

A esperança é de que os destroços encontrados possam ajudar a explicar o acidente, caso a caixa-preta não seja localizada.

*Colaborou a redação da BBC Brasil em São Paulo

Identificados corpos de piloto e tripulante do voo AF 447

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Nautile (Foto: IFREMER)

A França enviou o submarino Nautile para ajudar a procurar as caixas-pretas (Foto: IFREMER)

A Air France afirmou nesta quinta-feira que o corpo do piloto e de um tripulante do Airbus 330, que caiu em 31 de maio, foram identificados entre os corpos resgatados pelas operações de busca.

Em uma nota à imprensa, o diretor-geral da companhia aérea, Pierre-Henri Gourgeon, prestou suas condolências às famílias dos funcionários da empresa.

A nota, de apenas dois parágrafos, não fornece o nome das duas vítimas. Segundo órgãos da imprensa francesa, o piloto seria Marc Dubois, de 58 anos. De acordo com a Air France, o piloto do Airbus 330 tinha 11 mil horas de voo. Dessas, segundo a Air France, 1,7 mil tinham sido acumuladas em aviões Airbus A330 e A340.

Segundo Jean Serrat, presidente da associação de pilotos PNT 65 – que defende a possibilidade de pilotos trabalharem além do limite legal de 60 anos, fixado pela lei francesa–, Dubois estava a dois anos da aposentadoria e era membro da associação.

Serrat, que conheceu Dubois em 1988, disse à BBC Brasil que ele havia se tornado piloto de voos de longa distância em 2005 e começado a pilotar o modelo de Airbus 330 em 2007. Ainda segundo Serrat, o comandante morava nos arredores de Paris e começou sua carreira na companhia Air Inter, uma filial da Air France que foi posteriormente incorporada em uma fusão.

"O que Marc Dubois mais gostava de fazer, acima de tudo, era pilotar aviões. Para ele, pilotar um avião não era trabalho", disse Serrat.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo deixou o Rio de Janeiro com destino a Paris no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

As equipes de busca recolheram 50 corpos de vítimas, além de destroços e bagagens, até o momento, mas os trabalhos continuam e não têm data para serem encerrados.

O BEA, órgão francês que investiga as causas do acidente, informou, nesta quinta-feira, que divulgará o primeiro relatório preliminar sobre o acidente no dia 2 de julho.

Enquanto isso, prosseguem também as buscas pelas caixas pretas, cujos sinais são emitidos por no mínimo 30 dias, de acordo com o BEA.

Em nota na quarta-feira, o Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informaram que não foram localizados mais corpos de vítimas do voo 447 da Air France.

Ovelha dá à luz cordeiros gêmeos de cores diferentes na Austrália

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Ovelhas 'Sal e Pimenta' em fazenda australiana /Foto: credited to the Manning River Times (for copyright purpose)

'Sal' e 'Pimenta' são inseparáveis, diz veterinário

Uma ovelha deu à luz cordeiros gêmeos de cores diferentes, um com pelagem branca e o outro com pelagem negra, na Austrália.

Segundo o professor da faculdade de veterinária da Universidade de Sydney Francis Sabbe, o fato é extremamente raro.

"Foi a primeira vez que vi algo assim", disse Sabbe à BBC Brasil.

A dupla de cordeiros, apelidados pelos seus donos de "sal e pimenta", surpreendeu os fazendeiros Jan e Brian Cowan.

"Sabíamos que seriam gêmeos, mas não que era possível virem com essa combinação", disse Jan à BBC Brasil.

"Sal e pimenta" nasceram de uma ovelha branca da raça Border Leicester e de um carneiro de face e peito negros da raça Suffolk em uma fazenda em Manning Valley, no Estado de Nova Gales do Sul.

Segundo o veterinário dos cordeirinhos, Bec Muir, mesmo sendo um evento raro, o carneiro de pêlo negro poderia daqui a uns meses mudar de cor. No entanto ele explicou que, como o animal tem o focinho e as patas também negros, deve permanecer na cor que nasceu.

Os fazendeiros disseram que os animais são inseparáveis.

"Nós os mantemos dentro de um redil próximo a casa para protegê-los das raposas", disse Jan, que disse que o futuro dos cordeiros será ajudar na fábrica de queijos que começou a construir. "Quanto mais filhotes, mais leite."