terça-feira, 6 de abril de 2010

Exposição reúne corpos de vítimas de erupção em Pompéia

0

Uma exposição na Itália mostra os corpos de vítimas da erupção do vulcão Vesúvio sobre a cidade italiana de Pompéia no dia 24 de agosto de 79 d.C.

A cidade e o povoado vizinho de Herculano forma cobertos por uma mistura de lama, pedras e cinzas. Estima-se que entre 10 mil e 25 mil pessoas tenham morrido após a erupção.

Pompéia foi como que "congelada" no tempo. A quantidade de cinzas e rocha vulcânicas expelidas pelo Vesúvio foi tamanha que os residentes e os animais da cidade foram mortos instantaneamente.

São essas figuras, formadas pelos restos dos corpos fossilizados e cobertos com gesso, que compõe a exposição aberta no Antiquário de Bocoreale, a cinco minutos de carro do sítio arqueológico de Pompéia.

Alguns corpos revelam detalhes impressionantes. Em uma cabeça, é possível ver a dobra do lenço usado para proteger o rosto das cinzas.

“Até agora, essas figuras estavam dispersas em Pompéia ou em outros museus ao redor do mundo”, disse Grete Stefani, a organizadora da exposição. “Elas nunca foram vistas juntas.”

Escavações

Os arqueólogos encontraram 1.150 corpos em Pompéia, mas muitos deles estavam danificados demais para serem preservados. Pelo menos um terço da cidade ainda não foi escavado.

O processo de escavação e preservação dos corpos em gesso vem ocorrendo desde o século 19.

As autoridades decidiram realizar a exposição em parte por causa da falta de conhecimento sobre as figuras.

“Muitos visitantes que vêm a Pompéia acreditam que se trata de esculturas, do trabalho de artistas”, disse Grete. “Mas eles são os restos de pessoas de verdade.”

Exercícios na gravidez geram bebês mais magros, diz estudo

0

Exercícios leves e regulares melhoram a saúde dos bebês

Grávidas que praticam exercícios leves durante a gestação podem melhorar a saúde futura da criança ao gerar bebês menos gordos, segundo um estudo realizado conjuntamente por médicos americanos e neozelandeses e divulgado na edição de março da publicação científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Os pesquisadores das universidades de Auckland e do norte do Arizona analisaram 84 mulheres que passavam por suas primeiras gestações.

Eles pediram para que metade delas se exercitasse semanalmente por 40 minutos em bicicletas, até a 36ª semana de gravidez.

Em média, as mulheres que se exercitaram geraram crianças um pouco mais leves do as de mães que não se exercitaram.

Chances maiores

Os pesquisadores disseram que o exercício não influenciou no tamanho dos bebês, apenas reduziu sua quantidade de gordura.

A prática também não interferiu na reação das mães ao hormônio insulina, um mecanismo necessário na gravidez para assegurar que o feto seja alimentado adequadamente.

"Levando em conta que um peso maior ao nascimento é associado com maior risco de obesidade, uma redução modesta no peso do recém-nascido pode trazer benefícios a longo prazo para a saúde da criança", disse Paul Hofman, médico que liderou a pesquisa.

O estudo se soma a evidências cada vez maiores de que o metabolismo de uma criaça no futuro é influenciado pelo seu ambiente na placenta e que bebês mais pesados em relação à sua altura têm chances maiores de tornarem-se obesos.

Muitos médicos recomendam que as grávidas não se alimentem em demasia e pratiquem exercícios leves regularmente.

Americana encontra diamante de três quilates em parque estadual

0

Diamante Dorie ao lado de uma moeda  (foto: Departamento de  Parques e Turismo do Arkansas)

O Diamante Dorie ao lado de uma moeda do Estado do Arkansas

Autoridades do Estado americano do Arkansas informaram que uma mulher de Pittsburgh, Pensilvânia, encontrou um diamante de mais de três quilates durante uma visita a um parque estadual.

De acordo com informações do Departamento de Parques e Turismo do Arkansas, Patti Kubli achou a pedra preciosa durante uma visita ao Parque Estadual Crater of Diamonds (Cratera de Diamantes, em tradução livre), na semana passada.

Kubli disse às autoridades que, depois de chegar ao parque junto com sua irmã, as duas começaram a procurar pedras em uma área destinada aos visitantes que queiram tentar encontrar diamantes no parque. Depois de cerca de meia hora, Kubli viu a pedra de 3,17 quilates, um diamante amarelo.

"Estava faiscando. Eu vi (a pedra) brilhando em cima da terra", disse. Kubli batizou a pedra de Diamante Dorie, em homenagem à sua mãe.

A ideia da visita foi do irmão de Kubli, que estudou geologia e descobriu a respeito do parque do Arkansas em uma pesquisa pela internet. Ele, no entanto, não viajou junto com as irmãs.

"Nossa, ele vai ficar mal", disse Kubli, de acordo com a página do Departamento de Parques e Turismo do Arkansas.

De acordo com Margi Jenks, que trabalha no parque estadual, o diamante encontrado por Kubli é de um "amarelo canário intenso, extremamente brilhante", do tamanho de um confeito, "sua forma lembra vagamente uma pêra".

"É um dos diamantes mais belos que já vi. Você pode enxergá-lo de longe. Fiquei muito impressionada", disse.

Descobertas diárias

Segundo Jenks são encontrados, em média, dois diamantes por dia no parque estadual. A pedra encontrada por Kubli foi a 108ª achada no parque apenas em 2010.

Patti Kubli (dir.) e sua irmã com o Diamante Dorie (foto:  Departamento de Parques e Turismo do Arkansas)

Patti Kubli (dir.) e sua irmã exibem o Diamante Dorie

Este último diamante é o maior encontrado no parque desde a descoberta de uma pedra de 3,02 quilates em novembro de 2009. Em abril de 2009, um outro diamante, de 5,75 quilates e batizado de Cavaleiro Árabe, foi encontrado no parque.

O Parque Estadual Crater of Diamonds é o único parque do mundo com uma mina de diamantes aberta ao público e os funcionários reviram a terra periodicamente para trazer os diamantes e outras pedras preciosas para a superfície.

Os diamantes mais comuns encontrados no local são os brancos, marrons e amarelos. Além de diamantes, já foram encontradas ametistas, ágatas e cristais de quartzo no local.

Os visitantes podem ficar com as pedras que encontrem na área do parque, que tem mais de 150 mil metros quadrados.

O parque fornece identificação e certificados grátis para as pedras encontradas pelos visitantes.

Mais de 75 mil diamantes foram encontrados no parque do Estado do Arkansas desde a primeira descoberta, registrada em 1906.

Prefeito na Jordânia quer processar jornal que noticiou invasão alienígena

0

Cena do filme 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau'

O jornal Al-Ghad disse que os alienígenas tinham três metros de altura

O prefeito de uma cidade na Jordânia quer processar um jornal que causou pânico ao divulgar a notícia falsa do pouso de discos voadores em um deserto com criaturas de três metros de altura como brincadeira de 1º de abril.

O jornal Al-Ghad publicou na primeira página que as naves haviam pousado na cidade de Jafr, no deserto no leste do país, e que redes de comunicação haviam sido interrompidas e provocado um grande susto na população local.

O prefeito de Jafr, Mohammed Mleihan, disse que pais ficaram tão assustados com a notícia que não mandaram as crianças para a escola. O prefeito disse que pensou em retirar os 13 mil moradores da cidade e que notificou imediatamente as autoridades de segurança, que teriam dado buscas na área, à procura de extraterrestres. Mas não encontraram nenhum.

O editor responsável do Al-Ghad, Moussa Barhoumeh, justificou que foi apenas uma brincadeira bem humorada para marcar a data, tida como o Dia da Mentira, e pediu desculpas por ter causado preocupação na cidade.

Mas ele não disse porque Jafr foi escolhida com esse propósito. A cidade, a cerca de 300 quilômetros da capital, Aman, é conhecida por ser próxima a uma base militar usada em algumas ocasiões por soldados americanos e jordanianos para exercícios conjuntos.

Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que o local já foi usado como centro de detenção de supostos militantes da rede extremista Al-Qaeda e alguns teriam sido transferidos para a Baía de Guantánamo. As autoridades jordanianas negam essa alegação.

Segundo o correspondente da BBC em Amã Dale Gavlak, os jordanianos são tidos como mais sérios do que, por exemplo, os egípcios, conhecidos como os mais brincalhões do mundo árabe.

Embora alguns jordanianos estejam tentando mudar essa imagem através da realização todos os anos de um festival internacional de comédia, para o prefeito de Jafr a brincadeira do Dia da Mentira foi longe demais.

Casal preso em Dubai por se beijar tem recurso negado

0

Ayman Najafi

Ayman Najafi teve seu recurso negado pela Justiça em Dubai

Um casal britânico que foi preso em Dubai por se beijar em público teve seu recurso negado na Justiça neste domingo.

Ayman Najafi, de 24 anos, e Charlotte Adams, de 25, receberam pena de um mês de prisão, seguida de deportação. Além disso, eles foram multados em 200 libras esterlinas (cerca de R$ 530) por beber álcool.

O casal foi preso em novembro depois que uma mulher de 38 anos os acusou de violar as leis de decência do país ao se beijarem na boca no restaurante do hotel Jumeirah Beach Residence. A mulher, que jantava com sua filha no local, se disse ofendida pelo comportamento dos britânicos.

Najafi disse que está "muito decepcionado" com a decisão da Justiça. O casal planeja ainda entrar com outro recurso.

Sem passaportes

Os advogados de defesa da mulher, que não precisou aparecer no julgamento, disseram que ela não viu o beijo do casal, mas que ficou sabendo pela sua filha.

Os réus alegaram que só se beijaram na face, e que, portanto, não teriam violado nenhuma lei do país.

"É muito dura [a pena], baseada em evidências contraditórias. Os tribunais não chamaram nenhuma das nossas testemunhas que estavam prontas para dizer que o incidente não aconteceu", disse Najafi.

As autoridades estão com os passaportes do casal, o que impossibilita que eles deixem o país.

O ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha recomenda que os britânicos com destino a Dubai se informem sobre os costumes locais.

Em março, um casal indiano de cerca de 40 anos foi preso por três meses por trocar mensagens de texto pelo celular com conteúdo erótico.