sexta-feira, 2 de outubro de 2009

'Carro robô' da Nissan testa tecnologia anticolisão

0

O robô motorizado Eporo da Nissan (Foto: Divulgação)

Criação do Eporo se baseou em observação de cardumes

A fabricante de carros japonesa Nissan apresentou nesta quinta-feira à imprensa do país a nova série de carros robôs que possui tecnologia anticolisão. Os coloridos e simpáticos robozinhos ganharam o nome de Eporos.

Os robôs motorizados são equipados com sistemas de comunicação wireless, que permitem, por exemplo, medir a distância de um obstáculo e mudar a rota automaticamente.

A montadora já havia apresentado um carro robô com sistema parecido em setembro do ano passado, inspirado no sistema anticolisão das abelhas.

Mas essa versão, que nasceu da observação de cardumes de peixes, tem uma capacidade muito maior de se desviar de barreiras dispostas num ângulo de 180 graus.

Feira

A invenção permite também que vários robozinhos possam correr lado a lado num caminho cheio de obstáculos sem esbarrar uns nos outros. Cada aparelho pode mudar a direção automaticamente quando necessário.

"Nós, do mundo motorizado, temos muito a aprender com o comportamento de um cardume de peixes em termos de liberdade e segurança que cada animal tem dentro do grupo", disse o gerente do laboratório de mobilidade da Nissan, Toshiyuki Andou.

A Nissan espera aplicar, num futuro próximo, a tecnologia em carros de passeio e, assim, evitar acidentes.

A empresa vai fazer a primeira demonstração dos carros robôs andando juntos na feira de tecnologia Ceatec Japan, que começa na semana que vem na capital japonesa.

Cientistas acham centenas de ovos de dinossauro na Índia

0

Geólogos anunciaram nesta quinta-feira a descoberta de centenas de ovos de dinossauro em uma vila no sul da Índia.

Eles afirmam que os ovos dos dinossauros saurópodes (quadrúpedes, herbívoros, geralmente com corpo grande, pescoço longo e cabeça pequena) teriam mais de 65 milhões de anos de idade.

A descoberta aconteceu por acaso. A equipe de cientistas estava escavando um local para achar o leito de um antigo rio no Estado de Tamil Nadu. Ao perfurar a terra, eles acharam camadas de ovos fossilizados.

Fotos e amostras foram enviadas para análise nos Estados Unidos, Europa e Índia, e pesquisadores confirmaram que os ovos fossilizados eram de dinossauros.

Descoberta importante

Os ovos, que estavam depositados em ninhos de areia, têm entre 13 cm e 23 cm de diâmetro.

O pesquisador M U Rumkumar, que liderou a equipe, disse à BBC que os ovos podem ajudar a resolver o mistério sobre a extinção dos dinossauros.

"A importante descoberta é que estes ovos foram encontrados em diferentes camadas, o que significa que os dinossauros retornavam a este local ano após ano", disse Ramkumar.

"A segunda coisa importante é que nós achamos cinzas vulcânicas depositadas nos ovos, o que sugere que atividade vulcânica poderia ter causado a extinção. Outra coisa que descobrimos é que todos esses ovos são inférteis. Nós precisamos fazer novas análises para aprender mais."

Termos jurídicos e crimes

0

Ação

É usada toda vez que se quer buscar os direitos na Justiça.

Ação civil pública

É um tipo de ação usada para responsabilizar quem causou danos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico ou a qualquer outro interesse coletivo.

Acórdão

É uma decisão de tribunais superiores e envolve mais de um ministro, como no Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, ou mais de um desembargador, como nos tribunais de segunda instância.

Adin

Ação Direta de Inconstitucionalidade é um processo para declarar inconstitucional alguma lei em vigor; o julgamento da ação cabe ao Supremo Tribunal Federal.

Agravo

É um tipo de recurso contra uma decisão de um juiz no meio do processo.

Agravo de instrumento

É um tipo de recurso, normalmente usado quando um juiz nega o envio do processo para tribunais superiores.

Arguição de suspeição

É um processo para afastar do caso um juiz, um promotor ou um servidor porque se desconfia que ele pode ser parcial no processo e ajudar uma das partes


Corrupção ativa

É aplicada a quem tenta corromper um funcionário público para que ele use o cargo e faça ou deixe de fazer algo; a pena varia de dois a 12 anos e multa.

Corrupção passiva

É aplicada ao funcionário público que pede ou recebe vantagem indevida, ainda que fora da função; a pena é de reclusão que varia de dois a 12 anos e multa.


Diligência

É uma ordem do juiz ou ministro para que se esclareça alguma questão do processo.


Efeito vinculante

É quando uma decisão de um tribunal superior passa a valer para os demais juízes quando eles forem julgar questões semelhantes.

Embargos

É um tipo de recurso para contestar uma decisão definitiva, a sentença.

Estelionato

É quando se obtém vantagem ilícita enganando alguém; a pena é reclusão é de um a cinco anos e multa.


Falsidade ideológica

Esconder informação ou dar informação falsa em documento público ou particular; a pena é de reclusão que varia de um a cinco anos, e multa, se o documento é público; e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Formação de quadrilha

É quando mais de três pessoas se juntam para cometer crimes; a pena é de reclusão que varia de um a três anos e dobra se a quadrilha ou bando é armado.


Habeas corpus

É uma medida muito usada para soltar suspeitos de crimes em prisões temporárias e provisórias. Foi criada para proteger o direito de ir e vir. Existe também o habeas corpus preventivo, quando há apenas ameaça de prisão, qualquer ilegalidade e abuso de poder.

Habeas data

É uma ação que dá acesso a informações disponíveis em arquivos ou bancos de dados de entidades governamentais ou públicas. Também pode ser usada para pedir a correção de dados.


Inquérito

É um procedimento que abre investigação quando há prática de crime e é um passo fundamental para se abrir uma ação penal.

Instância

É como se chamam os diferentes graus de hierarqueia do Judiciário. As ações normalmente começam na primeira instância, com os juízes de direito de cada comarca; depois, se houver recurso, o processo segue para a segunda instância, que são os tribunais de Justiça e os tribunais federais; a última parada dos processos, em caso de novos recursos, fica com os tribunais superiores(Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Superior Eleitoral).


Jurisprudência

É quando uma decisão sobre um mesmo assunto é repetida tantas vezes que acaba virando base para outras decisões, podemos chamar de "lei baseada em casos".


Lavagem de dinheiro

É quando se tenta dar uma fachada limpa a um dinheiro sujo, que foi obtido de forma ilegal; a pena é de reclusão de três a dez anos e multa.

Lei

É uma regra geral que deve ser obedecida por todos os cidadãos.

Liminar

É uma decisão provisória da Justiça, anterior à sentença, e só é dada quando a demora no julgamento pode causar prejuízos.


Mandado

É uma ordem que deve ser cumprida, como quando um juiz manda prender ou soltar alguém. Não confundir com mandato.

Mandado de segurança

É um processo que impede a ameaça ilegal de uma autoridade contra um direito garantido.

Ministério Público

É um órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da lei, defender a democracia e os direitos individuais, coletivos e difusos. Fazem parte do Ministério Público os promotores e procuradores da Justiça.

Parecer

É uma opinião técnica sobre determinado assunto.

Peculato

É quando um funcionáro público se apropria de dinheiro ou outro bem público ou particular e, em razão do seu cargo, desvia em benefício próprio ou alheio; a pena é de prisão que varia de dois a 12 anos e multa.

Petição

É um pedido por escrito à Justiça. A petição inicial é o documento que dá início a um processo e nela constam tudo o que vai ser pedido e os fundamentos da ação.

Prisão preventiva

É uma pena aplicada antes do julgamento quando há fortes indícios contra o criminoso, serve ainda para impedir que o suspeito atrapalhe a investigação.

Queixa-Crime

É o registro da denúncia de um crime que pode ser feito pela vítima ou por qualquer cidadão.

Recurso

É uma medida para pedir a mudança de uma decisão.

Repercussão Geral

É um critério de escolha de processos para que o Supremo Tribunal Federal só julgue casos que envolvam questões relevantes.

Sentença

É a decisão do juiz que põe fim a um processo.

Súmula

É uma síntese de todos os casos parecidos e decididos da mesma maneira.

Tráfico de Influência

É quando alguém ganha dinheiro, benefícios ou cargos, prometendo usar sua influência em governos ou em quaisquer órgãos da administração pública em troca de vantagens; a pena é de reclusão que varia de dois a cinco anos e multa.

Transitar em julgado

É uma expressão usada para dizer que não há mais recursos possíveis para uma decisão.

Violação de sigilo funcional

É quando um funcionário público quebra o sigilo do cargo e revela informações que deveriam ficar em segredo; a pena é de detenção que varia de seis meses a dois anos ou multa.

Horário de verão começa dia 18 de outubro e vai até 20 de fevereiro de 2010

0

Relógios devem ser adiantados em uma hora; governo diz que economia de energia chegará a 5% do consumo em horários de pico

O horário de verão este ano começará à zero hora do próximo dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e só termina à meia-noite de 20 fevereiro de 2010, informou nesta quarta-feira (30) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Serão 126 dias de horário de verão e o governo prevê que a economia de energia será de 5% nos horários de pico de consumo.

A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos dizem que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.

O governo insiste dizendo que a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a Região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts. O horário de verão vai valer em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.