quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Elefanta ganha botas sob medida para aliviar dores nas patas

0

A elefanta 'Gay' no zoológico de Paignton

A elefanta pesa 4 toneladas e tem quase 40 anos (Foto: Paignton Zoo/Divulgação)

Uma elefanta de quatro toneladas, que vive em um zoológico no sul da Grã-Bretanha, ganhou botas feitas sob medida para aliviar dores nas patas, provocadas por furúnculos.

Para confeccionar os sapatos, funcionários do Paignton Zoo tiveram que marcar o contorno de cada pata. Os moldes foram então enviados para a Austrália, onde uma empresa especializada em artigos para animais fabricou os calçados.

Cada sapato tem 40 cm de diâmetro e custou 250 libras (cerca de R$ 760).

"Os elefantes podem desenvolver dores nas patas por vários motivos - postura, idade, artrite, falta de exercício, e até por uma predisposição genética", explicou Ghislaine Sayers, chefe de serviços veterinários do zoológico.

Segundo ela, as botas vão ajudar a manter as patas da elefanta limpos.

"Com isso, vamos poder aplicar medicamentos para remover o tecido morto e diminuir a infecção", afirmou.

A elefanta, que tem quase 40 anos e foi batizada de "Gay", também vai ser submetida a sessões de pedicure e banhos com antibiótico.

A administração do zoológico também instalou um piso emborrachado coberto com cem toneladas de areia na jaula de Gay, para que ela possa ter mais facilidade de se deitar e se levantar.

Polvo que abre potes é atração de zoológico suíço

0

Um polvo que sabe destampar embalagens é a mais nova atração do Jardim Zoológico da Basileia, na Suíça.

Nas horas de alimentação do animal, os visitantes se reúnem em volta do aquário para vê-lo usando seus oito tentáculos para abrir potes de iogurte, desatarraxar vidros de conservas ou tirar tampas de garrafas. O octópode está sendo exibido desde o mês passado.

De acordo com o zoológico da Basileia, as embalagens contendo de peixes, crustáceos ou ostras constituem uma espécie de "exercício mental" para evitar que o bicho "fique entediado".

O "show" do polvo é aberto ao público sempre nas tardes de segundas, quartas e sábados, entre 15h e 16h (no horário local).

A atração do zoológico suíço, no entanto, não chega a ser uma façanha inédita. Em 2007, o Aquário Nacional da Nova Zelândia também revelou possuir um polvo capaz de abrir uma garrafa de plástico para pegar seu alimento.

O polvo neozelandês usava dois tentáculos e sucção para tirar a tampa da garrafa e um tentáculo para pegar carne de caranguejo que os tratadores colocavam dentro.

Clique Leia mais na BBC Brasil sobre o polvo neozelandês

Vivendo solitários, exceto no período de acasalamento, os polvos estão entre os animais marinhos mais inteligentes que existem, com cérebros e sentidos altamente desenvolvidos. Eles moram em grutas submarinas e saem para caçar geralmente durante a noite.

Na procura por nutrientes, esses moluscos costumam vasculhar o fundo dos mares de forma incansável, inspecionando superfícies rochosas, abrindo conchas e revirando pedras pesadas à procura de suas presas. Durante a caça, podem chegar até mesmo a deixar a água e se mover por alguns metros na superfície terrestre.