quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Avião com 150 a bordo se parte em dois na Jamaica

0

Avião

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no acidente

Um avião da companhia American Airlines com cerca de 150 pessoas a bordo saiu da pista durante o pouso em um aeroporto na capital da Jamaica, Kingston, e se partiu em dois.

O voo AA 331, procedente de Miami, enfrentou forte chuva ao chegar no Aeroporto Internacional Norman Manley.

Segundo o jornal Jamaica Observer, o ministro de Informação da Jamaica, Daryl Vaz, disse que pelo menos 44 pessoas ficaram feridas, mas não há notícia de mortos.

Um repórter da BBC em Kingston disse que o avião acabou parando perto da praia.

Roland Henry disse que os sobreviventes pensaram que a aeronave se preparava para fazer um pouso normal quando foi sentida uma série de solavancos e viram malas e bagagem caírem dos compartimentos acima das poltronas.

Os passageiros ficaram visivelmente abalados com o incidente e alguns sofreram fraturas ou cortes, disse Henry.

"Os passageiros feridos foram levados para o Hospital Público de Kingston", disse Vaz.

Velejadora de 14 anos desaparecida é escoltada de volta para casa

0

Laura Dekker

Laura Dekker veleja sozinha desde os 10 anos de idade

Uma adolescente holandesa de 14 anos encontrada em uma ilha do Caribe após ter desaparecido na semana passada, foi escoltada de volta para casa na Holanda.

Laura Dekker, proibida pelas autoridades de tentar se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em um veleiro, desapareceu na quinta-feira.

Um tribunal deve decidir, ainda nessa terça-feira, se a adolescente, que oficialmente está sob os cuidados do Estado, pode continuar a viver com seu pai.

As autoridades holandesas dizem não entender como a adolescente conseguiu chegar à ilha de St Maarten, nas Antilhas Holandesas, na costa da Venezuela.

Ao comunicar seu desaparecimento na semana passada, a polícia disse que o barco da menina estava ancorado, que ela parecia ter deixado a casa do pai desacompanhada e que não havia suspeita de atividade criminosa.

A polícia disse que chegou a emitir alertas a aeroportos, inclusive em países vizinhos, sobre o desaparecimento da velejadora.

Laura Dekker planejava começar a aventura ao redor do mundo em setembro passado, com o consentimento dos pais, mas a Justiça alegou que as preocupações com sua segurança eram sérias demais.

A velejadora foi então colocada sob os cuidados do Estado até julho de 2010, mas o tribunal holandês permitiu que ela continuasse vivendo com o pai.

Na época da decisão da Justiça, em outubro, a porta-voz de Dekker disse que ela estava desapontada, mas que a adolescente ainda conseguiria o recorde se completasse a viagem no ano que vem.

Experiência

Laura Dekker nasceu a bordo de um veleiro na costa da Nova Zelândia enquanto seus pais faziam uma viagem de sete anos ao redor do mundo. Apesar da pouca idade, ela é uma velejadora experiente, que já tinha um barco aos seis anos e velejava sozinha aos 10.

Seu pai, Dick Dekker, apoiava sua tentativa de quebrar o recorde mundial, mas a mãe já havia expressado algumas preocupações.

A adolescente planejava passar dois anos a bordo de seu barco para quebrar o recorde batido em agosto por Mike Perham, um britânico de 17 anos.

Perham enfrentou enormes ondas, ventos fortíssimos e teve problemas técnicos durante o trajeto de 45 mil quilômetros, que completou em 9 meses.

Pais fingem ser adolescente em armadilha para pedófilo

0

Thomas Gibbs

Thomas Gibbs foi condenado a 16 meses de prisão

Um casal britânico se fez passar pela filha de 11 anos no site de relacionamentos Facebook para apanhar um pedófilo que a estava preparando para fazer sexo.

Os pais assumiram o perfil da menina e, depois de tentarem marcar encontros com Thomas Gibbs, de 52 anos, entregaram as provas à polícia.

Gibbs admitiu suas intenções e foi condenado a 16 meses de prisão.

Os promotores disseram durante o julgamento num tribunal na cidade britânica de Oxford que os pais ficaram preocupados ao notar que a filha passava muito tempo usando a internet.

De acordo com a promotora Jennifer Edwards, a mãe da menina ficou mais desconfiada quando viu a filha se comunicando pela internet com outro usuário do Facebook. Ela decidiu se fazer passar pela filha e viu que Gibbs tinha feito um comentário sobre a foto da menina e dito que queria beijá-la.

Gibbs também havia escrito no perfil da menina na internet "Eu gosto de você de verdade" e "Eu quero me encontrar com você".

"Ela olhou por cima do ombro da menina e percebeu imediatamente que ela estava se comunicando com Gibbs", disse Edwards.

A mulher alertou o marido e a polícia e o casal começou a se fazer passar pela filha.

"O contato continuou durante a semana seguinte", disse a promotora. "Cada vez que a filha ía ao computador, Gibbs estava pronto, querendo responder."

Recolhendo provas

Quando Gibbs pediu para se encontrar com a menina pela primeira vez, os pais marcaram o local e ficaram olhando de longe, recolhendo provas, mas não se identificaram. Na segunda tentativa de encontro Gibbs foi preso.

O advogado de defesa, Mark Dixon, disse que Gibbs nunca falou em sexo durante as conversas pela internet. Mas ele admitiu que a comunicação "atormentou a família, admitiu responsabilidade e culpa por isso".

O nome de Thomas Gibbs também ficará no registro oficial de pedófilos por cinco anos.

Depois do julgamento, a mãe da menina disse: "Isto me deixa mais preocupada com o Facebook e os pais deveriam estar cientes do que os filhos estão fazendo na internet."

Os operadores do site Facebook disseram em uma nota que a segurança dos usuários é uma prioridade. "Nós encorajamos vigorosamente todos os usuários do Facebook a nos alertarem para pessoas suspeitas e conteúdo inapropriado quando encontrarem isso no site. Nós temos uma equipe que investiga esse tipo de queixa e comentários dos usuários", afirmou um porta-voz.

Obama nomeia chefe de agência contra ataques pela internet

0

Barack Obama e Howard Schmidt (Foto: Casa Branca)

Obama disse que a segurança na internet é 'crucial' para os EUA

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que Howard Schmidt, ex-executivo da Microsoft e do site de leilões online e-Bay, será o Coordenador de Segurança Digital do governo americano, responsável por chefiar uma agência criada há sete meses pelo presidente Barack Obama.

A nova agência federal visa impedir ataques realizados pela internet contra redes de computadores do governo e de empresas americanas.

Quando anunciou a criação da agência em maio, Obama afirmou que os Estados Unidos não estavam preparados para se prevenir de ataques do tipo, daí ser necessário criar uma divisão especializada para combater a ação de hackers.

Schmidt foi escolhido depois que outros candidatos ao cargo, que é chamado nos Estados Unidos de cyberczar, recusaram a oferta.

O ex-executivo agora terá a missão de unir várias agências federais com funções discrepantes e organizações para tentar organizar as defesas americanas contra ataques pela internet.

‘Crucial’

Em uma carta publicada no site da Casa Branca, o principal assessor do presidente Obama para segurança nacional e contra o terrorismo, John Brennan, afirmou que a proteção da internet é "crucial para nossa segurança nacional, segurança pública, nossa privacidade e liberdades civis".

"Também é vital para os esforços do presidente Obama para fortalecer nosso país, da modernização de nosso sistema de saúde à criação de empregos no setor de alta tecnologia, de importância central para nossa recuperação econômica", acrescentou Brennan.

O assessor do presidente ainda afirmou que Schmidt terá "acesso regular ao presidente e será um membro importante de sua equipe de Segurança Nacional".

A chefe interina da agência de segurança digital, Melissa Hathaway, renunciou ao posto em agosto alegando que o cargo não permitia que ela implementasse as mudanças necessárias.