sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Explosão deixa 100 desalojados; moradores retiram pertences

0

Automóvel foi arremessado pela força da explosão Foto: Reinaldo Marques/Terra

Automóvel foi arremessado pela força da explosão

Foto: Reinaldo Marques/Terra

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Passado o perigo de novos desabamentos e realizado o trabalho de remoção dos escombros, moradores do quarteirão onde uma loja de fogos de artifício explodiu puderam, na noite desta quinta-feira, voltar às suas casas pegar alguns pertences para passar a noite. Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 30 casas foram evacuadas e 100 pessoas precisaram sair de suas residências.

A explosão causou um incêndio de grandes proporções na rua Américo Guazelli, na altura do número 200, por volta das 12h30. Pelo menos duas pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, segundo os bombeiros. Uma pessoa ainda está desaparecida. As vítimas foram previamente identificadas como sendo uma mulher e um homem. O dono da loja também está sumido. Segundo a polícia, ele pode ter fugido antes da explosão.

A professora Giovanna Felici foi uma das pessoas que pegaram pertences pessoais. Ela disse que pegaria uma muda de roupa para passar a noite na casa de parentes. "Estava a 10 km daqui e ouvi a explosão".

A prefeitura de Santo André afirmou dará suporte completo às vitimas da explosão inclusive providenciando abrigo a quem não puder ir para a casa de parentes. "Estamos cadastrando as vítimas, a maioria prefere ficar na casa de parentes", afirmou o tenente João Batista Camargo, da Defesa Civil.

O tenente João Batista Camargo informou que 100 pessoas estão desalojadas por conta da explosão. Ainda de acordo com ele, aproximadamente, 30 residências foram evacuadas e estão interditadas por tempo problemas na estrutura ocasionados pelo incidente "Estamos cadastrando as vítimas, a maioria prefere ficar na casa de parentes". A polícia acredita que a loja, que tinha alvará de funcionamento, também era uma fábrica irregular de fogos de artifício. O delegado seccional da cidade, Luiz Carlos dos Santos, afirma que há indícios de artefatos explosivos no local. "Havia muitas varetas que costumam ser usadas para este fim".

A Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi) informou que não sabe se no local funcionava somente uma loja de fogos ou se os explosivos eram fabricados ali.

A rua, sem saída, foi interditada para o trabalho dos Bombeiros. As vítimas foram levadas para o Centro Hospitalar da cidade, onde estão sendo concentrados os atendimentos.

Dois aviões Rafale caem no sudoeste da França

0

Avião Rafale

O Rafale é finalista na licitação para compra de caças no Brasil

Dois aviões Rafale da Marinha francesa caíram nesta quinta-feira no mar Mediterrâneo, nos arredores de Perpignan, no sudoeste da França, enquanto realizavam uma missão de teste.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Segundo um comunicado, o ministro francês da Defesa, Hervé Morin, pediu a abertura de investigações para apurar o que poderia ter provocado as quedas.

O Rafale é um dos três finalistas da licitação para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira.

O presidente Lula já declarou preferir o Rafale, fabricado pela Dassault, alegando que a França teria feito a melhor proposta em relação a transferência de tecnologia do avião.

Pilotos

De acordo com a Marinha francesa, um dos pilotos conseguiu se ejetar e já foi localizado “são e salvo, apenas com alguns hematomas”.

“A prioridade atual é encontrar o segundo piloto”, afirmou o capitão de fregata Bertrand Bonneau, do serviço de Comunicação da Marinha.

As buscas estão sendo feitas no local da queda, a cerca de 30 quilômetros ao leste de Perpignan, por equipes em terra e no mar com quatro helicópteros, dois aviões e um navio.

Segundo Bonneau, os dois pilotos eram muito experientes e participavam de testes sem armamentos. Eles tentavam retornar ao porta-aviões Charles de Gaulle, de onde tinham decolado, quando caíram no Mediterrâneo no final da tarde (no horário local).

“Não sabemos ainda se houve colisão”, diz o porta-voz da Marinha francesa.

O ministro da Defesa afirmou que deve visitar o local da queda em breve.

Exportação

Este é o primeiro acidente com a versão do Rafale utilizada pela Marinha, que possui atualmente 17 unidades do avião supersônico.

Em dezembro de 2007, um outro caça Rafale caiu em Corrèze, no centro da França, após ter decolado da base aérea na região de Champagne. O piloto morreu na queda.

A imprensa francesa já questiona se o acidente desta quinta-feira poderá atrapalhar a venda dos aviões para o Brasil.

Até hoje, a França nunca conseguiu exportar o Rafale, considerado um avião com tecnologia moderna.

Várias concorrências internacionais foram perdidas para a americana Boeing, que também disputa a venda de 36 aviões para o Brasil.

Apesar de o governo brasileiro ter anunciado, durante a visita ao Brasil do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 7 de setembro, a intenção de adquirir 36 aviões Rafale, o processo de licitação ainda não foi concluído.

“O acidente, que pode ter sido causado por falha humana ou técnica, pode alimentar a maldição do Rafale, que ainda nunca foi exportado”, escreve o jornal Le Parisien em seu site.

Detento britânico fica bebâdo com álcool gel para prevenção de gripe suína

0

Um detento de uma prisão de Dorset, na Grã-Bretanha, teria ficado embriagado depois de beber o álcool gel disponibilizado nos corredores da prisão para evitar o contágio pela gripe suína.

O gel foi colocado à disposição dos detentos na prisão The Verne, em Portland, na segunda-feira e, segundo a Associação Britânica de Carcereiros (POA, na sigla em inglês) o incidente com o detento intoxicado ocorreu horas depois.

"Fomos informados de um incidente horas depois da disponibilização do gel. Em uma das alas acredita-se que um detento estava usando (o gel) de forma imprópria", afirmou Andy Fear, da Associação de Carcereiros da prisão de The Verne.

"Quando você tem algo chamado álcool gel, pode ver que algo vai acontecer. Temíamos isto quando ficamos sabendo que seria oferecido aos detentos. Você não quer prisioneiros bêbados correndo pela prisão", acrescentou.

Prevenção

O Departamento de Prisões da Grã-Bretanha afirmou que os frascos com o álcool gel foram retirados como "uma medida preventiva" e já iniciou uma investigação.

"No dia 21 de setembro um prisioneiro na prisão The Verne mostrou sinais de intoxicação, cuja causa está sendo investigada", informou um porta-voz do departamento.

"Os frascos com gel bactericida foram removidos da prisão como medida preventiva", acrescentou.

Acredita-se que o gel tenha sido misturado com algum tipo de bebida antes de ser consumido.

Em março, o hospital britânico Royal Bournemouth afirmou que foi um dos muitos hospitais que retirou de sua recepção frascos com gel à base de álcool para a limpeza das mãos, para evitar que os visitantes bebessem o produto.

Sul-africano se casará com quatro mulheres no mesmo dia

0

Jacob Zuma

Presidente Jacob Zuma também é casado com mais de uma mulher

Um sul-africano vai se casar com quatro mulheres em uma cerimônia de dois dias que começará neste domingo.

O empresário Milton Mbele, de 44 anos, de etnia zulu, afirma que todas as mulheres – que tem entre 22 e 35 anos – estão apaixonadas por ele.

A cerimônia acontecerá na vila de Ntlane, na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul. A poligamia é comum e permitida em partes da província, mas apenas a primeira esposa é reconhecida legalmente.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, está entre os zulus famosos casados com mais de uma mulher. Ele tem três esposas.

As quatro mulheres do empresário Milton Mbele – Thobile Vilakazi, Zenele Langa, Baqunisile Mdlolo e Smangele Cele – se conhecem.

No total, pelas quatro mulheres, ele pagou 33 vacas em "ilobolo" – palavra que designa a quantia desembolsada por noivas.

Segundo o jornal sul-africano Sowetan, ele pagou 10 vacas por Thobile, sete por Zenele e oito pelas outras duas noivas.

"Não existe nada de incomum no nosso casamento. Nós concordamos em casar com ele ao mesmo tempo porque o amamos", disse Smangele Cele ao jornal.

"Não interessa se temos certidões de casamento ou não, o que importa é que ele nos ama."

A cerimônia começará com um evento tradicional no domingo e depois com a troca de votos em uma igreja.

"Casar com muitas esposas é parte da nossa cultura", disse Mbele. "O que é diferente é casar com elas ao mesmo tempo. Eu estou fazendo isso porque amo todas essas mulheres."

Mbele seria proprietário de 100 vacas e 250 cabras, um rebanho que é considerado um sinal de riqueza nas comunidades tradicionais zulu.

Segundo o correspondente da BBC em Johanesburgo, Pumza Fihlani, a primeira esposa é vista como a principal líder entre as mulheres. Em geral, ela tem mais autoridade e participa da escolha de futuras esposas, caso o homem queira se casar com outras mulheres.