quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Funcionários dos Correios decidem entrar em greve

0

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect) informou nesta terça-feira que 23 dos 35 sindicatos da categoria decidiram entrar em greve.

Até a noite desta terça, haviam anunciado a paralisação os sindicatos do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Bauru (SP), Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Juiz de Fora (MG), Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Santos (SP), São Paulo, Sergipe, Tocantins e Vale do Paraíba (SP).

As negociações entre a Fentect e os Correios tiveram início em 1º de agosto. A categoria afirma que não houve avanços na pauta de reivindicações desde o início das negociações, em 1º de agosto.

Os trabalhadores pedem aumento real linear de R$ 300, a reposição das perdas salariais em 41,03%, além de um plano de cargos, carreiras e salários. Também são reivindicadas segurança armada e portas giratórias nas agências que funcionam como banco postal, a defesa de um Correio Público contra a transformação em S/A e a redução da jornada de trabalho. A categoria ainda reivindica novas contratações e reintegração de demitidos.

Segundo a Fentect, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ainda apresentou uma proposta que foi rejeitada em todos os sindicatos. A empresa ofereceu, de acordo com a federação, R$ 0,90 de acréscimo no vale refeição e 4,5% de reajuste salarial.

Redação Terra

Sindicatos britânicos aprovam moção contra salto alto obrigatório

0

A Conferência anual do Congresso de Sindicatos da Grã-Bretanha aprovou uma moção contra o uso obrigatório de sapatos de salto alto por trabalhadoras do país.

Algumas empresas insistem que funcionárias, como vendedoras e aeromoças, usem salto alto como parte do uniforme, apesar das advertências de especialistas no cuidado com os pés de que esse calçado é prejudicial à saúde.

A moção, apresentada pela associação britânica de podólogos, diz que todas as empresas que promovem o uso de salto alto deveriam permitir que os sapatos fosse substituídos por outros mais confortáveis se for observado um risco alto de lesão.

Lorraine Jones, representante da associação, disse que a organização não está tentando proibir o salto alto.

"Eles são bons para dar mais glamour, mas não são bons para o local de trabalho", afirmou. "As mulheres deveriam ter a escolha de usar sapatos mais saudáveis, mais confortáveis."

Entretanto, alguns líderes sindicais se opuseram à medida que foi aprovada por considerá-la paternalista.

"A moção, bem intencionada, fará com que o movimento sindical seja retratado na imprensa como uma ‘polícia estraga prazeres’ da moda", disse Loraine Monk, uma representante do sindicato que reúne funcionários do ensino superior.

"Nós deveríamos fazer uma lista de todas as vestimentas impróprias no local de trabalho e não pegar uma coisa que é simbólica de um debate muito mais amplo sobre o papel dos gêneros, algo sobre o que muitas mulheres têm uma opinião tanto a favor quanto contra."

Deputados franceses aprovam corte de internet em caso de pirataria

0

A Assembleia Nacional francesa aprovou nesta terça-feira, por 285 votos contra 225, um projeto de lei que prevê corte de acesso à internet para usuários que baixarem arquivos ilegalmente.

O projeto determina que usuários que baixam e compartilham arquivos ilegalmente serão notificados por e-mail. Caso continuem a agir ilegalmente, receberão uma carta. Por fim, se reincidirem, terão o acesso à internet cortado.

Uma versão inicial do projeto havia sido considerada inconstitucional. Na ocasião, a Corte Constitucional determinou que cabe somente a um juiz decidir cortar o acesso à internet de um usuário.

A nova versão do projeto, com a alteração, foi votada nesta terça-feira e aprovada pelos deputados do partido governista UMP, que tem maioria na Assembleia Nacional. No entanto, o Partido Socialista, de oposição, já anunciou que vai novamente apelar à Corte Constitucional contra o projeto.

Sarkozy

Para entrar em vigor, a lei ainda terá de ser aprovada por uma comissão parlamentar formada por sete deputados e sete senadores.

O projeto tem o apoio do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da indústria cinematográfica e fonográfica. No entanto, grupos de defesa do consumidor temem que a lei possa acabar punindo pessoas inocentes.

O Parlamento Europeu avalia no momento se cortar o acesso de um usuário à internet pode ser considerado uma violação dos direitos humanos.

A política linha-dura da França contra a pirataria atraiu a atenção de outros países, em um momento em que várias nações lutam contra o problema.

Chuveiros podem abrigar bactérias perigosas, diz estudo

0

Cientistas americanos advertiram que o chuveiro pode oferecer um ambiente favorável para a contaminação por bactérias que causam distúrbios respiratórios.

Os pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, examinaram 50 chuveiros de nove cidades em sete Estados americanos diferentes, inclusive Nova York e Denver, e constataram que 30% das peças apresentavam um risco potencial.

A quantidade de Mycobacterium avium era cem vezes maior do que a encontrada normalmente na rede hidráulica das cidades.

Esta bactéria forma um revestimento que adere ao interior do chuveiro e a água que sai pela peça pode lançar gotículas com grande concentração do microorganismo no ar. Essas gotículas podem ser inaladas e penetrar nas partes mais profundas dos pulmões, dizem os pesquisadores.

O chefe da pesquisa, Norman Pace, disse: "Se você receber um jato de água na cara quando ligar o chuveiro, provavelmente vai receber uma quantidade especialmente alta de Mycobacterium avium, o que não é muito saudável."

Este pode não ser um problema para as pessoas saudáveis, mas aquelas que têm o sistema imunológico debilitado como os idosos, mulheres grávidas e enfermos podem ser suscetíveis a infecções.

Na pesquisa, publicada na revista Proceedings da National Academy of Science, os cientistas dizem que as conclusões do estudo podem explicar porque tem havido um número maior de casos de infecções pulmonares desse tipo nos últimos anos. Eles dizem que as pessoas tendem a preferir o banho de chuveiro ao de banheira.

A infecção por Mycobacterium avium inclui sintomas como cansaço, tosse seca, respiração difícil e fraqueza.

Aparentemente, chuveiros de plástico podem abrigar mais bactérias do que os de metal, disse Pace.

Os chuveiros podem ser ainda uma rota para a propagação de outras doenças infecciosas como um tipo de pneumonia chamada "doença dos legionários", e distúrbios provocados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Banheiras aquecidas e piscinas de spas apresentam um risco de infecção semelhante, de acordo com a Agência de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha.