sábado, 8 de maio de 2010

Estudo indica que humanos tiveram filhos com neandertais

0

Características do neandertais teriam se perdido por motivos evolucionários

Um estudo mostrou que todos os humanos, exceto os de ancestralidade puramente africana, tem em seu DNA uma contribuição de 1% a 4% de elementos genéticos de neandertais, indicando que as duas espécies cruzaram entre si e geraram descendentes comuns.

O estudo de quatro anos, liderado pelo instituto alemão Max Planck com colaboração de várias universidades de outros países e divulgado na publicação científica Science, desvendou o genoma, ou código genético, dos homens de Neandertal, espécie extinta há aproximadamente 29 mil anos.

As conclusões surpreenderam especialistas, já que evidências anteriores sugeriam que os neandertais não haviam contribuído para nossa herança genética.

O estudo também confirma que quase a totalidade dos humanos descende de um pequeno grupo de africanos que se espalhou pelo planeta, entre 50 e 60 mil anos atrás.

Cruzamentos

Traços da contribuição genética do neandertal foram encontrados em populações europeias, asiáticas e da Oceania.

"Eles não foram totalmente extintos, vivem um pouco em nós", disse o professor Svante Paabo do Max Planck em Leipzig.

O professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, disse que "o que realmente nos surpreendeu foram as evidências de que ocorreu algum tipo de cruzamento entre neandertais e humanos modernos".

Outros especialistas se disseram surpresos com a relativamente alta quantidade de material genético do neandertal (até 4%) em humanos modernos.

A pesquisa

O genoma sequenciado usou DNA dos restos de três neandertais descobertos em uma caverna na Croácia.

Um dos desafios do projeto foi extrair material genético aproveitável dos ossos, que possuíam dezenas de milhares de anos de idade.

As amostras continham pequenas quantidades de DNA de neandertais, misturados com DNA de bactérias e colônias de fungos que instalaram-se nelas ao longo dos anos.

O DNA de neandertais havia se quebrado em pequenos pedaços e modificado-se quimicamente, mas estas mudanças eram de natureza regular, o que permitiu aos pesquisadores corrigir as imperfeições por meio de programas de computador.

Teorias

A explicação mais plausível para a aproximação genética entre não africanos e neandertais é a de que houve um contato reprodutivo reduzido (ou fluxo de genes) entre as duas espécies.

Este cruzamento pode ter ocorrido quando os humanos deixavam o continente africano, talvez no norte da África ou na península arábica.

Segundo a teoria que diz que o mundo foi povoado a partir da África, o homo sapiens substituiu gradativamente as populações indígenas de outras regiões, como os neandertais.

Pesquisas anteriores indicavam a Europa como o local mais provável para as duas espécies terem se encontrado e possivelmente trocado genes.

Homo sapiens e neandertais conviveram no continente por mais de 10 mil anos.

Pacotes suspeitos interditam Times Square duas vezes em um dia

0

Times Square em 7 de maio

Câmeras de segurança registraram o local bloqueado nesta sexta

A polícia americana interditou partes de Times Square, em Nova York, pelo menos duas vezes nesta sexta-feira, após ter recebido denúncias de pacotes suspeitos no local.

As áreas foram liberadas depois de a polícia se certificar de que não havia riscos.

Times Square é uma das zonas mais movimentadas de Nova York e foi alvo de um atentado frustrado no último sábado, quando um cidadão americano de origem paquistanesa tentou explodir um carro-bomba.

Nesta sexta-feira, a região entre as Ruas 44 e 47 foi evacuada por volta das 12h45 (13h45 no horário brasileiro), depois que uma bolsa térmica abandonada foi localizada perto da Sétima Avenida e da Rua 46, nas imediações do Hotel Marriott.

Depois de verificar que havia apenas garrafas de água e livros na bolsa, a polícia liberou o local.

Antes disso, por volta das 9h (10h no horário do Brasil), um vendedor havia alertado a polícia sobre uma mala abandonada na esquina da Rua 45 com a Oitava Avenida.

A região foi evacuada e o esquadrão antibombas foi chamado ao local, mas a polícia encontrou dentro da mala apenas uma camiseta, meias, uma escova de dentes e canetas.

Alerta

A polícia de Nova York permanece em estado de alerta desde os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas, que mataram milhares de pessoas.

Nos últimos dias, porém, o alerta foi intensificado após a tentativa frustrada de atentado da semana passada.

Na ocasião, a polícia foi alertada por um vendedor de rua sobre uma caminhonete Nissan Pathfinder estacionada na altura da Rua 45.

Ao inspecionar o veículo, a polícia encontrou material explosivo.

O americano Faizal Shahzad, de 30 anos, nascido no Paquistão, foi indiciado formalmente por envolvimento no caso e responde a acusações de terrorismo e de tentar usar uma arma de destruição em massa.

Turquia fecha primeiro hotel nudista em país muçulmano

0

Nudista (arquivo)

Os vizinhos não protestaram contra nudistas, diz o dono

O primeiro hotel nudista em um país muçulmano foi fechado apenas seis dias depois de sua inauguração, na Turquia.

O hotel, perto do resort turístico de Marmaris, foi fechado pelas autoridades locais sob a alegação de que uma de suas sacadas não combinava com o projeto original do prédio.

O proprietário, Ahmed Kossher, alegou que vai tentar reabrir o estabelecimento.

De acordo com o correspondente da BBC em Istambul Jonathan Head, a prática do nudismo no mundo muçulmano é impossível fora de casa.

Inspeção

Mas Kossher esperava mudar este comportamento com a construção de seu hotel nudista com 64 quartos.

Ele afirmou que vários hóspedes em seus outros hotéis já tinham manifestado interesse no projeto e os moradores da região não apresentaram nenhuma objeção ao nudismo, desde que os turistas ficassem dentro do terreno do hotel e em uma praia particular das proximidades.

Cidadãos turcos não poderiam ficar no hotel e os funcionários trabalhavam completamente vestidos.

Mas, segundo Head, as autoridades locais tinham outras opiniões sobre o local. Durante uma inspeção eles viram que uma das sacadas do hotel não obedecia ao projeto do arquiteto e, com isso, fecharam o estabelecimento.

Com o fechamento, os primeiros 12 hóspedes foram obrigados a procurar um hotel convencional.

Kossher, por sua vez, alegou que todos os outros hotéis operam na região sem todas as licenças necessárias e, no entanto, não são fechados. E acrescenta que não foram feitas reclamações contra seu hotel.

A região recebe dezenas de milhares de turistas europeus todos os anos. O proprietário do hotel ainda espera superar as objeções do governo. Se isto não ocorrer, Kossher promete reabrir o hotel em outro país.

CET monitora carreta gigante em São Paulo

0

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar o trânsito entre as avenidas Educador Paulo Freire e Cupecê, na Divisa de Diadema, por conta de uma carreta de 73 m de comprimento. A ação vai das 23h30 de sexta-feira (7) às 05h00 de sábado (8) e das 23h30 de domingo (9) às 05h00 de segunda-feira (10). O veículo, que pesa 357 toneladas, tem 5,65 m de largura, 73 m de comprimento, 5,35 m de altura.

A CET acompanhará a travessia, monitorando o trânsito, montando canalizações, bloqueios e desvios momentâneos. Haverá interdições momentâneas na contra-mão da Ponte do Tatuapé e nas avenidas dos Bandeirantes e Washington Luís.

Na sexta-feira, a carreta sairá da avenida Educador Paulo Freire e seguirá pela Marginal Tietê (sentido Rodovia Castello Branco), Ponte do Tatuapé (contra-mão), avenidas Salim Farah Maluf (ambos os sentidos) e Luiz Ignácio de Anhaia Mello, seguindo pelos viadutos Grande São Paulo e José Colassuano, continuando pela rua das Juntas Provisórias, complexo viário Escola de Engenharia Mackenzie, avenida Presidente Tancredo Neves, complexo e túnel Maria Maluf Viaduto Aliomar Baleeiro, prosseguindo pelas avenidas Afonso D’Escragnolle Taunay e dos Bandeirantes onde termina o percurso junto à alameda dos Guaiós.

Já no domingo, a carreta continuará pela avenida dos Bandeirantes a partir da Alameda dos Guaiós e seguirá até Rua Macejana (na contra-mão), seguindo pelo acesso ao viaduto João Julião da Costa Aguiar, avenida Washington Luis, sentido bairro, na contra-mão até frente ao aeroporto onde seguirá novamente pela avenida Washington Luis, no sentido bairro, Avenida Vereador João de Luca e terminando o trajeto na Avenida Cupecê, divisa com Diadema.