sábado, 11 de julho de 2009

Aranha cria 'clone' de si mesma para despistar predadores

0

Aranha (à esq.) e seu 'clone' (à dir.) (Foto: I-Min Tso/Divulgação)

Clone (à dir.) age como isca (Foto: I-Min Tso/Divulgação)

Cientistas em Taiwan descobriram uma espécie de aranha que cria um "clone" de si mesma para despistar seus predadores.

Em artigo publicado na revista especializada Animal Behaviour, os biólogos Ling Tseng e I-Min Tso, da Universidade de Tunghai, afirmam ainda que este pode ser o primeiro exemplo de um animal capaz de construir uma réplica em tamanho natural de seu próprio corpo.

Segundo eles, o comportamento da espécie, chamada Cyclosa mulmeinensis, também ajuda a esclarecer por que muitos aracnídeos gostam de decorar suas teias com ornamentos estranhos, como partes de plantas, dejetos e restos de presas e de ovos.

Como esses detritos geralmente têm as mesmas cores das aranhas, os cientistas suspeitam que eles ajudem a camuflar a aranha.

'Iscas'

Tseng e Tso observaram, em uma ilha na costa de Taiwan, que a Cyclosa mulmeinensis não apenas decorava sua teia, como também juntava os detritos para compor objetos de seu próprio tamanho.

Segundo os cientistas, esses "dublês" atraíam os predadores - em geral, vespas - por também terem a mesma cor e a mesma maneira de refletir a luz que as verdadeiras aranhas.

"Nossos resultados mostram que esta espécie vulnerável de aranha se protege de ataques de predadores, construindo iscas que os atraem mais do que ela própria", escreveram os pesquisadores em seu artigo.

Eles afirmam que em teias não decoradas, as vespas atacavam diretamente as aranhas.

Mistério

Há mais de cem anos, cientistas vêm tentando entender por que muitas espécies de aranhas decoram suas teias.

Mas para Tso, não há uma só resposta.

"Creio que a função da decoração varia entre as espécies", disse o cientista à BBC, citando como exemplo as teias decoradas com seda, que têm por objetivo reforçar a trama e impedir que ela seja destruída. Outras teias são decoradas para atrair e deter presas.

O disfarce é um recurso muito usado por vários animais.

Alguns tentam evitar serem vistos usando a camuflagem para se "misturar" a seu habitat, como as mariposas. Outros, como as lagartixas, desenvolvem artefatos mais sofisticados, como o de conseguir se soltar se sua cauda por pega.

Crianças obesas usam cães para trapacear em teste físico

0

Menino obeso

Meninos são aconselhados a dar 15 mil passos por dia

Um grupo de crianças britânicas que participou de um estudo sobre exercícios físicos trapaceou colocando em seus cachorros os medidores que eles mesmos deveriam carregar como parte do levantamento.

Os pesquisadores do Centro de Medicina Esportiva Mile End distribuiu a cerca de 200 crianças do bairro de Whitechapel (zona leste de Londres) pedômetros, aparelhos que medem quantos passos elas dão ao andar ou correr.

As crianças, com 11 ou 12 anos, foram instruídas a levar os pedômetros na cintura para que fosse medido o nível de atividade física diário delas.

No entanto, quando os pesquisadores mediram o nível de atividade de algumas crianças obesas, ficaram espantados ao constatar o nível de atividade delas.

“Depois de uma semana, nós descobrimos que algumas crianças eram extremamente ativas, mas ainda assim obesas”, disse Nicola Maffulli, um dos estudiosos responsáveis pela pesquisa.

“Então percebemos que eles estavam colocando os pedômetros nas coleiras de seus cachorros.”

Uma vez ajustado para corrigir a “ajudinha” dos cachorros, o estudo revelou que os garotos pesquisados andam ou correm 12.620 passos por dia, menos do que os 15 mil recomendados diariamente. As meninas andaram ainda menos: 10.150 passos por dia, quando o recomendado para elas são 12 mil.

Os pesquisadores pensam agora ampliar o estudo, incluindo mais crianças na mesma região.

Família saudita processa 'gênio' por ameaças e roubos

0

Lâmpada do gênio

Gênios são conhecidos dos ocidentais por causa de Aladin e Jeannie

Uma família da Arábia Saudita está processando judicialmente um "gênio" por roubos e ameaças, segundo informações do jornal Al Watan.

Eles acusam o espírito de jogar pedras neles e roubar telefones celulares.

A família morou na mesma casa perto da medina da cidade de Mahd Al Dahab por 15 anos, mas diz que apenas recentemente descobriu o espírito e decidiu se mudar.

"Nós começamos a ouvir barulhos estranhos", disse o chefe da família, que não quis se identificar, ao jornal saudita.

"Primeiro, não levamos a sério, mas coisas esquisitas começaram a acontecer e as crianças ficaram particularmente assustadas quando o gênio começou a jogar pedras."

"Uma voz de mulher falou comigo primeiro e depois um homem. Eles disseram para sairmos da casa", contou ele.

Na teologia islâmica, os gênios são espíritos que podem perturbar e até possuir humanos. O tribunal local disse estar investigando os incidentes, "apesar da dificuldade de fazê-lo".

Muitos ocidentais conhecem o termo gênio por causa da história de Aladin e a Lâmpada MágicaJeannie é um Gênio. e a série de televisão

Mas analistas dizem que os gênios da teologia islâmica, também chamados de jinns, são muito mais sinistros.

Acredita-se que eles sejam normalmente invisíveis, mas que tenham a capacidade de assumir formas humanas ou animais. A motivação deles seria frequentemente vingança e inveja.

Obama diz que África pode resolver seus próprios problemas

0

Obama no parlamento ganense

Barack Obama fez um discurso no parlamento de Gana

O presidente americano, Barack Obama, em sua primeira visita à África subsaariana depois que assumiu o cargo, disse que o continente precisa tomar o controle do próprio destino e defendeu que bons governos são vitais para o desenvolvimento das nações africanas.

No discurso feito no parlamento de Gana - país escolhido para a visita por seu histórico de democracia -, Obama também afirmou que a África tem muitos desafios pela frente, mas prometeu que os Estados Unidos vão ser um parceiro do continente.

A viagem do presidente americano a Gana vem logo após a Cúpula do G8, na Itália, que reuniu os países mais industrializados do mundo.

"Nós queríamos vir a um país africano depois do G8 e da minha viagem a Moscou para enfatizar que a África não está isolada das questões mundiais", disse Obama após encontrar com o presidente ganense, John Atta Mills, na capital Acra.

"Eu vim aqui para Gana por um motivo simples. O século 21 vai ser marcado não só pelo que acontece em Roma, em Moscou ou em Washington, mas também pelo que acontece em Gana."

Trombeta

Na chegada ao parlamento, Barack Obama foi recebido com o som de trombetas, uma saudação tradicional no país. Obama agradeceu e brincou: "Nosso congresso precisa de uma dessas."

A mensagem principal do discurso foi de que o futuro da África pertence aos africanos, mas Obama admitiu que o legado do colonialismo ajudou a criar conflitos no continente.

"O Ocidente não é responsável, no entanto, pela destruição da economia do Zimbábue na última década ou por guerras em que crianças são convocadas como combatentes", completou o presidente.

Clique Leia mais sobre a visita de Obama a Gana

Obama elogiou o progresso de Gana, seu governo e crescimento econômico, dizendo que os sucessos do país eram menos dramáticos que as lutas de liberação do século 20, mas que, no fim das contas, seriam muito mais significativos.

"Desenvolvimento depende de boas administrações. Este é o ingrediente que tem faltado em muitos lugares, por tempo demais. E esta é uma responsabilidade que só pode ser assumida pelos africanos", disse Obama aos legisladores ganenses.

Sangue africano

Lembrando seu pai, que morava em um pequeno vilarejo do Quênia, Obama lembrou que tem "sangue africano nas veias" e pediu que o continente lute por "parlamentos fortes, polícia honesta, juízes independentes e uma imprensa livre"

"A África não precisa de homens fortes, mas sim de instituições fortes."

"Ninguém quer viver em uma sociedade onde a lei dá lugar à brutalidade e à corrupção. Isso não é democracia, isso é tirania", disse Barack Obama.

Mais tarde, Obama deve visitar um antigo forte de escravos dos século 17 com sua esposa Michelle, uma descendente de escravos africanos.

Brasileiros ficam em 19º lugar em ranking de melhores turistas

0

Turista

A pesquisa analisou o comportamento de turistas de 27 nacionalidades

Os brasileiros ficaram em 19º lugar num ranking que elegeu os 27 melhores turistas do mundo.

A pesquisa foi conduzida pela empresa TNS Infratest para a agência de viagens online Expedia. A sondagem entrevistou 4,5 mil hoteleiros em 27 países sobre o comportamento dos turistas.

Os brasileiros ocuparam a 19ª posição entre os 27 países analisados – apenas oito posições antes do último lugar, ocupado pelos franceses.

No topo da lista estão os japoneses, considerados os melhores turistas, seguidos dos britânicos e dos canadenses.

Já os franceses ficaram em último lugar no ranking, considerados os piores turistas entre as nacionalidades analisadas pela pesquisa. Também entre os considerados piores estão os espanhóis, em 26º lugar, e os gregos, em 25º.

Para avaliar o comportamento dos visitantes, a pesquisa elaborou um questionário que incluiu, entre os critérios, o costume de dar gorjetas, a disposição em falar o idioma local, a higiene, o hábito de reclamar, entre outros.

Nesse sentido, os japoneses foram considerados os mais organizados, bem-educados, quietos e satisfeitos.

Em contrapartida, a pesquisa indica que os franceses – últimos colocados - não costumam dar boas gorjetas, são considerados mal-educados e não se esforçam para falar a língua local.

A sondagem sugere ainda que entre os turistas que falam mais alto estão os americanos, os italianos e os espanhóis.

A pesquisa aponta também que os americanos, os britânicos, os alemães e os japoneses são os turistas que costumam dar as melhores gorjetas quando estão visitando outro país.