segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Após sofrer com chuva, Sul deve ter tempo seco na segunda

0

Após sofrer com a chuva durante a semana passada, a maior parte do Sul do País vai ter tempo seco e até sol em algumas regiões na segunda-feira. As exceções são o nordeste de Santa Catarina e o leste e o centro-norte do Paraná, onde a precipitação aparece. As informações são da Climatempo.

Cerca de 183 mil pessoas foram afetadas pelos temporais em Santa Catarina, que deixaram ainda 1.901 desabrigados, 10.648 desalojados, 291 deslocados, 173 feridos e cinco mortos. A precipitação causou destruição em três cidades catarinenses. Por causa do volume de água dos últimos dias, algumas encostas da região do Vale do Itajaí ainda correm risco de deslizamento. A população sofreu ainda com tornados, que atingiram três cidades do Estado.

No Rio Grande do Sul, as chuvas intensas deixaram 2.231 pessoas desabrigadas e 2.054 desalojadas, segundo informações da Defesa Civil do Estado divulgadas neste domingo. De acordo com a corporação, foram danificadas 4.416 residências e outras 70 estão completamente destruídas. No total, 13 pessoas ficaram feridas e foram registradas duas mortes.

Confira a previsão da Climatempo para a segunda-feira em todo o País:

Sul - o sol não aparece e chove a qualquer hora do dia no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O sol aparece fraco entre muitas nuvens no leste e no sul catarinense e no nordeste gaúcho, mas o tempo fica firme e não chove. O sol também aparece fraco e chove a qualquer hora no centro-norte do Paraná. Nas demais áreas da região, o sol brilha com força e ainda ocorrem pancadas de chuva no oeste paranaense.

Sudeste - uma frente fria avança pelo Sudeste e provoca chuva a qualquer hora do dia no centro-sul e no leste de São Paulo, no sul e na Zona da Mata de Minas e no centro-sul do Rio. No norte e no Triângulo Mineiro, assim como no norte do Espírito Santo, o sol brilha com força entre poucas nuvens e não chove. Nas outras áreas, o sol também aparece, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste - todos os Estados têm um dia de muito sol e calor. No litoral leste e na Zona da Mata entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco e no litoral sul da Bahia, assim como no norte do Maranhão, áreas de instabilidade que vem do mar provocam rápidas pancadas de chuva no início e no fim do dia. No litoral entre o Recôncavo baiano e Alagoas ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões o dia segue ensolarado e ainda não chove.

Norte - uma massa de ar seco deixa o tempo firme, com sol forte e sem chuva no Tocantins, no centro-sul do Pará e no centro-sul de Rondônia. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece com força, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem algumas pancadas de chuva no final do dia. O tempo segue mais carregado no norte do Amazonas e em Roraima, onde há previsão de chuva a qualquer hora do dia.

Centro-Oeste - a nebulosidade aumenta ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras áreas do região o ar mais seco volta a predominar e deixa o tempo firme, com sol forte, calor à tarde e sem chuva.

Avião do presidente de partido alemão faz pouso de emergência

0

O avião teve problemas no trem de pouso ao chegar a Stuttgart

O avião teve problemas no trem de pouso ao chegar a Stuttgart


Um avião da companhia Contact Air, filial da Lufthansa, onde viajava o presidente do Partido Social-Democrata (SPD), Franz Müntefering, fez nesta segunda um pouso de emergência no aeroporto de Stuttgart (sudoeste da Alemanha).

O avião, que partiu de manhã de Berlim, teve problemas no trem de pouso ao chegar a Stuttgart, por isso foi necessária uma aterrissagem de emergência sobre uma camada de espuma, informou a companhia aérea.

A bordo do avião, do modelo Fokker 100, viajavam 82 passageiros e cinco tripulantes.

Segundo a Polícia, vários passageiros estão em estado de choque e uma das aeromoças ficou levemente ferida.

"Foi uma situação muito, muito séria. Ficamos dando voltas durante muito tempo, tentamos nos aproximar e tivemos que fazer um pouso de emergência", explicou à imprensa Müntefering, após chegar ao terminal.

O presidente do SPD manifestou seu agradecimento ao capitão do avião devido à "execução magistral" da operação e elogiou os outros funcionários do avião, que, segundo ele, administraram o incidente de forma "profissional".

Müntefering viajava a Stuttgart para participar de um ato eleitoral de seu partido por ocasião das eleições gerais da próxima semana.

Computador vai fiscalizar sorrisos de funcionários de trens no Japão

0

Japoneses

As máquinas têm como objetivo melhorar o serviço nas estações

Uma empresa ferroviária japonesa está usando um novo método para checar se seus funcionários estão sorrindo sempre. A companhia instalou máquinas especiais em 15 estações de Tóquio que medem, através de um sistema de computador, a curvatura do sorriso.

Os trabalhadores que não tiverem um sorriso adequado vão ser advertidos que devem ser menos sérios e mais simpáticos.

O sistema - desenvolvido pela empresa japonesa Omron - também vai ser usado em um hospital em Osaka, para checar o atendimento dos funcionários, e em uma parada de caminhões, para verificar o quão cansados estão os motoristas.

Os fabricantes sugerem que, no futuro, o software também pode ser usado por lojas para verificar a reação dos consumidores aos produtos expostos nas vitrines.

O correspondente da BBC em Tóquio Roland Buerk diz que os japoneses valorizam muito o serviço ao consumidor.

É uma prática comum no país, segundo ele, que condutores de trem bem vestidos façam uma reverência enquanto os passageiros entram e saem dos vagões.

Polícia de Tóquio lança operação contra bolinagem no metrô

0

Metrô de Tóquio

Quase 60% das mulheres dizem ter sido bolinadas no transporte público

A polícia de Tóquio, no Japão, começou nesta segunda-feira uma grande operação para tentar combater a bolinagem nos trens de subúrbio e no metrô da cidade.

Policiais à paisana já estão atuando em várias linhas, especialmente nas mais movimentadas da capital.

Uma pesquisa recente mostra que quase 60% de mulheres jovens já foram molestadas no transporte público, e apenas no ano passado mais de 6 mil pessoas foram presas no país sob suspeita de ter cometido bolinagem ou de tirar fotografias sem autorização.

O problema foi parcialmente contornado com a introdução de vagões exclusivamente femininos.

Gangues

O crime da bolinagem pode levar a até sete anos de prisão no Japão.

Segundo a imprensa local, a polícia está especialmente preocupada com o fato de alguns criminosos estarem usando a internet para coordenar suas atividades e formar gangues.

Vários dos suspeitos presos nos últimos meses teriam confessado à polícia que preferiam determinadas linhas dos trens seguindo recomendações que eles leram na internet.

A operação, que também vai contar com a distribuição de panfletos alertando para o problema, deve durar uma semana.