sexta-feira, 7 de maio de 2010

França retoma nesta sexta-feira busca por caixas-pretas do voo AF 447

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Pedaço dos destroços do AF 447 retirado do Atlântico

Primeira fase das buscas vasculhou 17 mil km quadrados no Atlântico

O Escritório de Pesquisas e Análises da França (BEA, na sigla em francês), que investiga as causas do acidente com o voo 447 da Air France, anunciou nesta quinta-feira que as operações de buscas na área onde supostamente estariam as caixas-pretas do avião terão início na sexta-feira.

O Airbus da companhia Air France caiu sobre o Atlântico após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris em 31 de maio do ano passado (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo.

Segundo um comunicado do BEA, essa nova área de buscas se encontra a duas horas ao sul do local onde se encontra atualmente o navio norueguês Seabed Worker, que explora a região - situada ao noroeste da última posição conhecida do avião nos radares.

Um robô equipado com câmeras de vídeo vai vasculhar em breve a nova área localizada, “de algumas dezenas de quilômetros quadrados”, segundo o BEA, bem mais reduzida do que os 2 mil metros quadrados da terceira fase de buscas realizada em abril e prolongada no início desta semana.

O comunicado foi divulgado após uma reunião entre representantes do BEA e do Estado Maior da Marinha francesa. Na próxima segunda-feira, o BEA apresentará um balanço das buscas.

Nova área

Após nova análise dos dados sonoros coletados entre junho e julho do ano passado, durante a primeira fase de buscas, a Marinha francesa acredita ter localizado a área, com uma margem de erro de apenas cerca de cinco quilômetros quadrados, onde estariam as caixas-pretas do voo 447 da Air France, informou nesta quinta-feira o ministério francês da Defesa.

“Mas isso não significa que vamos encontrar as caixas-pretas”, ressaltou, no entanto, o general Christian Baptiste, porta-voz do Ministério da Defesa, ressaltando que elas podem estar a 3 mil metros de profundidade e que o relevo da região é muito acidentado.

Mas Baptiste diz que isso é um avanço, já que permite concentrar as buscas não mais em milhares de quilômetros, e sim em uma centena de quilômetros. Na fase anterior, haviam sido vasculhados 17 mil quilômetros quadrados.

“As balizas das caixas pretas não emitem mais nenhum sinal sonoro. A área que foi localizada corresponde à superfície de Paris, onde será preciso localizar objetos do tamanho de uma caixa de sapatos, com um relevo submarino que corresponde à Cordilheira dos Andes”, declarou o porta-voz da Marinha francesa, Hugues du Plessis d’Argentré.

Ele afirma que a localização de uma área mais precisa de buscas poderá permitir encontrar destroços importantes do avião, que poderão ser utilizados nas investigações das causas do acidente. “Se tivermos muita sorte, talvez as caixas-pretas estejam presas em algum pedaço da aeronave”, diz o porta-voz da Marinha.

Gravações

Os técnicos da Marinha reanalisaram gravações submarinas que haviam sido feitas em 2009, durante a primeira fase de buscas das caixas-pretas do avião, que teve início em meados de junho do ano passado, cerca de três semanas após a catástrofe.

Essas gravações, realizadas pelos potentes sonares do submarino nuclear francês Émeraude, puderam agora ser melhor exploradas com a ajuda de um programa de computador mais sofisticado, não disponível na época.

O novo software permitiu aos especialistas da Marinha, no início desta semana, identificar que os sons gravados no ano passado seriam os emitidos pelas balizas das caixas-pretas do avião, afirmou o ministro da Defesa, Hervé Morin.

Um porta-voz da Thales, empresa que desenvolveu o programa de computador e também fabricante das sondas de velocidade Pitot, apontadas como uma das causas do acidente, afirma que as novas análises permitiram identificar três sons que correspondem aos sinais emitidos pelas balizas das caixas-pretas.

“São sinais característicos das caixas-pretas em função da frequência, em hertz, da duração do impulso sonoro e diferentes parâmetros técnicos que correspondem aos sinais emitidos por balizas”, diz o porta-voz.

Há vários meses as balizas pararam de emitir os sinais sonoros que permitem facilitar sua localização.

Mesmo assim, o fato da área onde estariam as caixas-pretas ter sido reduzida e delimitada com maior precisão está sendo visto como algo que aumenta as chances de encontrá-las.

Na terceira fase de buscas das caixas-pretas, iniciada em março deste ano, os especialistas vasculharam uma área de 2 mil quilômetros quadrados ao noroeste da última posição conhecida do avião. No início desta semana, o BEA havia anunciado o prolongamento desta terceira fase de buscas.

Luc Chatel, porta-voz do governo francês, declarou, no entanto, nesta quinta-feira a uma rádio francesa, que é preciso ter “extrema prudência” em relação à possibilidade de encontrar as caixas-pretas.

"Por enquanto, trata-se de uma zona de localização. Depois, é preciso saber se será possível recuperar as caixas-pretas e em que profundidade elas estariam. Seria uma excelente notícia para todos, principalmente para as famílias das vítimas, para saber o que realmente aconteceu nesse voo Rio-Paris, mas prefiro me manter muito prudente no momento”, afirmou Chatel.

Segundo o BEA, as caixas-pretas do avião são fundamentais para descobrir as causas do acidente.

Até o momento, os investigadores do BEA afirmaram que houve falhas nos sensores de velocidade do avião, mas que isso “seria um elemento, não a causa do acidente”.

Impacto na água destruiu avião da Air France, dizem investigadores

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Asa do avião

Investigadores já recolheram algumas partes do avião

O avião da Air France, que caiu no mar depois de partir do Rio de Janeiro com destino a Paris no último dia 31 de maio e causou a morte de todas as 228 pessoas a bordo, não se partiu durante o voo, segundo informaram nesta quinta-feira as autoridades francesas que investigam o caso.

No primeiro relatório sobre o acidente, Alain Bouillard, que lidera as investigações pelo órgão francês BEA, afirmou que o avião caiu no mar em alta velocidade e teria se destruído com o impacto na água.

"O avião não foi destruído durante o voo. Ele parece ter atingido a água com uma forte aceleração vertical", disse.

Segundo Bouillard, o leme do avião ainda estava fixado à estrutura da aeronave e foi deformado por um movimento de trás para frente, sem ter sido rompido nas laterais.

O investigador afirmou também que foram encontrados coletes salva-vidas não inflados entre os destroços do Airbus 330, o que indicaria que os passageiros não estavam prontos para a amerissagem. As conclusões foram tiradas a partir da análise de 640 destroços resgatados.

Controle aéreo

Os investigadores disseram que o controle do tráfego aéreo da rota do voo AF 447 deveria ter sido passado do Brasil para o Senegal, mas que isso nunca ocorreu.

Bouillard afirmou que os pilotos tentaram se conectar com um sistema de dados na capital senegalesa Dacar três vezes - a última vez às 23h01 no horário de Brasília -, mas que isso não teria dado certo.

O último registro do avião foi feito às 23h10 de Brasília, dez minutos antes de a aeronave passar por um ponto da rota sobre o qual o controle aéreo em Dacar deveria ter sido informado pelos controladores brasileiros. No entanto, isso não ocorreu.

O protocolo de segurança entre o Brasil e Dacar estabelece que, se não houver contato três minutos após o momento previsto da passagem do avião naquele ponto da rota, um alerta deve ser lançado, explicou Bouillard. Porém, o alerta de emergência só foi dado seis horas depois do desaparecimento do voo.

"Essa falha está sendo analisada. Um dos eixos das investigações é descobrir por que levou tanto tempo para as mensagens de alerta serem lançadas", afirmou.

Além disso, os controladores aéreos senegaleses não tinham recebido o plano de voo - um fato, entretanto, que Bouillard disse não ser totalmente atípico.

Caixas-pretas

O investigador disse que as buscas pelas caixas-pretas da aeronave foram estendidas até o dia 10 de julho. A expectativa é de que as caixas parem de emitir sinais sonoros nesta semana.

No dia 15 de julho começará uma segunda fase de busca das caixas-pretas, que prevê a exploração regular e sistemática do fundo do mar com robôs equipados de sonares - não mais para tentar identificar os sinais sonoros emitidos pelos registradores de dados, mas para tentar encontrar pedaços do avião. Essa fase ocorrerá em uma área de buscas menor que a atual e irá até o dia 15 de agosto, informou Bouillard.

O investigador reiterou que a causa do acidente ainda não pode ser determinada. "Temos muito poucos elementos para reconstituir o quebra-cabeças", disse, evitando considerar a possibilidade de que as caixas-pretas não sejam encontradas, o que tornaria a investigação muito mais difícil.

Ele também falou sobre outro ponto das investigações, os sensores de velocidade do avião, os chamados tubos pitot. Problemas nos sensores de velocidade vêm sendo apontados como uma das possíveis causas do acidente.

"Os sensores de velocidade não foram descartados da sequência (de eventos) que conduziu ao acidente. Suspeitamos que os tubos pitot possam ter alguma ligação com a incoerência das velocidades medidas", afirmou o investigador.

Segundo ele, até agora, os investigadores franceses não tiveram acesso aos exames de autópsia dos corpos levados para o Brasil, mas isto deve ocorrer no próximo mês.

Onda de calor provoca 'invasão' de crocodilos no México

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Uma forte onda de calor está provocando uma "invasão" de crocodilos no Estado de Tabasco, no sudeste do México.

Nas últimas semanas, as autoridades locais capturaram nove animais em pátios e caixas d'água de casas de Villahermosa, a capital do Estado.

Na Lagoa das Ilusões, um dos principais locais de lazer do centro da cidade, dois homens foram atacados.

Tabasco concentra 30% da água doce corrente disponível no México, e a maioria de suas cidades se localizam perto de rios e lagoas.

Mas com o calor, o nível das águas baixou, forçando os crocodilos a procurar locais úmidos na zona urbana.

'Acostumados'

"A interação entre as pessoas e os diversos animais que habitam os pântanos é permanente", explicou à BBC Roberto López, diretor de Defesa Civil do governo de Tabasco.

"O problema é quando os crocodilos usam os pátios ou canos para fazer seus ninhos."

O governo está recomendando prudência aos cidadãos, caso se deparem com um animal.

"Ainda que estejam acostumadas a vê-los, as pessoas têm que ter cuidado e não provocá-los. O mais conveniente é se afastar e chamar as autoridades", recomendou López.

A última vez que crocodilos deixaram seu habitat rumo às cidades foi em 2007, quando a maior parte de Tabasco sofreu inundações por causa da cheia de rios.

Villahermosa ficou alagada durante várias semanas, nas quais dezenas de crocodilos permaneceram em casas ou piscinas de hotéis.

Internet passa a ter endereços em outros alfabetos

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Firefox

Além do arábico, podem ser usados caracteres do chinês e outros

A internet passou a aceitar nesta quinta-feira endereços totalmente compostos por caracteres de alfabetos não-latinos, de acordo com uma decisão "histórica" da agência que regulamenta a rede mundial de computadores, a Icann (Corporação da Internet para atribuição de Nomes e Números, na sigla em inglês).

Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são alguns dos primeiros países a anunciar os chamados "códigos do país" no alfabeto arábico.

A mudança técnica implementada pela Icann também permitirá o uso de caracteres tailandês, chinês e tâmil. Mais de 20 países requisitaram aprovação de domínios nacionais à Icann.

Os domínios estariam "disponíveis para uso imediato", mas a organização admite que ainda deve levar algum tempo até que todos os alfabetos funcionem corretamente, embora isso tenha sido classificado como "formalidades".

Histórica

A mudança foi classificada como "histórica" pelo presidente da Icann, Rod Beckstrom.

A instituição trabalha há anos para implementar essa mudança. Anteriormente, os endereços de websites podiam utilizar alguns caracteres não-latinos, mas os códigos de países, como “.eg” para o Egito, tinham que ser escritos com caracteres latinos.

"Todos os domínios arábicos vão permitir a escrita completa dos nomes da direita para a esquerda", afirmou Kim Davies, também da Icann, em um blog.

Um dos primeiros sites a adotar o endereço completo em arábico foi o do ministério das Comunicações do Egito.

No entanto, países como China e Tailândia já tinham implementado mecanismos para driblar a dificuldade, permitindo que tudo fosse escrito no alfabeto local.

Mas as soluções não eram aprovadas internacionalmente nem funcionavam em todos os computadores.

A Icann alertou nesta quinta-feira que os nomes de domínio internacionalizados (IDN, na sigla em inglês) tampouco devem funcionar em todos os computadores.

Para isso, é preciso que o usuário tenha instalados os alfabetos em seu computador.