quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Conheci o mensalão pela TV, afirma Palocci

0

Marina Mello, Portal Terra

BRASÍLIA - O ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antônio Palocci (PT-SP) afirmou nesta quarta-feira, após prestar depoimento à Justiça Federal, que só ficou sabendo da existência do mensalão pelos jornais e TVs.

- Tive conhecimento dos fatos divulgados em jornais da época e televisão. Não tenho conhecimento algum além do que fui publicado - disse.

Palocci foi arrolado como testemunha do presidente do PTB, Roberto Jefferson, no processo do mensalão, nome dado pelo próprio petebista ao suposto esquema que seria executado pelo governo em meados de 2006.

Segundo Jefferson acusou na época, os governistas distribuíam dinheiro para parlamentares da base aliada em troca de apoio para a aprovação de projetos no Congresso.

Hoje, Palocci afirmou que, apesar de dificuldade que o governo teve para aprovar temas como a Reforma da Previdência, ele nunca teve conhecimento de que isso tivesse ocorrido mediante a troca de verbas por favores.

- Nenhum parlamentar exigiu recompensa financeira para apoiar o governo. As reuniões eram de cunho político para saber como realizar uma reforma tributária e da previdência. Nunca tratavam de coisa alheia a esse tipo de discussão - afirmou.

Palocci disse ainda que nunca conheceu o publicitário mineiro Marcos Valério, apontado por Jefferson como operador do esquema corrupto.

Já em relação ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, Palocci, que também foi acusado de participar do esquema do mensalão, afirmou que o petista não se envolvia em assuntos do Congresso desde que assumiu a pasta.

- Ele não tinha (influência). Desde que se tornou ministro em 2003, ele, até onde eu tenho conhecimento, não desempenhava funções partidárias - afirmou.

Na época do escândalo do mensalão, Dirceu foi afastado da Casa Civil e depois teve seu mandato de deputado federal cassado pela Câmara.

Limpeza em reservatório deixa 136 mil sem água em São Paulo

0

Cerca de 136 mil moradores da zona sul de São Paulo ficarão sem água nesta quinta-feira durante o trabalho de lavagem do reservatório de água Embu-Santo Eduardo. O serviço acontece entre 8h e 18h e será realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Serão afetados os bairros Chácara Caxingui, Jardim Santa Tereza, Parque Independência, Jardim Valo Verde, Chácara São Marcos, Parque Pirajussara, Jardim dom José, Jardim da Luz, Jardim São Vicente, Jardim Vazame, Jardim Presidente Kennedy, Jardim Silvana e Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A normalização do abastecimento ocorrerá de forma lenta e gradual após o término da limpeza. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195 que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.

Michelle Obama brinca de bambolê na Casa Branca

0

Michelle Obama com bambolê

Primeira-dama impressionou os convidados com 142 voltas do bambolê

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, brincou de bambolê no jardim da Casa Branca nesta quarta-feira, durante um evento para promover atividades saudáveis entre as crianças.

Michelle surpreendeu jornalistas e conseguiu fazer o bambolê dar 142 voltas.

Cerca de 100 crianças e seus pais foram convidados para passar a tarde na Casa Branca, onde várias atividades esportivas e lúdicas foram promovidas.

Michelle também discursou sobre a importância de uma boa alimentação na vida das crianças. Chefs foram contratados para fazer receitas que transformassem ingredientes saudáveis em lanches saborosos.

Michelle disse que as crianças podem comer guloseimas eventualmente, desde que mantenham uma dieta equilibrada.

Michelle não conseguiu repetir o sucesso do bambolê na brincadeira de pular corda. Após três tentativas, ela desistiu de pular nas cordas duplas.

Terras griladas na Amazônia são anunciadas para venda na internet

0

Propriedades anunciadas estão em Lábrea, no sul do Amazonas

Sites de venda de imóveis na internet estão anunciando a venda de terras ocupadas ilegalmente na Amazônia. É o caso de fazendas que foram divulgadas no site MF Rural, cuja sede está localizada em São Paulo.

Segundo o coordenador do Terra Legal, programa de regularização fundiária do governo federal, Carlos Guedes, os imóveis oferecidos na internet não constam no cadastro oficial de propriedades privadas.

- Ficou comprovado por meio da nossa análise que, além de não serem terras particulares - serem em terras públicas - boa parte dessas áreas estava sobre unidades de conservação e de terras indígenas já demarcadas pelo governo federal.

As terras divulgadas no site estão em Lábrea, no sul do Amazonas. A região integra a lista dos 43 municípios responsáveis pela metade do desmatamento na Amazônia, segundo os dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Agora, o site MF Rural será questionado na Justiça.

- A partir dos efeitos que podem ser tomados na esfera judicial, nós vamos procurar, do ponto de vista administrativo, avançar nessa investigação, utilizando pra isso a continuidade dessas iniciativas na área de inteligência com o sistema de proteção da Amazônia.
O responsável pelo endereço eletrônico do MF Rural, Wilson Oslis Sanchez Lucas, se defende das acusações ao afirmar que o site faz somente a divulgação das terras a serem vendidas.

- Os responsáveis pelo anúncio são as pessoas que anunciam e não a rádio, o jornal ou um site. Sendo que a internet não negocia, ela apresenta os produtos, mas não é responsável.

Wilson Lucas informou ainda que os anúncios continuam no site para que a Justiça possa chegar aos responsáveis pelas terras ilegais.

Um recente recadastramento de terras em Lábrea aponta que 46 dos 120 imóveis na região não têm posse legalizada. Mais 200 imóveis tiveram o cadastro suspenso no ano passado.