quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alemão decifra código que garante privacidade em celulares

0

Telefone celular

Descoberta de Nohl pode facilitar escutas ilegais

Um especialista em computação alemão anunciou ter decifrado o código secreto usado para proteger as conversas de mais de quatro bilhões de usuários de telefones celulares.

Trabalhando com outros especialistas, Karsten Nohl passou os últimos cinco meses tentando desvendar o algoritmo usado para codificar a tecnologia GSM.

A tecnologia é o padrão mais popular para redes de telefonia celular no mundo, e a descoberta permite que qualquer pessoa ouça conversas telefônicas privadas.

Durante o evento Chaos Communication Congress, em Berlim, na Alemanha, Nohl disse que seu trabalho demonstra que o sistema de segurança da tecnologia GSM é "inadequado".

"Estamos tentando informar as pessoas sobre essa ampla vulnerabilidade", ele disse à BBC News.

"Esperamos criar pressão e demanda adicional dos consumidores para uma codificação melhor".

A GSM Association (GSMA), entidade que criou o algoritmo de segurança usado no GSA e que supervisiona seu uso, disse que o trabalho de Nohl seria considerado "altamente ilegal" na Grã-Bretanha e em muitos outros países.

"Isso não é algo que levamos na brincadeira, de maneira alguma", disse uma porta-voz da associação.

Nohl, por sua vez, disse à BBC que consultou advogados antes de publicar seu trabalho e que acredita que o trabalho está dentro da lei.

Algoritmo

Nohl, trabalhando em associação com "algumas dúzias" de pessoas, disse ter publicado as informações que permitem a quebra do algoritmo A5/1, um código de segurança criado há 22 anos e usado por muitas empresas de telefonia celular.

Para quebrar o código, Nohl, que se define como um "pesquisador de segurança na ofensiva", usou redes de computadores para tentar "todas as possíveis combinações" para o código. Ele disse que havia trilhões de possibilidades.

Os resultados estão detalhados em uma vasta tabela, que pode ser usada para determinar a combinação do código usado para proteger uma conversa ou mensagem em texto.

"É como uma lista telefônica - se alguém lhe diz um nome, você pode procurar o número", ele disse.

Barateamento

Já era possível decodificar sinais GSM para ouvir conversas, mas o equipamento custa muito caro.

Segundo Ian Meakin, da empresa de codificação para celulares Cellcrypt, apenas agências governamentais e criminosos "com bom financiamento" tinham acesso à tecnologia necessária.

O especialista disse que o trabalho de Nohl representa para ele "uma imensa preocupação".

"Ele torna mais fácil para pessoas e organizações quebrar ligações GSM", disse Meakin à BBC.

"(O trabalho) coloca esses instrumentos e técnicas nas mãos de criminosos."

A GSMA, no entanto, disse que não há motivo para preocupação.

Segundo a entidade, houve "vários" trabalhos acadêmicos demonstrando como o A5/1 poderia ser prejudicado, mas "nenhum levou a um ataque na prática até agora".

A associação disse que já está trabalhando em uma versão melhorada do algoritmo, conhecida como A5/3.

Apresentador de rádio é demitido após chamar discurso da rainha de ‘chato’

0

A rainha Elizabeth 2ª durante o discurso de Natal

Rainha falou sobre soldados mortos no Afeganistão em seu discurso

Um apresentador de uma rádio de Birmingham, no centro da Grã-Bretanha, foi demitido depois de interromper a transmissão de um discurso da rainha Elizabeth 2ª no Natal, dizendo que ele estava chato.

O apresentador e comediante Tom Binns interrompeu a transmissão do discurso na rádio BRMB, que havia entrado no ar por engano no lugar do noticiário, dizendo: “Duas palavras: Cha-To”.

Em seguida ele comentou que a família real é considerada boa para o turismo, mas que a França degolou sua família real e continua recebendo turistas.

Binns colocou então no ar a música Last Christmas, do grupo Wham!, liderado por George Michael, dizendo que passava “de uma rainha para a outra” (a palavra queen, rainha em inglês, é também usada como gíria para homossexual).

A companhia Orion Media, proprietária da rádio, disse ter recebido “um pequeno número” de reclamações de ouvintes, mas confirmou ter suspendido o contrato com Binns.

Soldados mortos

A rainha usou seu tradicional discurso de Natal deste ano para expressar a sua tristeza pelo número recorde de soldados britânicos mortos no Afeganistão neste ano desde a invasão de 2001.

Binns disse não ter escutado o conteúdo do discurso e que resolveu fazer piada porque ele não deveria ter entrado no ar.

“Ninguém teria sintonizado na estação para ouvir o discurso da rainha, então eu tentei lidar com isso de uma maneira engraçada. Afinal de contas, eles empregam comediantes para fazer piadas”, afirmou ele a um site local.

Ele criticou a decisão da rádio de demiti-lo como uma reação de “reflexo instantâneo”, por temor em relação às agências reguladoras de mídia.

“Estamos chegando a um ponto em que os comediantes não podem falar mais nada que possa possivelmente ofender qualquer um”, disse.

O diretor de programação e marketing da Orion Media, David Lloyd, afirmou que o apresentador fez “comentários inapropriados” sobre o discurso da rainha.

“Não concordamos com o que ele disse de forma nenhuma, tenha ele falado de brincadeira ou não”, disse.

Segundo ele, a estação está contactando os ouvintes que fizeram as reclamações sobre os comentários de Binns para pedir desculpas pessoalmente. A rádio também levou ao ar um pedido público de desculpas.

Dono do 'melhor emprego do mundo' é picado por água-viva letal

0

Ben Southall

Southall admitiu ter se vestido inadequadamente para mergulho

O britânico que venceu o concurso pelo chamado "melhor emprego do mundo" na Austrália admitiu em seu blog que correu risco de vida depois de ter sido picado por uma minúscula água-viva letal.

O incidente ocorreu na última semana de Ben Southall, de 34 anos, no emprego de zelador da ilha de Hamilton, situada na Grande Barreira de Corais australiana.

No blog que ele manteve durante seus seis meses na ilha, Southall contou que sentiu uma "pequena picada nas costas" quando estava na praia.

Mas em seguida, apresentou sintomas cada vez mais fortes de febre, dor de cabeça, dor nas costas, aperto no peito e pressão alta, o que levou seus médicos a diagnosticarem o envenenamento.

'Criaturinha'

A água-viva que picou Southall pertence à espécie Irukandji, que é praticamente invisível a olho nu mas tem um veneno pode ser letal.

"Consegui evitar levar um soco de um canguru, comido por um tubarão e ser picado por uma aranha ou uma cobra. Mas nos meus últimos dias na ilha de Hamilton, fui vítima desta criaturinha minúscula", escreveu o britânico no blog.

Ele afirmou ainda que estava vestido inadequadamente para seu mergulho.

"Isso não é brincadeira. Eu realmente deveria ter vestido todo o traje que é recomendado em todas as praias daqui nesta época do ano."

Southall se recuperou do incidente com antibióticos e repouso.

O britânico venceu 34 mil candidatos para chegar ao posto de zelador da ilha, no que foi uma grande campanha de marketing do Estado de Queensland para atrair turistas para a região.

O emprego deu direito a uma luxuosa casa de três quartos com vista para o mar, além de um salário de cerca de US$ 25 mil mensais.

Lula é uma das 50 pessoas que moldaram a década, diz 'FT'

0

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula combina 'charme e habilidade política', segundo jornal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram a última década.

Segundo o diário, Lula entrou na lista porque "é o líder mais popular da história do Brasil".

"Charme e habilidade política sem dúvida contribuem (para sua popularidade), assim como a baixa inflação e programas de transferência de renda baratos, mas eficientes", diz o jornal.

"Muitos, inclusive o FMI, esperam que o Brasil se torne a quinta maior economia do mundo até 2020, trazendo uma mudança duradoura na ordem mundial."

Vilões

Ainda no campo da política, o FT também destaca como as personalidades mais influentes da década o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler alemã Angela Merkel; o ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente da China, Hu Jintao.

O jornal selecionou também o que chamou de "alguns vilões" que acabaram por determinar o curso da história destes últimos dez anos, como o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o ex-presidente americano George W. Bush.

A lista do FT também inclui personalidades das áreas de negócios, economia e cultura. Muitas delas refletem o crescimento e o fortalecimento da internet e das novas tecnologias, como os empresários Jeff Bezos, da loja virtual Amazon; Meg Whitman, do eBay; Larry Page e Sergey Brin, do Google; Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams, do Twitter; Mark Zuckerberg, do Facebook; e Steve Jobs, da Apple.

Outras figuras foram eleitas pelo jornal britânico pelo mérito pessoal de terem se tornado ícones mundiais em suas áreas, como a escritora JK Rowling, autora dos livros do personagem Harry Potter; o jogador de golfe Tiger Woods; a apresentadora americana Oprah Winfrey; o diretor japonês de desenhos animados Hayao Miyazaki; o produtor de TV John De Mol, criador da fórmula do Big Brother; e os astros da música Beyoncé e Jay-Z.

"Listas como estas são subjetivas e, de certa maneira, arbitrárias, mas tentamos capturar indivíduos que tiveram um grande impacto no mundo ou em sua região - para o bem ou para o mal", explicou o jornal.