sábado, 21 de novembro de 2009

Ford investirá R$ 2 bilhões no Brasil, diz governador da Bahia

0

A Ford planeja investir R$ 2 bilhões no Brasil até 2015, com a maior parte desse montante direcionado à Bahia. Como parte do plano de investimentos que será oficialmente anunciado nesta sexta-feira em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governos federal e estadual vão ampliar os benefícios tributários à Ford, disse o governador do Estado, Jacques Wagner, à rádio BandNews FM.

O objetivo da empresa é expandir a produção e aproveitar o crescimento que se espera na maior economia da América Latina, disse Wagner.

Uma porta voz da Ford no Brasil disse que a empresa não se manifestaria até que o anúncio oficial fosse feito, por volta do meio-dia.

A Ford é a quarta maior montadora do Brasil em vendas, e a segunda dos Estados Unidos, atrás da General Motors.

O Brasil é um importante mercado para fabricantes de atuomóveis como a italiana Fiat, a alemã Volkswagen, e as americanas GM e Ford. Indústrias asiáticas e francesas também têm dependido cada vez mais do Brasil para compensar as perdas nos mercados domésticos.

'Onda gigante' assusta moradores e causa destruição em SC

0

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2009/11/19/1368650-8245-atm14.jpg

O mar arrastou barcos e causou destruição em Pântano do Sul, em Florianópolis
19 de novembro de 2009
Foto: Fabrício Escandiuzzi/terra

Fabrício Escandiuzzi
Direto do Santa Catarina

Uma "onda gigante" assustou moradores e deixou um rastro de destruição no final da tarde desta quinta-feira em Florianópolis. O mar chegou a arrastar carros e barcos e atingiu pelo menos oito restaurantes no bairro Pântano do Sul, uma das mais tradicionais comunidades de pescadores da capital catarinense. A onda invadiu o bairro por volta das 17h, momento em que os ventos chegaram a 80 km/h na região.

De acordo com os moradores, o mar recuou rapidamente e, em seguida, a onda se formou e atingiu a costa. Com aproximadamente 5 m de altura, ela arrastou tudo o que estava na praia. Barcos chegaram a ser arremessados contra restaurantes e carros. Um deles chegou a parar no telhado de uma das casas. Um pescador sofreu ferimentos leves.

Quando a onda atingiu a costa e começou a invadir restaurantes e arrastar barcos e carros. Não havia muitas pessoas na praia. "Achei que fosse morrer ali e então corri para o supermercado", afirmou a morada Mariza Emília Martins. "Moro aqui há 52 anos e nunca vi uma coisa assim. Se fosse num domingo, quando a praia está cheia, iria morrer muita gente".

Após a onda, as embarcações foram recolhidas às pressas por voluntários e populares e colocadas no meio da principal rua do bairro. Por volta das 19h, os moradores começaram a limpar restaurantes e tentavam recolher os destroços. Pelo menos dez barcos de pescadores locais foram destruídos ou danificados pela onda. Quatro carros foram danificados e um deles, que chegou a ser arrastado pelo mar e atingido por uma embarcação, permanecia na areia à espera de um guincho. Pela praia, o rastro de entulhos, pedras e destroços das cadeiras dos restaurantes.

A dona de casa Ana de Soares chorava ao olhar a destruição no barco de seu filho. "Como é que ele vai trabalhar? Uma vida inteira aqui e meu menino ganha a vida com esse barco", disse.

Os moradores relataram que nunca haviam visto algo semelhante no Pântano do Sul. Enquanto alguns afirmavam se tratar de um "tsunami", outros diziam que a tempestade ocorrida no final da tarde havia sido "estranha". "A água cresceu de repente, tomou o costão e foi levando tudo o que havia pela frente. A gente tem maré alta e ressaca. Mas nunca vi a água subir pelas casas e arrastar tudo assim", disse Fátima Campos, que mora à beira da praia há mais de 30 anos. "É uma coisa desesperadora, os barcos e os carros pareciam de papel. A gente acha que coisas assim só acontecem pela televisão".

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência da onda, mas a considerou como um "fato isolado". De acordo com o gerente do órgão, major Emerson Emerim, a entrada de ventos fortes ocasiona o aumento da água na região do Pântano do Sul. "Tivemos ventos de 90 km/h em Florianópolis e, como aquela região é mais baixa, essa onda, ou ondas, entraram com muita força e altura. Os danos foram materiais", disse.

A chuva continua no estado durante toda a madrugada, o que preocupa a Defesa Civil. "Temos registrado chuvas fortes e com muitas descargas elétricas (raios). Estaremos em alerta nas próximas horas", afirmou o major.

RS registra seis mortes em decorrência do temporal

0

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde de quinta-feira provocou a morte de seis pessoas no Estado. De acordo com a Defesa Civil, até as 10h30 desta manhã, 23 municípios já haviam decretado situação de emergência desde a última sexta-feira. A previsão é que este número aumente ao longo do dia.

Segundo a Defesa Civil, foram registradas duas mortes em Porto Alegre, duas mortes em Canoas, na região metropolitana, uma em Capivari do Sul e uma em Cidreira. O temporal deixou cerca de 10 mil pessoas desalojadas e 1,5 mil desabrigadas em todo o Estado.

Previsão do Tempo
Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade associadas a uma frente fria deixam o tempo carregado no Sul do País. O sol aparece com força, as nuvens aumentam no decorrer do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva no centro-sul e no leste gaúcho e no leste de Santa Catarina e do Paraná. O sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva nas demais áreas da região.

EUA: adolescente diz ter matado vizinha "para ver como era"

0

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2009/11/20/1368865-4254-atm14.jpg

Alyssa Bustamante, 15 anos, tentou cometer suicídio após ter sido detida

20 de novembro de 2009
Foto: AP

Em um site, a americana Alyssa Bustamante, 15 anos, cita "matar pessoas" como um dos seus hobbies. Parece exagero adolescente, mas as autoridades de Jefferson City, no Estado americano do Missouri, dizem que é a mais pura verdade. Segundo informou o site Huffington Post nesta sexta-feira, a jovem é acusada pela morte de Elizabeth Olten, 9 anos, sua vizinha. Ela teria estrangulado a menina e cortado sua garganta.

Alyssa, que está sendo mantida sob custódia juvenil desde o dia 23 de outubro, quando levou a polícia até o corpo de Elizabeth, foi indiciada por assassinato. Ontem, seu advogado teria pedido que ela fosse internada em um hospital para iniciar um tratamento mental imediatamente. Há um ano, Alyssa postou um vídeo em que ela intencionalmente encosta em uma cerca eletrificada e depois incita seus irmãos menores a fazerem o mesmo.

Na quarta-feira, oficiais de justiça disseram, durante um depoimento, que Alyssa tentou cometer suicídio em 2007 e vem recebendo tratamento para a depressão desde então. Em outro testemunho, um policial afirmou que a adolescente confessou ter cavado dois buracos para usar como cova. Cinco dias depois, matou Elizabeth sem motivo algum, apenas para ver como era, segundo o Huffington Post.

Apesar de ter apenas 15 anos, Alyssa foi indiciada como um adulto. De acordo com o juiz Jon Beetem, o Estado não teria condições adequadas para tratar Alyssa caso ela continue sob custódia do sistema prisional juvenil. A defesa não concorda. "Dessa forma, nós vamos sentenciar Alyssa à morte", disse o advogado Kurt Valentine, fazendo referência a outra tentativa de suicídio da jovem após ter sido detida.