domingo, 26 de julho de 2009

Massa está 'estável' após cirurgia na Hungria

0

Massa foi atendido rapidamente e levado ao hospital de helicóptero


O piloto de Fórmula 1 brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, está em "estado crítico, mas estável", depois de uma operação em um hospital de Budapeste, para onde foi levado após um grave acidente durante o treino deste sábado para o Grande Prêmio da Hungria deste domingo.

A Ferrari do brasileiro se chocou contra uma barreira de pneus em alta velocidade, depois que o piloto foi atingido no capacete por uma peça que teria se soltado do carro do compatriota Rubens Barrichello, da equipe Brawn. Massa sofreu concussão craniana e um corte profundo.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, um porta-voz do hospital afirmou no sábado que Massa "corre risco de vida". No entanto, a Ferrari desmentiu as informações, afirmando que o resultado da operação foi "positivo".

A equipe italiana disse que o brasileiro vai continuar em observação na UTI do hospital. No domingo deve ser divulgado um novo comunicado sobre o estado de saúde de Massa.

O diretor médico do hospital militar AEK, Peter Bazso, afirmou que Massa está anestesiado e que "deve acordar no domingo".

No site Twitter, Barrichello disse que visitou Massa no hospital e que a cirurgia "transcorreu muito bem. Ele agora está dormindo e deve fazer novos exames amanhã".

'Não acredito em coincidências'

O brasileiro pediu o estudo de medidas de segurança mais rigorosas para evitar novos acidentes e comentou a semelhança do acidente com o que matou o piloto de Fórmula 2 Henry Surtees, de 18 anos, no último domingo.

"Sinceramente não acredito em coincidências na vida. As coisas acontecem por um motivo e acho que essa é a segunda mensagem", afirmou Barrichello.

Surtees morreu no que foi considerado um acidente insólito, ao ser atingido por uma roda que se desprendeu do carro de um adversário.

"Imola (onde Ayrton Senna morreu em 1994) foi uma mensagem, e os carros foram melhorados. Infelizmente, perdemos um menino (Surtees), o que é tremendamente triste."

"Não é uma coincidência que alguma coisa tenha acontecido agora. Na GPDA (Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios), conversamos bastante sobre isso ontem (sexta-feira), e algo precisa ser feito. Absolutamente", completou Barrichello.

O brasileiro confirmou que algo se rompeu no carro dele, mas disse não saber o que foi.

Massa, que já venceu 11 GPs na carreira, chegou a frear levemente antes de sair da pista do Hungaroring e bater de frente na barreira de contenção, a mais de 200 km/h.

O piloto de 28 anos foi atendido rapidamente por uma equipe médica, antes de ser levado de helicóptero para o hospital AEK, de Budapeste.

Ele não deve participar do GP da Hungria neste domingo.

Garoto, 5, pede em carta a premiê sueco que proíba venda de doces

0

Balas à venda em loja na Grã-Bretanha (arquivo)

Em resposta, premiê defendeu direito de se comprar - ou não - balas

O pedido de um garoto de cinco anos de idade para que o governo sueco proibisse a venda de balas e doces foi educadamente recusado pelo primeiro-ministro da Suécia.

O menino, William, havia feito o apelo em uma carta endereçada ao premiê, Frederik Reinfeldt.

"Olá, Frederik. Meu nome é William e tenho cinco anos de idade. Você pode proibir as lojas de vender balas?", escreveu.

A consulta foi motivada pela frustração de William ao gastar, por impulso, 20 coroas suecas (cerca de R$ 5) em doces, certa vez em que saiu às compras com o avô.

A despesa o deixou sem dinheiro para comprar uma pulseira verde e dados mágicos que ele dizia querer "de verdade".

Irritado com o erro de cálculo, pediu ao avô que o ajudasse a escrever uma carta ao premiê sueco pedindo a proibição da venda de doces no país.

Mas a resposta do primeiro-ministro foi como um trecho de livro-texto sobre as teorias liberais.

"Muita gente acha que é legal comer doces de vez em quando", respondeu. "Se as pessoas não quiserem comer doces, podem decidir não comprá-los."

Fracassada a pressão para mudar a legislação, William decidiu insistir com o avô, que prometeu largar o cigarro se o garoto largasse os doces.

Não há informações para confirmar ou descartar que isto tenha ocorrido. Mas sabe-se que no fim o garoto conseguiu a pulseira e os dados mágicos - depois, segundo os relatos, de o avô ganhar no bingo e vir ao socorro do neto determinado.

Apresentador da BBC construirá casa de lego 'para morar'

0

O apresentador da BBC James May

James May disse que pretende morar na casa 'por alguns dias'

Um dos apresentadores do programa da BBC Top Gear, James May, está procurando voluntários para ajudá-lo a construir uma nova casa - totalmente feita de peças de lego.

A residência de dois andares, na qual May disse que pretende morar por alguns dias, é parte da série de TV James May's Toy Stories, que o apresentador diz ter "a missão de celebrar os brinquedos mais amados da Grã-Bretanha".

O projeto será construído na cidade de Dorking, a cerca de 40 km ao sul de Londres, a partir do próximo sábado.

Mais de três milhões de peças de lego já foram enviadas para o local. A casa será elevada em tamanho real, com escada, banheiro e chuveiro.

"Estão construindo para mim um aparelho sanitário feito de lego. Acho que é possível", disse May. "Tudo na minha casa de lego deve ser, se possível, de lego."

Ele acrescentou que o fornecimento de energia, água e esgoto será "da mesma forma que para uma casa de verdade".

May apresenta o programa Top Gear, da BBC, em parceria com Jeremy Clarkson e Richard Hammond.

Em vôos solos, já conduziu programas sobre a história dos brinquedos e sobre como as brincadeiras na infância definem a identidade dos sexos.

Em projetos semelhantes ao atual, James May construiu um jardim feito inteiramente de plástico e montou o maior aeromodelo feito com o material.

Jardim de plástico construído por James May

Em projeto semelhante, apresentador construiu jardim de plástico

A BBC está pedindo ao público que doe peças para o projeto ou se candidate para trabalhar ao lado do astro nele.

"Quem tiver peças de lego que não estiver usando e quiser doar a uma valiosa causa pioneira em termos de lego, ficaremos felizes em receber", disse May.