quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cartão de crédito é a principal pendência para 71,1% dos endividados.

0

SÃO PAULO – O cartão de crédito  lidera a lista dos tipos de dívidas dos brasileiros em outubro. De acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), neste mês, 71,1% dos consumidores endividados têm dívidas com o dinheiro de plástico para arcar.

Considerando as faixas de renda, a situação não muda muito, uma vez que, entre aqueles com ganhos de até 10 salários mínimos, 71% têm dívidas no cartão de crédito, ao passo que entre os que ganham acima desse patamar, 72,7% estão na mesma situação.

De maneira geral, a Peic revelou que, em outubro, 58,6% dos consumidores do País estão endividados – número menor que o registrado em setembro, quando 59,2% estavam nessa situação.

Carnês, crédito pessoal e financiamento de carro

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (19), o pagamento dos carnês, do crédito pessoal e do financiamento do carro também estão na lista de dívidas dos brasileiros, atrás do cartão de crédito.

Na primeira modalidade, 23,4% dos consumidores têm dívidas. Entre os que ganham até 10 salários mínimos, 24,6% têm carnês a pagar, ao passo que 11,9% dos que recebem acima desse patamar estão na mesma situação.

Considerando as dívidas no crédito pessoal, 11,2% dos consumidores têm esse comprometimento em outubro. Na análise por faixa de renda, o nível de endividamento nessa modalidade é semelhante. Entre os que recebem até 10 mínimos, 11,3% têm dívidas desse tipo, ao passo que entre os de maior renda, 11,4% estão nessa situação.

No caso do financiamento de veículos, na média geral, 9% dos pesquisados têm dívidas desse tipo neste mês. Dentre os que recebem até 10 mínimos, 7,2% têm esse tipo de dívida para pagar, enquanto que, dentre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 24,7%.

Cheque especial, pré-datado e consignado

A Peic ainda revelou que, em outubro, 7,5% dos brasileiros têm dívidas no cheque especial. Entre os pesquisados de menor renda, 6,7% têm dívidas nessa modalidade de crédito, ao passo que entre os que ganham acima de 10 salários mínimos, o percentual é de 13,4%.

No cheque pré-datado, o nível de endividamento é de 3% entre os que ganham até 10 mínimos e de 4,9% entre os que recebem mais. Ao todo, 3,2% dos entrevistados têm dívidas com pré-datados neste mês.

Segundo o estudo, 3,3% dos brasileiros têm empréstimo consignado para quitar em outubro. Considerando os que ganham até 10 salários, 3,4% têm dívidas com essa modalidade de crédito, ao passo que, entre os de maior renda, 2,5% têm débitos com consignado para quitar.

Financiamento de casa

As prestações da casa própria também estão presentes na lista dos tipos de dívidas dos consumidores em outubro, embora em proporção menor que os demais débitos. Neste mês, 2,9% possuem prestações para pagar.

Considerando as faixas de renda, os que recebem mais de 10 salários mínimos estão mais endividados nessa modalidade (6,3%) do que os que recebem menos do que esse patamar (2,5%).

Sobre a pesquisa

A Peic, da CNC, é uma pesquisa mensal, iniciada em janeiro deste ano. Para compilar os dados, a CNC ouviu 17.800 consumidores de todas as capitais do País.

Cartões de lojas cobram juros de mais de 500% ao ano.

0

Os cartões de lojas chegam a cobrar juros de mais de 500% ao ano no crédito rotativo e, em alguns casos, escondem taxas, segundo dados do Procon Rio Claro.

Levantamento feito pelo órgão aponta que as tarifas embutidas podem deixar esse tipo de cartão mais caro que os cartões de crédito convencionais. Facilidade na hora da compra, os cartões de lojas escondem do consumidor uma série de inconvenientes, entre eles juros abusivos e serviços embutidos.

O Procon chama a atenção para uma rede de lojas que cobra custo de manutenção anual de R$ 35,88 e juros do rotativo de 541% ao ano - que são cobrados quando o cliente não paga o valor total da fatura.

Também há casos em que a loja faz propaganda de parcelamento em prestações fixas, mas não informa que há cobrança de juros de 122,71% ao ano e nem que, se o consumidor atrasar, os juros do rotativo são de 504%.

Os supermercados, lojas de departamentos, postos de combustíveis e farmácias estão entre os estabelecimentos que oferecem cartões com a sua própria marca e ficam insistindo com o cliente na hora de qualquer compra.

E, segundo o diretor geral do Procon, advogado Sérgio Santoro, quando o cliente vem reclamar no órgão de defesa do consumidor, não há muito o que "brigar por ele", pois já tinha assinado um contrato, concordando e aceitando a prática abusiva. Por isso, o Procon alerta: cuidado na hora de adquirir cartões de crédito em lojas e supermercados.

Quem possui tempo de contribuição, deve pedir aposentadoria já.

0

Chega em dezembro deste ano nova tabela do Fator Previdenciário

Os trabalhadores que já atingiram os 35 anos de contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no caso dos homens, ou 30 anos, no caso das mulheres, já podem pedir a aposentadoria para escapar de um desconto maior no valor do benefício.

Em dezembro entra em vigor a nova tabela do fator previdenciário - índice que reduz o benefício de quem se aposenta mais cedo.   Segundo o advogado previdenciarista, Humberto Tommasi, a tabela muda com a divulgação da expectativa de vida da população, medida pelo IBGE. "Como a expectativa de vida está aumentando, estima-se que a nova tabela seja ainda mais prejudicial para o segurado.   Assim, quem se aposentar antes da mudança poderá evitar uma redução maior no valor do benefício”, recomenda o Tommasi.
 
 
 
Fonte: Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado (INEJA) - 20/10/2010