sexta-feira, 17 de julho de 2009

Políticos da Flórida propõem caça às cobras no sul do Estado

0

A cobra Python molurus bivittatus

Cobras estariam ameaçando outras espécies do sul da Flórida

Um senador e um deputado da Flórida apresentaram propostas para permitir a caça de uma espécie de cobra que está se tornando cada vez mais comum na região do Parque Nacional dos Everglades, no sul do Estado americano.

A cobra Python molurus bivittatus, de origem asiática, é mantida como bicho de estimação por algumas pessoas. No entanto, alguns dos répteis acabaram sendo liberados na natureza no sul da Flórida e ela está se reproduzindo, ameaçando espécies nativas.

O congressista republicano Tom Rooney apresentou um projeto de lei que permitiria a caça de serpentes da espécie nos Everglades.

Por sua vez, o senador democrata Bill Nelson pediu ao governo dos Estados Unidos que autorize voluntários e agentes autorizados a entrar na reserva durante o inverno deste ano (verão no Brasil) e matar ''o máximo de cobras que puderem''.

Prejuízo

A espécie não-venenosa é uma das maiores do mundo, chegando a alcançar seis metros de comprimento.

Segundo um comunicado divulgado pela assessoria de Rooney, há cerca de 150 mil destes animais vivendo nos Everglades.

De acordo com Rooney, espécies que não são naturais da região em que habitam, como a Python molurus bivittatus, representam um prejuízo anual de US$ 100 bilhões por ano para os Estados Unidos e constituem uma importante ameaça às espécies em extinção do país.

Em maio, o senador Nelson e o secretário do Interior americano, Ken Salazar, realizaram uma visita ao parque dos Everglades.

Durante a visita, eles chegaram a ver uma cobra de cinco metros da espécie, que havia sido capturada por guardas florestais.

O governo da Flórida está implementando as etapas iniciais de um programa que permitirá a especialistas em répteis capturar cobras em regiões administradas pelo Estado.

Explosão de colchão inflável destrói apartamento na Alemanha

0

Colchão inflável

Explosão teria sido causada por fagulha elétrica, dizem bombeiros

Um alemão, de 45 anos, provocou uma explosão em seu apartamento ao tentar consertar um colchão inflável, segundo o corpo de bombeiros local.

O homem, da cidade de Dusseldorf, no oeste da Alemanha, usou solvente de pneu para consertar o buraco, deixando a substância exposta durante a noite.

Mas ao tentar inflar o colchão no dia seguinte, uma fagulha da bomba de ar elétrica teria causado a explosão.

A explosão destruiu a parede da sala e as janelas. O homem e sua filha, de três anos, sofreram queimaduras.

A brigada de incêndio evacuou dois edifícios e isolou a rua, enquanto checava as construções para ver se o impacto teria danificado suas estruturas.

Segundo a edição online do jornal Spiegel, um dos bombeiros contou que o apartamento ficou totalmente destruído.

Segundo o jornal, os prejuízos foram estimados em 20 mil euros e o homem será investigado por causar explosão por negligência.

Audiência de suspeitos de ataques de 11/9 vira caos em Guantánamo

0

Khalid Mohammed

Khalid Mohammed é considerado um dos mentores dos atentados de 11 de setembro

Uma audiência de um tribunal militar com cinco suspeitos de envolvimento nos atentados de 11 de setembro, em Nova York, foi marcada por cenas de confusão em Guantánamo Bay.

Os cinco suspeitos, entre eles Khalid Sheikh Mohammed, considerado o mentor dos atentados que deixaram mais de 3 mil mortos, inicialmente se recusaram a participar da audiência.

O juiz negou o pedido do advogado da acusação para que eles fossem obrigados a participar, mas três deles acabaram aparecendo no tribunal depois de um recesso.

A audiência desta quinta-feira serviria para avaliar se dois dos suspeitos estão mentalmente capacitados para se defenderem.

Durante a audiência, a advogada que representa um dos suspeitos, Ramzi Binalshibh, que não estava presente no tribunal, deu detalhes de como ele havia sido obrigado a ficar acordado enquanto estava detido. Neste momento, o microfone dela foi cortado.

Em outro momento, o suspeito Walid Bin Attash pediu permissão ao juiz para questionar uma testemunha. Ao receber a resposta negativa, ele perguntou: “Mesmo que ele tenha mentido?”.

O juiz novamente disse não e Attash respondeu: “Isso é que é justiça boa!”.

O suspeito Mustafa Ahmad al-Hawsawi pediu para se retirar da audiência depois de ter sido negado a oportunidade de falar. Ele saiu do tribunal escoltado por guardas militares americanos.

Julgamentos

Khalid Sheikh Mohammed se recusou a participar da audiência. Ele é considerado “um dos terroristas mais vergonhosos da história” e já admitiu ter sido responsável pelos atentados de 11 de setembro “de A-Z”.

Considerado o número três da rede al-Qaeda antes de sua detenção, em março de 2003, no Paquistão, Mohammed disse, em uma audiência em Guantánamo, em 2008, que gostaria de se confessar culpado por todas as acusações contra ele.

O governo do presidente americano, Barack Obama, ainda não anunciou se os cinco suspeitos serão julgados ou permanecerão detidos na prisão de Guantánamo Bay até o fechamento do centro de detenção, em 2010.

Em maio, Obama, reabriu os julgamentos militares em Guantánamo. Ele havia ordenado a suspensão logo que tomou posse, em janeiro deste ano, mas, na ocasião, ele não descartou a hipótese de retomá-los após um período de revisão, em que modificações pudessem ser introduzidas.

As comissões militares continuam a ser realizadas para os julgamentos e advogados afirmam que já estariam prontos para começar os processos contra 66 detidos da prisão.

Obama permitiu que alguns dos presos fossem julgados nas cortes militares até que o Congresso aprove uma legislação com mudanças.

Brasil admite que vírus da gripe suína já circula livremente no país

0

Foto: Valter Campanato/ABr

Temporão diz que a estratégia de combate não vai mudar

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, que o vírus da gripe suína já circula livremente no Brasil.

A constatação foi feita após a doença ter sido diagnosticada em uma pessoa que não viajou ao exterior e tampouco teve contato com alguém que tenha viajado. O paciente mora no Estado de São Paulo.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “há evidências” de que o vírus também circule pelo estado do Rio Grande do Sul.

Com isso, o Brasil entra para o grupo de países onde a transmissão é considerada sustentada. Além do Brasil, fazem parte da lista os Estados Unidos, México, Canadá, Reino Unido, Argentina, Chile e Austrália.

Estratégia

De acordo com Temporão, essa mudança de patamar da situação brasileira não afeta a estratégia de combate à doença no país.

“A avaliação do governo demonstra o acerto da estratégia e das medidas tomadas”, disse Temporão. Segundo ele, o Brasil tem se “antecipado” às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

No dia 26 de junho, o governo brasileiro anunciou mudanças de enfoque no combate à doença, restringindo os exames de diagnóstico da gripe suína apenas aos casos mais graves.

Segundo o ministro, a medida – que atende a uma recomendação da OMS – foi “mal entendida”.

“O tratamento independe do diagnóstico. Ou seja, as pessoas que tiverem todos os sintomas serão tratadas, mesmo que não tenham feito o exame”, disse o ministro.

O ministério confirmou nesta quinta-feira mais três mortes em conseqüência da gripe suína, elevando para 11 o número de óbitos. Dessas pessoas, quatro tinham alguma complicação clínica prévia, mas Temporão disse que “é cedo” para estabelecer qualquer tendência.

O Brasil tem ainda 1.175 casos da doença notificados.

Vacina

A vacina para a gripe suína, que está sendo desenvolvida pelos principais laboratórios, ainda é uma “interrogação”, disse Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Segundo ele, ainda não se sabe se as fábricas ligadas a esses laboratórios terão capacidade de atender à demanda pela vacina. Estima-se que, em um cenário pessimista, 2 bilhões de pessoas serão infectadas em todo o mundo.

“Em um cenário pessimista não haverá vacina para todos”, diz o secretário.

Guimarães disse ainda que a vacina está sendo produzida para “uma segunda onda da doença”.

“O rendimento (de produção) também está abaixo do observado tradicionalmente para a vacina contra a gripe comum. Isso influi no prazo de desenvolvimento da vacina”, disse o secretário.

Acidente com palco de show de Madonna mata 2 pessoas

0

Acidente levou ao cancelamento do show de Madonna

Acidente levou ao cancelamento do show de Madonna

A queda do teto do palco de um show da cantora Madonna na cidade portuária de Marselha, na França, matou duas pessoas e deixou ao menos outras oito pessoas feridas.

A segunda vítima fatal do acidente foi um homem britânico de 32 anos que estava sob cuidado intensivo na ala de neurocirurgia de um hospital em Marselha e morreu na madrugada de sexta-feira.

O acidente ocorreu na quinta-feira. Uma equipe de técnicos estava montando o palco do espetáculo, no estádio Velodrome, quando o teto, que já estava parcialmente concluído, desabou, derrubando uma grua.

A queda do teto matou no ato um trabalhador francês de 53 anos.

O show, que integra a turnê Sticky and Sweet, de Madonna, seria realizado neste domingo, mas foi cancelado.

"Estou arrasada com esta trágica notícia. Estou rezando por aqueles que foram feridos e por suas famílias, e ofereço a minha solidariedade para todos aqueles afetados por esta triste notícia'', afirmou Madonna, em um comunicado divulgado pela Live Nation, a empresa que produz a sua turnê.

Outras oito pessoas foram hospitalizadas por conta do acidente, entre elas uma pessoa que está internada e corre risco de vida. Mais de 30 pesssoas sofreram ferimentos leves.

O Velodrome é o segundo maior estádio esportivo da França, tem capacidade para 60 mil pessoas e é sede do time de futebol Olympique de Marseille.

De acordo com bombeiros, o acidente ocorreu quando quatro gruas que erguiam o teto perderam a estabilidade.

''O teto começou a tremer e a cair gradualmente, como ele não caiu de uma só vez, foi possível que várias pessoas conseguissem sair'', de acordo com o vereador de Marselha Maurice Di Nocera.

Um total de 50 funcionários de diferentes países estavam trabalhando na montagem do palco.

Estátua de gnomo com saudação nazista gera polêmica na Alemanha

0

Gnomos fazem saudação nazista (foto: Werner Scheuermann)

Legislação alemã proíbe 'divulgação ou utilização púbica' de saudação nazista

Um gnomo de jardim exposto em uma galeria de arte de Nuremberg está provocando discussão na cidade no sul da Alemanha. A estátua dourada de plástico faz a saudação nazista, gesto proibido no país. A promotoria iniciou inquérito para apurar se a obra fere as leis alemãs.

O incidente, chamado de um "escândalo artístico" pela imprensa alemã, foi iniciado pela divulgação de uma carta anônima enviada a um jornal local.

O autor da peça, o alemão Ottmar Hörl, de 59 anos, afirma que ela tem um caráter de crítica ao autoritarismo e se mostrou surpreso com as acusações.

"Estou bastante espantado que um único gnomo exposto em uma galeria em Nuremberg totalmente desconhecida provoque tamanha discussão pública, por causa da reclamação anônima de um denunciante", afirmou o artista, conhecido por suas gigantescas instalações com centenas de figuras plásticas, e, desde 2005, diretor da Academia de Belas Artes de Nuremberg.

O gnomo dourado está à venda na galeria por 50 euros. Trazendo a inscrição "poisoned" ("envenenado", em tradução livre do inglês) sob o pé, ele era parte de "Dance Of the Devil" ("Dança do Demônio"), instalação criada no ano passado e exposta em outros países, como Bélgica e Áustria.

Ela mostra um grupo contendo originalmente 700 anões de jardim com o braço direito levantado em saudação nazista. Peças da instalação já foram vendidas em outras oportunidades. Na Alemanha, a obra foi exposta anteriormente em Aschaffenburg, tendo sido recusada para uma mostra em uma outra cidade.

"Estamos investigando com atenção se esse caso do anão de jardim é tão claro quanto os casos de placares com a suástica cortada por um traço", afirmou o porta-voz da Justiça local, Wolfgang Träg, se referindo a peças de propaganda de caráter antinazista, que por um tempo chegaram a ser interpretadas como passíveis de punição.

O autor da estátua será convocado para depor, e o dono da galeria também poderá ser chamado a dar esclarecimentos. A legislação alemã prevê que a saudação nazista "não pode ser divulgada nem utilizada publicamente".