quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Grã-Bretanha inicia vacinação em massa contra gripe suína

0

Vacina

Governo espera vacinar 50 milhões de pessoas até o fim do ano

A Grã-Bretanha deu início nesta quarta-feira a um programa de vacinação em massa contra a gripe suína, semanas antes da chegada do inverno no hemisfério norte.

Pacientes de hospitais em estado grave, médicos e enfermeiros serão os primeiros a receber a vacina, dos 14 milhões de pessoas identificados como “grupo prioritário”.

A partir da semana que vem, médicos de família vão contatar pessoas com problemas de saúde, sistema imunológico prejudicado e mulheres grávidas para que recebam a vacina.

As autoridades médicas envolvidas no programa pediram a todos do grupo prioritário que tomem a vacina. O governo ainda vai decidir se o resto da população também deverá ser imunizado.

Os Estados Unidos, a Austrália e a China já estão com campanhas de vacinação contra gripe suína em andamento.

As autoridades médicas chinesas iniciaram na terça-feira um programa de vacinação em massa em Pequim, em que esperam imunizar 5 milhões de pessoas até dezembro.

Entre as prioridades chinesas estão estudantes de escola primária e secundária, médicos, enfermeiros, funcionários públicos e idosos acima dos 60 anos.

Pandemia

Na Grã-Bretanha, o auge da pandemia até agora ocorreu no verão, mas nas últimas semanas, o número de casos voltou a subir. Até outubro, foram registradas 106 mortes no Reino Unido por causa do vírus.

O chefe de Saúde do governo, Liam Donaldson, disse que o programa de vacinação está começando bem a tempo para o inverno, quando teme-se que uma nova onda de gripe suína afete a região.

“Esta é a primeira pandemia para a qual temos uma vacina para proteger as pessoas. Peço a todos no grupo de prioridade que tomem a vacina”, disse Donaldson.

Apesar de a vacina ter sido produzida mais rapidamente do que o normal, Donaldson negou que ela tenha sido apressada e ressaltou que é segura.

Segundo ele, intensivos testes em um protótipo permitiram aos fabricantes produzir a vacina rapidamente, uma vez que as amostras do vírus H1N1 – da gripe suína – se tornaram disponíveis.

As autoridades também ressaltaram a importância de médicos e enfermeiras tomarem a vacina, para não transmitir o vírus para pacientes ou familiares.

O programa de vacinação representa um grande desafio logístico para os serviços de saúde e deve levar dois meses para ser completado.

Ele será implementado junto a uma campanha de vacinação contra a gripe comum, e forçou clínicas britânicas a contratarem mais funcionários para lidar com a demanda.

De acordo com o sistema criado pelo governo, o grupo de prioritários foi dividido em quatro.

As pessoas com menos de 65 anos com problemas de saúde e sistemas imunológicos prejudicados, como pacientes de quimioterapia, vão ser vacinados primeiro.

Em seguida, serão vacinadas as mulheres grávidas, depois pessoas que moram com indivíduos que tenham o sistema imunológico comprometido e, depois, as pessoas com mais de 65 anos que tenham problemas de saúde.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, quase 5 mil pessoas morreram de gripe suína em todo o mundo, neste ano. Estima-se que 400 mil pessoas tenham sido contaminadas pelo vírus.

Motorista viola 15 leis de trânsito em dez minutos na Suíça

0

Um motorista cometeu 15 violações das leis de trânsito em apenas dez minutos no último domingo, revelou a polícia da Suíça.

Dirigindo na região da cidade St. Gallen, no nordeste do país, o homem de 47 anos inicialmente ultrapassou um carro da polícia, sob forte chuva, à velocidade de 160 km/h.

Ele então acumulou violações ao dirigir perigosamente perto de outros veículos e da cerca de proteção lateral da pista.

Em um curto espaço de tempo, o motorista ainda dirigiu pelo acostamento, passou por sinais vermelhos e se recusou a parar a pedido da polícia.

Quando ele finalmente estacionou, um teste da polícia detectou que ele havia usado drogas.

O motorista, que mora nas proximidades da cidade de Zurique e não teve o nome revelado, pode agora perder a habilitação por muito tempo e até ser condenado à prisão.

Celular perdido leva companhia a desmontar avião e atrasar vôo

0

Avião da Jet2

Jet2 se desculpou por atraso, que atribuiu a procedimento de segurança

Um avião com destino à Grã-Bretanha ficou parado na Espanha depois que uma passageira deixou cair seu telefone celular em um escoadouro para ventilação de ar, levando a companhia aérea a desmontar parcialmente a aeronave.

A passageira deixou cair seu celular durante o pouso do avião no aeroporto de Murcia, no sudeste da Espanha, no último domingo.

Como estava ligado, os coordenadores da companhia aérea, Jet2, se recusaram a permitir a decolagem da aeronave antes que o aparelho fosse encontrado.

Passageiros que deveriam embarcar para a cidade de Newcastle, na Inglaterra, tiveram de esperar três horas enquanto os engenheiros desmontavam a área do cockpit e os assentos da frente do avião.

Após o incidente, a companhia agradeceu a paciência dos clientes e atribuiu a necessidade de atrasar o vôo aos procedimentos de segurança.

"Sem dúvida houve o inconveniente de esperar até que recuperássemos o telefone, mas celulares ou outros aparelhos de comunicação ligados têm de ser removidos da aeronave a fim de garantir o maior nível de segurança para os nossos passageiros", disse um porta-voz da companhia.

"Gostaríamos de lembrar a todos os passageiros que não liguem seus telefones antes de chegar ao terminal do aeroporto."

Bloqueios em pontes da marginal Tietê sofrem ajustes no segundo dia

0

Na última terça-feira (20), lentidão na via aumentou até 42% por volta das 7h

Nesta quarta-feira (21), segundo dia de bloqueios das pontes da Freguesia do Ó, da Casa Verde e da Vila Maria (Jânio Quadros) na marginal Tietê, algumas mudanças foram implantadas para corrigir problemas operacionais detectados, segundo a CET Companhia de Engenharia de Tráfego). A marginal apresentou na última terça-feira (20), primeiro dia de interdições, congestionamento acima da média de manhã e à tarde. As alterações foram realizadas na noite da terça, mas terão impacto no trânsito nesta quarta.

Na ponte da Casa Verde, foi feita uma correção no ângulo da curva na entrada da ponte pela avenida Rudge, no sentido bairro, e a área demarcada para a obra foi reduzida, confirmou a CET na noite de terça.

Já na ponte da Freguesia do Ó, a CET refez as demarcações no chão e montou faixas reversíveis. A CET informou que, na ponte da Vila Maria, houve alterações para melhorar a circulação de pedestres. As obras de colocação de pilastrar nessa ponte serão aceleradas. Além disso, o estacionamento da rua Maria Cândido, entre a praça Oscar da Silva e a rua Miguel Pimentel, passa a ser restrito.

No primeiro dia de bloqueios de três pontes sobre o rio Tietê, a marginal teve um aumento de até 42% no congestionamento na comparação com os índices das terças-feiras do segundo semestre de 2009. Esse pico foi registrado às 7h, segundo balanço da CET. Na média geral da via, o aumento foi de 31%.

Por volta das 16h, os motoristas enfrentavam 14 km de lentidão, entre a ponte do Piqueri e o hospital da Vila Maria (zona norte),na pista local, sentido Castello Branco. O índice indicava aumento de 40% de filas na via, já que a média para o horário é de 10 km.
As interdições nas três pontes acontecem para a realização de obras de ampliação na marginal e a partir de novembro, as pontes do Limão e das Bandeiras também ficarão fechadas (confira abaixo infográfico com cronograma das obras).