sábado, 23 de janeiro de 2010

Buscas se encerram no Haiti após 2 novos resgates

0

Soldado francês checa o pulso de Marie Carida, de 84 anos, resgatada nesta sexta-feira

Marie Carida, de 84 anos, foi resgatada em estado grave nesta sexta-feira

O governo do Haiti declarou encerrada a fase de buscas e resgate de vítimas do terremoto que devastou o país na semana passada, segundo comunicado divulgado neste sábado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A decisão foi tomada mesmo após o resgate com vida, na sexta-feira, de duas novas vítimas, após passarem dez dias sob os escombros.

Uma das vítimas era uma mulher de 84 anos, retirada em estado grave das ruínas de sua casa na capital haitiana, Porto Príncipe, com uma severa desidratação e ferimentos profundos.

Segundo os membros da equipe que a resgataram, ela mal se mexia, tinha ferimentos por todo o corpo e vermes, que se alimentam de carne em decomposição. Ela foi levada ao hospital principal de Porto Príncipe.

Uma equipe de resgate israelense também retirou mais tarde um homem de 22 anos dos escombros de sua casa. Ele saiu debilitado, mas em condição estável, e contou ter sobrevivido bebendo a própria urina.

Ele ficou preso em um bolsão de ar criado pelos móveis de sua casa que caíram sobre ele quando o imóvel desabou.

Mortes confirmadas

O Ministério do Interior haitiano divulgou nesta sexta-feira o número oficial de 111.499 mortes confirmadas no terremoto de magnitude 7 que atingiu a região da capital do país no dia 12 de janeiro.

Estima-se, porém, que o número final de mortos possa chegar a 200 mil.

Segundo o comunicado do Ministério do Interior, ao menos 193.891 pessoas ficaram feridas com o tremor, que afetou ao menos 3 milhões de pessoas, de acordo com estimativas da ONU.

Cerca de 610 mil pessoas estão desabrigadas e vivendo em campos improvisados na capital, segundo o governo.

Na quinta-feira, o governo haitiano havia anunciado a transferência de 400 mil pessoas para campos de desabrigados em outras cidades do país menos afetadas.

Segundo a estimativa da ONU, mais de 130 mil pessoas desabrigadas já deixaram a capital, aproveitando as ofertas do governo de transporte gratuito para cidades no norte e no sudoeste do país.

Ajuda humanitária

O comunicado das Nações Unidas deste sábado afirma ainda que os esforços de ajuda humanitária deverão ser intensificados nas cidades afetadas pelo tremor.

Muitas vítimas do terremoto reclamam que a ajuda não tem chegado até elas. Em muitos campos de desabrigados, falta água potável, e a distribuição de alimentos é difícil.

Apesar disso, a vida em Porto Príncipe começa a voltar à rotina, com lojas abrindo e ônibus voltando a circular.

Mas as preocupações com segurança permanecem. Na sexta-feira, o chefe da polícia na região da favela Cité Soleil, Aristide Rosemont, apelou por ajuda para combater a violência na região, após relatos de saques e roubos.

Cerca de 5 mil prisioneiros conseguiram fugir da principal cadeia de Porto Príncipe durante o terremoto. Muitos deles seriam membros de gangues criminosas de Cité Soleil e teriam retornado à favela.

Show

O ator americano George Clooney organizou um evento nesta sexta-feira para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto que devastou o Haiti na semana passada.

Músicos como Sting, Madonna, Bruce Springsteen, Beyoncé, Bono e Justin Timberlake se apresentaram em palcos em Nova York, Los Angeles e Londres.

O evento contou com a participação de todas as redes de TV americanas, e as músicas apresentadas estarão disponíveis para venda no site iTunes.

Todos os cachês e lucros obtidos com a produção serão revertidos para fundos de ajuda para o Haiti.

Foto que família nos EUA colocou no Facebook vira outdoor em Praga

0

Um casal americano de St. Louis ficou chocado ao descobrir que uma foto de família colocada no Facebook foi parar em um outdoor publicitário na República Checa.

Danielle e Jeff Smith usaram a foto em um cartão de Natal e colocaram a imagem em sua página no site de relacionamentos.

Mas para sua surpresa, um velho amigo de Danielle que mora na cidade enviou uma mensagem algumas semanas atrás, dizendo que tinha visto a foto da família dela num outdoor publicitário, no centro de Praga.

"Em princípio, não acreditei", disse Danielle à rede de TV americana Fox. "Então meu amigo voltou ao local e bateu uma foto do outdoor para provar."

O outdoor trazia um anúncio de uma loja de alimentos especializada em produtos italianos. A foto estava sendo usada para anunciar o serviço de entregas da loja.

O dono da loja alegou que a imagem tinha sido gerada por computador, mas prometeu tirar a foto do cartaz.

Cartaz

... que virou um outdoor na República Checa

Danielle Smith disse que, até agora, não deu entrada em nenhum processo legal, "porque não sei quais são meus direitos na República Checa, mas recebi vários conselhos!", disse ela.

"Teve gente que me disse: ‘Bem, se você põe sua foto na internet, está lá para todo mundo...', disse ela.

"Mas há outra questão. A foto foi tirada por uma fotógrafa profissional, Gina Kelly, que também não autorizou o uso das fotos", contou. "As fotos pertencem a ela tanto quanto a mim."

Austríaco quer bater recorde com salto a 37 km de altitude

0

Felix Baumgartner já pulou do Cristo Redentor

Um austríaco que pratica esportes radicais, Felix Baumgartner, disse que seu próximo desafio será tentar quebrar o recorde do mais alto salto de paraquedas, caindo de altitude de pelo menos 37 km.

A parte de queda livre do desafio pode durar mais de cinco minutos, e a velocidade do paraquedista provavelmente irá superar a do som.

Se isso ocorrer, ele será a primeira pessoa a passar por isso sem a ajuda de uma máquina.

Em 1999, o entusiasta de esportes radicais saltou de um dos braços da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Mais rápido do que o som

Já se passaram 50 anos desde que o americano Joe Kittinger passou para a história ao saltar de um balão a 31 km de altitude, estabelecendo o atual recorde.

Com o seu salto, o austríaco irá dar uma oportunidade a cientistas para entender como o corpo reage a velocidades supersônicas.

"Os efeitos da transição da velocidade subsônica para supersônica e vice-versa não são conhecidos. Esta é apenas uma das coisas que vamos aprender."

Baumgartner e sua equipe afirmam que o projeto vai reunir também dados científicos sobre a estratosfera e como o organismo reage a condições extremas tão distantes da superfície da Terra.

Balão de hélio

A mais recente tentativa de tentar superar o recorde de Kittinger foi feita em 2008, pelo francês Michel Fournier.

O ex-paraquedista e aventureiro havia passado anos se preparando para o salto, mas o balão dele se soltou e se perdeu no céu justamente quando ele estava prestes a subir.

Baumgartner também chegou às manchetes dos jornais em 2003, quando atravessou o Canal da Mancha com uma asa de fibra de carbono amarrada às costas.

A tentativa de superar o recorde de Kittinger provavelmente deverá ocorrer ainda este ano, em um local na América do Norte ainda não divulgado. O aventureiro vai alcançar a estratosfera em uma cápsula pressurizada ligada a um balão de hélio.

Ele estará vestindo um macacão totalmente pressurizado e adaptado para a prova, além de um capacete.

Os organizadores do desafio, chamado Red Bull Stratos, dizem que, se tudo correr bem, ele deve superar a velocidade do som cerca de 35 segundos depois do salto.

Inchaço na mão

O salto de Joe Kittinger a 16 de agosto de 1960 foi considerado um feito extraordinário. Foi realizado nove meses antes do astronauta Alan Shepard ser lançado na primeira viagem espacial suborbital americana.

Kittinger sofreu forte inchaço na mão direita porque sua luva apresentou defeito e seu corpo reagiu à baixa pressão em altitude elevada.

O ex-coronel da Força Aérea dos Estados Unidos agora está ajudando o austríaco a realizar seu feito.

Além de lidar com temperaturas abaixo de zero e ar rarefeito, o objetivo de Baumgartner será tentar manter a altitude correta durante a descida e impedir que seu corpo comece a girar e ele desmaie.

"Olhando para o plano geral, está claro que nós temos uma oportunidade única de ajudar a ciência em um campo muito específico", afirmou.

"Talvez um dia será possível trazer astronautas para a casa do espaço em segurança se a nave deles apresentar defeito. Soa como ficção científica, mas a ciência da aeronáutica está realmente se movendo nessa direção."

Michel Fournier também prometeu fazer uma nova tentativa de salto em 2010, se conseguir financiamento.

Arqueólogos acham esqueletos abraçados há 6 mil anos na Espanha

0

Esqueletos encontrados abraçados (Foto: Figlina/Divulgação)

Esqueleto da esquerda é de uma menina e o da direita, de um adulto

Após 20 meses de investigações, arqueólogos da Espanha concluíram que um par de esqueletos encontrados abraçados, no sul do país, tem 6 mil anos.

Embora os ossos tenham sido achados em 2008, a revelação de que eles foram encontrados só foi feita agora, após o estudo detalhado dos esqueletos - que especialistas estão chamando de “os apaixonados”.

A descoberta foi feita por acaso por operários da prefeitura de San Fernando, na província de Cádiz, quando eles preparavam um terreno para construir um estádio de hóquei sobre grama.

Cientistas consideraram o achado “extraordinário do ponto de vista emocional”.

Segundo a antropóloga Milagros Macías, que analisou a fossa dos esqueletos, “o indivíduo depositado à direita corresponde a um adulto com idade dental estimada entre 35 e 40 anos e o da esquerda corresponde a uma menina de 12 anos”.

O relatório confirma ainda que os dois teriam sido enterrados abraçados de propósito.

“Não há dúvidas sobre a intenção por parte dos que executaram o enterro de que houvesse contato físico entre ambos, Já que certamente existiria um forte vínculo afetivo (entre eles).”

Vínculo de amor

Esqueletos encontrados abraçados (Foto: Figlina/Divulgação)

Par foi achado por acaso durante obras para erguer estádio

O diretor das escavações, Eduardo Vijande, no entanto, diz que “ainda é cedo para garantir que se trate de um casal apaixonado”.

Segundo ele, falta conhecer os resultados das provas antropomórficas e antropométricas para saber se o esqueleto da direita, o adulto, pertence a um homem ou uma mulher, além de exames de DNA que poderiam determinar a existência de uma relação familiar entre ambos.

“Poderiam ser pai e filha, ou mãe e filha, o que mudaria o romantismo do descobrimento, mas ainda assim mantém o vínculo de um grande amor”, afirmou Vijande.

O estudo sobre as ossadas, feito pelo gabinete arqueológico Figlina, destaca a forma em que os braços e pernas foram entrelaçados indicando “mortes simultâneas ou muito próximas no tempo”.

Os investigadores se surpreenderam também com a descoberta de pigmentação ocre na metade inferior dos esqueletos e a localização de várias agulhas de osso na parte posterior do crânio do indivíduo adulto.

Segundo os antropólogos, isso estaria relacionado com os costumes de penteado da época.

O local onde os esqueletos foram descobertos, em San Fernando, se tornou grande sítio arqueológico.

Lá foi encontrado um cemitério pré-histórico de 6 mil anos de idade, do período neolítico, com 83 ossadas em um estado de conservação que surpreendeu os especialistas.