segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A partir de julho, máquinas de cartão de crédito devem aceitar todas as bandeiras

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Mudança ocorre com o fim da exclusividade mantida pela empresa que opera as transações
As Máquinas de cartão de crédito usadas em estabelecimentos comerciais deverão passar a aceitar todas as bandeiras a partir d o mês de julho. A mudança decorre do fim da exclusividade mantida pela empresa que opera as transações entre o comércio e os bancos.


Com a modificação nas máquinas o custo para a obtenção dos equipamentos deve diminuir para os comerciantes.


Segundo analistas o usuário ganhará com a maior concorrência e o eventual repasse aos preços da economia para os comerciantes.

Cédulas do real terão primeira reforma

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BRASÍLIA - O Banco Central planeja fazer ainda neste ano mudanças em todas as cédulas de real. Será a primeira vez que as notas serão revistas de uma só vez desde que a moeda foi instituída, em 1994. O objetivo é melhorar ainda mais a segurança do dinheiro brasileiro, evitando falsificações, e facilitar a identificação por parte da população, mostra reportagem de Patrícia Duarte, publicada neste domingo pelo jornal O GLOBO.

Das alterações em estudos, tem a simpatia geral a que prevê a diferenciação de cada nota por tamanho. Quanto menor o valor, menor será o tamanho - o que é muito importante para que deficientes visuais possam saber, com mais agilidade, com que nota estão lidando.

Na área de coloração, um mecanismo em estudo é o uso de uma impressão que, quando se mexe a cédula, os tons de cores mudam. Além disso, poderão ser incluídas impressões que aparecem somente com a incidência de determinados raios ou luzes. As propostas são inspiradas nas cédulas já consideradas bastante modernas, como o dólar americano e o euro. Mas não haverá nenhuma mudança nas moedas metálicas.

- O real está merecendo upgrades. A tecnologia para fazer o real era a mesma desde que ele foi criado - afirmou ao GLOBO uma importante fonte ligada aos estudos.

‘Divórcio’ de cisnes intriga veterinários britânicos

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Cisnes da reserva de Slimbridge

Os cisnes normalmente mantêm o mesmo parceiro a vida toda

Um raro caso de “divórcio” entre cisnes observado em uma reserva natural para aves no centro da Grã-Bretanha está intrigando os especialistas.

Os cisnes normalmente mantêm um único parceiro pela vida toda.

Mas um casal de cisnes surpreendeu os veterinários da reserva de Slimbridge, no condado de Gloucestershire, ao retornar ao local em sua migração de inverno com parceiros diferentes dos que tinham na temporada do ano passado.

Casos de cisnes que encontram novos parceiros após a morte do parceiro anterior não são incomuns.

Mas os veterinários do centro dizem que esta é apenas a segunda vez em mais de 40 anos que um “divórcio” como esse foi observado entre os mais de 4 mil casais de cisnes que passaram pela reserva no período.

Os veterinários descreveram a situação como “bizarra”.

Suspeitas

As primeiras suspeitas sobre a ocorrência rara foram levantadas quando o cisne macho Sarindi retornou da migração anual para o ártico russo sem sua parceira por dois anos, Saruni, e trazendo uma nova fêmea à tiracolo, batizada de Sarind.

A chegada do casal levou os veterinários da reserva a temerem que Saruni havia morrido.

Mas pouco depois Saruni chegou à reserva, trazendo um novo macho, Surune.

Após observá-los, os especialistas concluíram que o relacionamento antigo havia acabado e que novos teriam começado.

Surpresa

Julia Newth, pesquisadora de vida selvagem do centro Slimbridge, disse que a situação surpreendeu os funcionários da reserva.

Segundo ela, os cisnes tendem a manter “verdadeiras lealdades” e longos relacionamentos.

“Enquanto ambos estiverem vivos, eles tentarão se manter juntos. Se eles mudam de parceiros, normalmente é em consequência da morte de um deles, não por escolha própria”, explica.

Segundo ela, o casal antigo não tomou conhecimento um do outro com nenhum sinal de reconhecimento ou de cumprimento, embora eles estejam ocupando a mesma parte de um pequeno lago da reserva.

Questionada sobre a razão da separação, ela diz: “Uma possível razão é a incapacidade para reproduzir, já que eles estavam juntos havia dois anos, mas nunca tiveram filhotes. Mas é difícil dizer a razão com certeza”.

Equipes resgatam 15 corpos do mar após queda de Boeing no Líbano

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Autoridades libanesas disseram que já foram resgatados 15 corpos de vítimas da queda da aeronave da Ethiopian Airlines, que caiu no mar com 92 pessoas a bordo na madrugada desta segunda-feira logo após decolar do aeroporto de Beirute, no Líbano.

O avião, um Boeing 737, levava 83 passageiros e 9 tripulantes.

Testemunhas disseram ter visto uma bola de fogo no céu antes de o avião cair.

A aeronave desapareceu das telas dos radares cerca de cinco minutos após a decolagem, ocorrida em meio a uma tempestade por volta das 2h30 no horário local (22h30 de domingo em Brasília).

O governo do Líbano mobilizou uma grande operação de resgate. Forças navais e helicópteros do Exército libanês e das tropas de paz das Nações Unidas buscam por sobreviventes.

Segundo o ministro dos Transportes e Obras Públicas, Ghazi Aridi, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa da cidade libanesa de Naameh, ao sul da capital.

Equipes de resgate disseram à mídia local que o avião pode ter afundado a uma profundidade de 500 metros. Um porta-voz do Exército disseram que o mar agitado e o mau tempo, com chuva e vento forte, estão dificultando o trabalho das equipes de resgate.

Segundo o Ministério da Informação, até agora foram resgatados 15 corpos.

Alguns destroços da aeronave também foram recuperados.

Uma equipe de investigação foi enviada ao local para tentar determinar as causas do acidente.

O presidente do Líbano, Michel Suleiman, descartou um atentado terrorista.

“O incidente é doloroso, mas um ato de sabotagem, até agora, é pouco provável. Uma investigação minuciosa determinará a causa da queda do avião”, disse Suleiman em uma conferência de imprensa.

O primeiro-ministro Saad Hariri declarou a segunda-feira como feriado nacional de luto pelas vítimas.

A sessão no Parlamento libanês desta segunda-feira foi cancelada. O Ministério da Educação também determinou que escolas e universidades cancelassem as aulas para hoje.

Parentes das vítimas procuravam desesperadas por informações no aeroporto de Beirute.

O governo libanês ordenou que equipes de assistência prestassem ajuda aos familiares das vítimas.

A maioria dos passageiros a bordo do voo ET409, que tinha como destino a capital da Etiópia, Adis-Abeba, era de cidadãos libaneses e etíopes.

Mas a empresa aérea disse que também estavam na aeronave cidadãos do Reino Unido, Turquia, França, Rússia, Canadá e Síria.

Entre os passageiros, estava a mulher do Embaixador francês em Beirute, Marla Peitton.

A Etiópia e o Líbano mantêm fortes laços comerciais, e milhares de etíopes trabalham no país árabe como empregados domésticos.

A Ethiopian Airlines opera um voo regular entre Adis-Abeba e Beirute.