segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Crimes envolvendo menores caem 82% após toque recolher no interior de SP

0

Adolescentes de Ilha Solteira não podem ficar na rua depois das 23h há cinco meses; a determinação existe há quatro anos em Fernandópolis

Ilha Solteira, a 660 km de São Paulo, implantou o toque de recolher para menores de 18 anos há cinco meses. Neste período, a cidade viu os crimes em que adolescentes estão envolvidos, os chamados atos infracionais, diminuírem em 82%. A informação é do delegado do município, Miguel Ângelo Micas. Ele afirma que até abril, a média de atos infracionais era de 30 por mês, e agora não passa de oito.

A medida imposta pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade, Fernando Antônio Lima, determinou limites de horários para que crianças e adolescentes possam ficar nas ruas sozinhos, até as 23h. A mudança teve grande reflexo também no total de crimes ocorridos na cidade, envolvendo adultos. A queda foi de 38% entre abril e agosto deste ano.

A restrição de Ilha Solteira segue o modelo de Fernandópolis, a 553 km da capital paulista, a primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar a medida. Nos dois municípios, as crianças e adolescentes até 13 anos só podem ficar na rua sem acompanhamento dos pais até 20h30; entre 14 e 15 anos, até as 22h; e entre 16 e 18 anos, até as 23h.

Em quatro anos de toque de recolher, o número de crimes cometidos por adolescentes em Fernandópolis caiu 30%. Em 2005, foram 378 atos infracionais; no ano passado, 268. Os números de 2009 ainda não estão fechados. Mas até maio, o juiz da Vara da Infância da cidade, Evandro Pelarin, registrou 111 atos infracionais.

Nessas duas cidades, o toque de recolher foi bem aceito pela maior parte da população, mas grupos de adolescentes e várias entidades criticam a medida. O Conanda (Conselho Nacional dos Diretos da Criança e do Adolescente) é uma delas. O conselheiro Ariel de Castro Alves acredita que o toque tira dos pais a responsabilidade de impor limites aos filhos, além de acabar com o direito de ir e vir garantido pelo artigo 5º da Constituição.

Atos infracionais em Fernandópolis nos últimos seis anos

Atos infracionais 2004 2005 2006 2007 2008

2009

(entre janeiro e maio)

Furto 131 123 82 59 55 22
Porte de arma 2 15 5 2 2 3
Agressão 61 68 49 53 48 12
Total 346 378 329 290 268 111

Fonte: Vara da Infância e da Juventude de Fernandópolis

Pontes da marginal Tietê são interditadas nesta segunda

0

Interdições serão feitas gradualmente e devem durar até 8 de fevereiro de 2010; obras serão feitas para alongar pontes para que sejam contruídas novas pistas

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo começa a interditar parcialmente, às 23h desta segunda-feira (19), três pontes da marginal Tietê: Casa Verde, Freguesia do Ó e Jânio Quadros (Vila Maria). A partir de novembro, também estão previstos bloqueios nas pontes do Limão e Bandeiras. Elas serão alongadas para que pistas centrais sejam construídas na marginal. O órgão estima que as obras aumentem a lentidão na capital. As interdições serão feitas gradualmente e devem durar até 8 de fevereiro de 2010.

A CET admite que haverá transtornos, mas informa que eles serão temporários e após o término dos trabalhos haverá benefícios. Veja no site da CET o cronograma das interdições.

Os bloqueios serão feitos em faixas e não em toda a pista da ponte. Durante a interdição, uma das pistas funcionará nos dois sentidos, num sistema chamado de faixa reversível. Desvios serão montados e o estacionamento em ruas próximas às pontes será proibido. Algumas ruas do entorno terão o sentido mudado.

Daniel Guimarães/Governo de SP/Divulgação
Foto por Daniel Guimarães/Governo de SP/Divulgação
As obras de ampliação da Marginal Tietê começaram em junho deste ano e a previsão do governo é de que terminem em 2010

As obras para criar novas pistas na Marginal Tietê custarão R$ 1,3 bilhão a serem pagos pelo governo do Estado e pelas concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Os dois lados da Marginal Tietê ganharão 23 km de pistas, cada um deles com três novas faixas que estão sendo construídas a partir do canteiro central. A ampliação da pista também deve avançar um pouco sobre o lado oposto ao da margem do rio Tietê. Além disso, três viadutos e quatro pontes serão construídos ao longo da via.

As obras nas pontes devem complicar ainda mais a situação do motorista que circula pela marginal Tietê. A via é a mais movimentada do Brasil e, sozinha, responde por 20% a 27% do índice médio de lentidão na capital. O motorista que roda pelas marginais Pinheiros e Tietê encontra, em média, um problema na pista a cada 510 metros. De quase meio em meio quilômetro, ele precisa desviar o carro de um buraco.

Tempo São Paulo

0

Segunda-feira

Chuva forte
  • Chuva forte
  • Max: 22°C 72°F
  • Wind: E 4mph
  • Umidade: 91%
  • Pressão: 1011mB
  • Visibilidade: Muito ruim
  • Amanhecer: 06:30

Terça-feira

Chuva forte
  • Chuva forte
  • Max: 24°C 75°F
  • Amanhecer: 06:29

Quarta-feira

Chuva fraca
  • Chuva fraca
  • Max: 21°C 70°F
  • Amanhecer: 06:28

Quinta-feira

Chuva forte
  • Chuva forte
  • Max: 23°C 73°F
  • Amanhecer: 06:28

Sexta-feira

Ensolarado
  • Ensolarado
  • Max: 23°C 73°F
  • Amanhecer: 06:27

Velejadora de 16 anos parte para volta ao mundo solo

0

Jessica Watson parte do porto de Sydney

Jessica partiu apesar de pedidos para desistência após acidente

Uma velejadora australiana de 16 anos partiu neste domingo do porto de Sydney para tentar se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta no mundo navegando sozinha e sem assistência.

Jessica Watson partiu na manhã deste domingo em um barco cor-de-rosa para uma viagem de 38 mil quilômetros, que deve durar oito meses.

Autoridades locais haviam pedido que ela desistisse da viagem depois que seu barco se chocou com um navio de carga durante o período de treinamento.

O barco de Jessica, Pink Lady, teve seu mastro danificado na colisão com o navio de 63 mil toneladas.

As autoridades marítimas do Estado de Queensland concluíram que ela teria provavelmente adormecido antes da colisão.

Mas Jessica e sua família insistiram com a viagem argumentando que ela é experiente e capaz.

Ela tenta bater o recorde estabelecido em agosto deste ano pelo britânico Mike Perham, que completou a viagem ao redor do mundo com apenas 17 anos.

Também em agosto, as autoridades da Holanda tiraram dos pais a guarda da adolescente Laura Dekker, de 13 anos, para impedir que ela iniciasse uma viagem solo ao redor do mundo.