sexta-feira, 14 de agosto de 2009

0

Estações do ano

Primavera
Primavera
22/09/09
18:18

Verão
Verão
21/12/09
15:47
Outono
Outono
20/03/09
8:44

Inverno
Inverno
21/06/09
2:45

Umidade do ar em SP é a mais baixa em 46 anos

0

A cidade de São Paulo registrou o recorde histórico de baixa umidade relativa do ar nesta sexta-feira. Segundo a Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou umidade relativa de 10% às 15h. O índice é considerado estado de emergência pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.

Desde 1963, quando se iniciaram as medições do Inmet na cidade, a umidade não havia sido tão baixa. Até então, a mínima havia ocorrido em 10 de setembro de 1981, com 13%.

As estações meteorológicas dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte seguiram a tendência, com 12,3% e 12,6%, respectivamente. Além do estado de emergência, que compreende índices de umidade relativa abaixo de 12% (valor menos favorável para a saúde humana), a escala psicrométrica do Cepagri considera outros estados, como atenção (entre 20% e 30%) e alerta (entre 12% e 20%).

Segundo Jonathan Cologna, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o final de semana segue a tendência dos últimos dias, com tempo seco, calor e sem previsão de chuvas.

De acordo com a Climatempo, o clima sem formação de nuvens se deve à intensificação da massa de ar seco no Estado de São Paulo. A umidade relativa caiu muito na região metropolitana e deve permanecer assim todo o fim de semana.

O sol deve continuar forte em todo Estado. Não há expectativa de chuva em nenhuma região paulista. Nas praias, as ondas podem não passar de 50 cm. Apesar da noite e do amanhecer um pouco frios, esquenta rápido e a sensação deve ser de calor na maior parte do dia. Na capital, a máxima prevista no sábado é de 27°C e no litoral, máxima de 28°C.

Na segunda-feira, a chegada de uma frente fria pode trazer ventos e um pouco de chuva em todo o Estado. Na região da capital, pode chover um pouco à noite.

Redação Terra

Ministério alerta para e-mails falsos sobre a gripe suína

0

Estão circulando pela internet e-mails atribuídos ao Ministério da Saúde, com recomendações a respeito da prevenção contra a gripe suína. As mensagens trazem um link "clique aqui" numa tentativa de levar o usuário a acessar URLs não confiáveis e infectar seu computador. Os e-mails, assegura o Ministério, são falsos.

Em comunicado enviado à imprensa, o Ministério explica que jamais utiliza e-mails para contatar os cidadãos, e alerta a quem receber estas mensagens para não abrí-las e apagá-las do computador sem clicar em qualquer link que elas possam oferecer.

Leia o comunicado do Ministério na íntegra:

O Ministério da Saúde esclarece que não utiliza e-mails como forma de contato direto com o cidadão. O alerta é reforçado porque foram detectados e-mails na internet em nome do Ministério da Saúde com supostas recomendações de prevenção contra a influenza A (H1N1) e um link "clique aqui". A população não deve abrir essas mensagens e apagá-las imediatamente, pois podem ser a porta de entrada para vírus ou para a ação de fraudadores em busca de dados pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. O Ministério da Saúde reitera que as ações de esclarecimento sobre a nova gripe são realizadas pelos meios de comunicação de massa (TV, jornais, rádio e mídia online) e pelo Disque Saúde (0800 61 1997).

Redação Terra


Aeroporto de Londres vai testar ‘táxi sem motorista’

0

PRT

Carros vão fazer o transporte em 4 minutos (Foto: Museu da Ciência)

Um carro sem motorista, que vai transportar passageiros entre o terminal 5 do aeroporto de Heathrow, em Londres, e um dos estacionamentos, foi exibido nesta semana no Museu da Ciência da capital britânica.

O carro movido a bateria gasta pouca energia e pode transportar até quatro passageiros e sua bagagem de cada vez, a uma velocidade de até 40 km por hora, em uma rota exclusiva.

Dezoito dos “táxis” – batizados de Sistema de Trânsito Pessoal Rápido (PRT, na sigla em inglês) – vão entrar em operação no terceiro aeroporto mais movimentado do mundo em volume de passageiros já no ano que vem.

Os passageiros que subirem a bordo em uma das três estações no aeroporto vão selecionar seu destino em uma tela, dentro do veículo.

A ideia é diminuir o tráfego. O tempo da viagem entre o terminal e o estacionamento será de cerca de quatro minutos.

Desenvolvido pela empresa Advanced Transport Systems, de Bristol, o PRT deve diminuir o tempo de espera e as filas nos estacionamentos.

O sistema também vai diminuir as emissões de carbono e é 70% mais eficiente do que os automóveis convencionais em termos de uso de energia e 50% mais eficiente do que os ônibus tradicionais.

O sistema de 25 milhões de libras (cerca de R$ 76 milhões), será testado no terminal 5 do Heathrow antes que seu uso seja considerado no resto do aeroporto.

O PRT foi criado como uma alternativa ao uso de ônibus tradicionais, ônibus de turismo e carros. A expectativa é de que cerca de 500 mil passageiros usem o serviço todos os anos.

Piloto diz que personagem de livros o inspirou em pouso de emergência

0

Avião ficou preso em copas de árvores (PA)

Piloto diz que copiou pouso de livro de aventuras popular na Grã-Bretanha

Um piloto britânico cujo avião caiu sobre uma árvore em um campo de golfe na cidade de Dundee, na Escócia, afirmou que sobreviveu ao acidente graças às aventuras de Biggles, personagem criado pelo escritor inglês W. E. Johns na década de 1930.

O avião de dois lugares que Vince Hagedorn pilotava atingiu uma árvore na tarde da última quarta-feira, após ficar sem combustível.

O piloto, de 63 anos de idade, disse à BBC que copiou sua aterrissagem de uma história de Biggles, personagem muito popular na Grã-Bretanha.

As aventuras do intrépido James Bigglesworth (ou Biggles), um piloto ficcional da Primeira Guerra Mundial, foram publicadas no país primeiramente em uma revista, em 1932, e depois em livro no mesmo ano.

Até 1999, dezenas de livros foram publicados tendo o personagem como herói.

Aventura

Vince Hagedorn voava da cidade em que vive, Chelmsford, no sudeste da Inglaterra, para Findhorn, no norte da Escócia, onde iria visitar sua filha.

Ele pretendia pousar na base de Kinloss, mas teve de mudar seu curso por causa do mau tempo.

O piloto disse que as várias mudanças de altitude que teve de fazer durante o percurso aumentaram o consumo de combustível pela aeronave.

Após uma tentativa fracassada de aterrissar no aeroporto de Dundee, e já sem combustível, sua única alternativa foi fazer um pouso de emergência no campo de golfe. Foi então que se lembrou das aventuras de Biggles.

"Tem uma história em que Biggles sofre uma pane no motor quando sobrevoa tropas inimigas", disse Hagedorn.

"Ele tenta voltar para o campo de pouso, mas não consegue e se vê sem altitude sobrevoando um bosque."

Então Biggles voa para a floresta e pousa sobre as árvores. "Foi exatamente o que eu fiz, parei em cima de uma árvore", disse.

Sorte

O incidente no campo de golfe, nos arredores de Dundee, provocou uma grande operação de emergência que envolveu a polícia, o corpo de bombeiros e equipes médicas.

Os bombeiros colocaram uma escada de 13 metros na árvore para alcançar o piloto, preso no topo da árvore.

Hagedorn foi então levado para um hospital, onde afirmou se sentir “com sorte” por ter escapado com apenas um pequeno ferimento na cabeça.

Pat Walmsley, do serviço de resgate da região, afirmou à BBC que o piloto realmente teve sorte no acidente.

“Quando alcançamos o piloto, ele estava consciente e falando” disse Walmsley.

“Ele nos ajudou muito durante o resgate, conseguiu colocar as cordas em volta de si, tornando tudo mais fácil.”

Holanda lança videogame que simula pandemia de gripe

0

Game deve ser jogado pela internet (Erasmus Medical Centre)

Estratégia é chave para vencer o jogo, que simula uma pandemia

Além dos métodos tradicionais, como tratamentos médicos e distribuição de remédios, a Holanda está utilizando uma arma inusitada para tentar conter a pandemia de gripe suína: um jogo de videogame.

O jogo, batizado de A Grande Gripe, foi desenvolvido por especialistas do Centro Médico Erasmus, de Roterdã, e propõe ao jogador que tome diversas medidas para tentar conter a dispersão de um novo vírus de gripe pelo mundo.

“O game foi desenvolvido a partir da necessidade de alertar o público a respeito da ameaça que representa uma pandemia e sobre as medidas que estão sendo tomadas para contê-la”, afirma Albert Osterhaus, virologista no centro médico e um dos médicos que participou da criação do jogo.

Osterhaus afirma que, apesar de ser uma maneira nova de fornecer informações ao público a respeito do avanço de uma pandemia, “o jogo não tem o objetivo de substituir os conselhos dados pelas autoridades médicas”.

Recursos

O game é jogado online e pede que os participantes tomem medidas para conter um novo vírus. À medida que o tempo passa, mais pessoas vão ficando infectadas, morrem, e a doença se espalha para mais países.

Os jogadores podem usar diversas ferramentas para tentar conter a pandemia, como lançar alertas para a população, distribuir máscaras e remédios e estimular a pesquisa científica.

Para lidar com situações mais graves, o participante pode, inclusive, ordenar o fechamento de escolas, aeroportos e empresas, além de colocar em quarentena as pessoas com os sintomas da doença.

A chave para o jogo é a estratégia, já que os recursos em dinheiro para tomar medidas contra a gripe são limitados e podem ser bastante caras.

Os jogadores podem ainda escolher que tipo de vírus pretendem combater.

O vídeo de introdução do game informa os jogadores sobre outras pandemias que atingiram o planeta, como a gripe espanhola, em 1918, que deixou mais de 40 milhões de mortos.

Contra celulite, estresse e impotência, sorveteria espanhola lança 'sorveterapia'

0

Vitrine da Llinares (Foto: Félix Llinares/Sorveteria Llinares)

Marca é conhecida pelos sabores raros (Foto: Félix Llinares/Sorveteria Llinares)

A maior marca de sorvetes artesanais da Espanha lançou neste verão uma linha medicinal que promete tratar de celulite e estresse até impotência.

A “sorveterapia”, como descreveu Félix Llinares, chef e proprietário da sorveteria Llinares, utiliza ervas e plantas medicinais misturadas a uma base de leite vegetal.

A ideia, segundo ele, foi unir a moda da vida saudável com a fitoterapia.

“É como tomar um chá, mas em forma de sorvete”, disse Llinares à BBC Brasil.

Contra gases e insônia

Com receitas exclusivas, a marca criou 12 sabores de sorvetes terapêuticos.

O de centelha asiática, por exemplo, promete combater a celulite. Contra o estresse, a Llinares sugere a mistura de três ervas medicinais (valeriana, erva-cidreira e tília). E para combater gases, sorvete de erva-doce.

Na lista há também propostas mais atrevidas, como o sorvete para evitar a impotência, à base de ginseng e outras plantas medicinais, a mistura para emagrecer, com aloe vera, além de outros sabores que prometem ajudar o consumidor a parar de fumar ou superar problemas de insônia.

Llinares explicou que a ideia da linha terapêutica surgiu depois que o pai dele teve um câncer de próstata.

“Comecei a pensar nos tratamentos naturais que poderiam ajudar o meu pai. Primeiro imaginei um sorvete diurético e uma coisa levou à outra”, disse.

“A saída dessa linha ainda é limitada, mas sempre tem gente disposta a provar novidades e se surpreende porque gosta do sabor e acredita na eficácia das plantas”, completou.

Sabores

Essa forma de inovar foi o que deu fama à sorveteria, cujas receitas são secretas.

A família administra a marca há quase 80 anos e já está na quinta geração de sorveteiros.

As lojas têm mais de mil sabores - muitos deles raros, como os sorvetes de chopp, cerveja preta, azeite de oliva, alho, cebola, salmão e canja de galinha.

Neste verão, foram introduzidos ainda sorvetes de alface, omelete, embutidos e anchovas com vinagre. Para o ano que vem, o chef avisa que haverá sabores de carne de crocodilo e cobra.