domingo, 20 de dezembro de 2009

Incêndio atinge favela na zona sul de São Paulo

0

Vinte carros dos bombeiros foram ao local; duas pessoas ficaram feridas

Marcelo Maragni/AE

Foto por Marcelo Maragni/AE

Incêndio atinge barracos de favela na zona sul de São Paulo

Um incêndio atingiu a favela Beira Rio, em Jabaquara, na zona sul de São Paulo neste sábado (19). O fogo atingiu cerca de 60 barracos e deixou três pessoas feridas sem gravidade.

Elas foram atendidas no hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara. Segundo o hospital, um rapaz de 28 anos sofreu uma queda e machucou o braço. Uma mulher de 22 anos sofreu queimaduras, mas o hospital não soube dar mais detalhes.

O Corpo de Bombeiros informou que uma terceira pessoa se feriu ao cair de uma laje. Ela foi encaminhada, com ferimentos leves, ao Pronto-Socorro do Jabaquara.

O Comando do Corpo de Bombeiros informou que 20 viaturas e 65 homens da corporação foram deslocados ao local para apagar o fogo.

As cerca de 60 famílias desabrigadas devem ser levadas para abrigos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo ou para a casa de parentes, segundo a Defesa Civil.

As causas do incêndio ainda não foram identificadas. O fogo foi controlado por volta das 17h30.

Brasileira é presa por golpe de bilhões em Portugal

0

Notas de euro

Valor total das garantias falsificadas ultrapassa os 60 bilhões de euros

Uma brasileira está em prisão preventiva em Portugal acusada de montar um esquema de garantias bancárias falsas cujo valor apurado até agora ultrapassou 60 bilhões de euros (cerca de R$ 153 bilhões) – um recorde entre as falsificações em Portugal.

Segundo a acusação, a paulista M.R.P. (o nome dela está guardado sob segredo de Justiça), de 37 anos, teria falsificado cartas de crédito da agência de Lisboa do Banco do Brasil para operações de importação e exportação.

A coordenadora da Unidade de Combate à Corrupção de Polícia Judiciária, Manuela Marta, relata que o caso partiu de uma denúncia do Banco do Brasil.

“As investigações começaram a partir de elementos que nos chegaram a partir da própria entidade bancária. Eram documentos muito semelhantes aos originais”, disse.

As garantias bancárias teriam sido vendidas para empresas de importação e exportação que utilizavam esses documentos para diminuir a taxa de juros na obtenção de empréstimos.

A cada garantia bancária falsa, os falsificadores receberiam em contrapartida um valor entre 25 mil e 60 mil euros.

A investigação abrange ainda as empresas compradoras dos documentos, que também incorreriam em crime.

Os lesados seriam bancos e agências de financiamento de operações de importação e exportação.

Diz que “a detida é uma estrangeira que se encontra em Portugal há cerca de dois anos” e que teria se dedicado durante todo este período a esse tipo de crime. Além dela, houve mais um detido, de nacionalidade portuguesa.

Denúncia

José Carlos Neves, administrador do Banco do Brasil em Lisboa, conta como foi feita a denúncia: “Foi meu antecessor aqui em Lisboa. Começaram a chegar pedidos de confirmação de garantias bancárias em valores absurdos com documentações completamente infundadas”.

“Nós negamos a autenticidade e comunicamos às autoridades portuguesas, na medida em que constituíam uma fraude”, relata Neves.

As consultas sobre a autenticidade dos documentos foram feitas por empresas de comércio internacional por meio de e-mail ou fax.

Os valores de cada garantia iam de 500 milhões de euros até 10 bilhões de euros.

Em 26 de maio, os dois foram detidos e apresentados a um juiz.

M. ficou em liberdade, com obrigação de se apresentar periodicamente a uma delegacia de polícia da região de residência – como é brasileira e haveria perigo de fuga, ela teve de entregar seu passaporte.

O outro indiciado ficou em prisão domiciliar, com uma pulseira eletrônica de localização.

No entanto, teriam mantido o esquema e foram novamente detidos, sendo que ela foi colocada em prisão preventiva no dia 9 de dezembro.

Um dia antes de ser detida e colocada em prisão preventiva, M. colocou na internet um anúncio para vender um celular touchscreen sofisticado, cujo preço normal é de 340 euros, por 230 euros.

Cientistas acham cratera submarina que pode ser de meteorito

0

Imagens foram feitas com um sistema de sondagem com múltiplos raios (imagem: EMEPC)

Imagens foram feitas com sistema de sondagem especial (imagem: EMEPC)

Cientistas portugueses encontraram uma depressão no fundo do Oceano Atlântico, ao sul das ilhas de Açores, que dizem poder se tratar de uma formação resultante do impacto de um meteorito.

A depressão tem um formato circular, com seis quilômetros de diâmetro e uma ampla cúpula e, devido ao seu formato, foi chamada de "Ovo Frito".

Os cientistas calculam que a colisão ocorreu em algum momento nos últimos 17 milhões de anos.

"Para termos certeza, precisamos coletar amostras e fazer um perfil das camadas de sedimento para determinar se as formações são resultantes de um impacto", afirmou o cientista Frederico Dias, do grupo de pesquisa Estrutura de Missão Para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

"Precisamos também verificar todos os sinais que são consistentes com um impacto de alta velocidade, como vidro gerado no derretimento e, claro, escombros; e os chamados cones estilhaçados (rochas que sofreram choque)", acrescentou o pesquisador em entrevista à BBC.

Os cientistas também encontraram outra formação semelhante, porém menor, a oeste da primeira formação.

Dias apresentou a descoberta do suposto impacto na Reunião de Outono da União Geofísica Americana em San Francisco, Estados Unidos, a maior reunião anual de cientistas especializados em geofísica.

Picos centrais

A cratera, identificado pela primeira vez durante uma análise para mapeamento da plataforma continental portuguesa, em 2008, está a uma profundidade de dois quilômetros abaixo do nível do mar, a cerca de 150 quilômetros do arquipélago de Açores.

A cúpula no centro da cratera - que seria a "gema" do Ovo Frito - tem cerca de três quilômetros de diâmetro e cerca de 300 m de altura.

Ela é cercada por uma vala em anel que fica de cerca 110 m abaixo do solo ao redor da cratera.

Os cientistas portugueses já descartaram a possibilidade de a formação ter origem vulcânica, pois eles não encontraram vestígio de fluxo de lava dentro da estrutura ou em seus arredores.

A segunda cratera encontrada pelos cientistas fica a oeste da primeira formação, entre três e quatro quilômetros de distância, e é bem menor.

"Fica bem ao lado. Se o 'Ovo Frito' é uma cratera, esta (formação) também pode ser uma", afirmou Frederico Dias.

A equipe de cientistas portugueses já tem uma terceira expedição à região marcada para o começo de 2010 e, nesta viagem, vão usar um veículo operado por controle remoto para tentar recolher amostras do fundo do mar para análise.

A apresentação dos detalhes a respeito da formação perto de Açores na reunião em San Francisco dividiu os cientistas participantes a respeito da teoria do impacto de um meteorito, de acordo com Dias.

"Mesmo se não for uma cratera formada por um impacto, ainda assim é uma formação interessante", afirmou o cientista português.

Papa coloca João Paulo 2º e Pio 12 mais perto da beatificação

0

O papa João Paulo 2º

Bento 16 reconheceu 'virtudes heróicas' do papa João Paulo 2º

O papa Bento 16 assinou neste sábado decretos que reconhecem as "virtudes heróicas" dos papas João Paulo 2º e Pio 12 colocando, assim, os dois pontífices mais perto da beatificação.

O reconhecimento das virtudes heroicas abre caminho para a beatificação e, posterirmente, a canonização, que é quando o papa declara que um beato é santo.

Com a medida do Vaticano, os dois papas terão agora o título de "veneráveis".

O processo de beatificação de Pio 12 tem gerado críticas, especialmente por parte de grupos judaicos. Pio 12 foi papa durante a Segunda Guerra Mundial, e alguns grupos o acusam de não ter feito o suficiente para impedir a morte de judeus no Holocausto.

O Vaticano, no entanto, defende Pio 12 e afirma que ele salvou muitos judeus da morte ao escondê-los em instituições em Roma e outras cidades.

"Mediante este decreto, o papa diz que Pio 12 é uma pessoa que devemos admirar e reconhecer como um modelo das virtudes cristas. É muito importante que a Igreja faça oficialmente essa apreciação de um papa que guiou a Igreja em momentos difíceis", disse à BBC o diretor de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi.

João Paulo 2º

João Paulo 2º, papa que antecedeu Bento 16, morreu em 2005 depois de 27 anos de pontificado.

Muitos reconhecem o esforço de João Paulo 2º pelo fim do comunismo na Europa, especialmente na Polônia, sua terra natal.

Para o processo de beatificação, é necessário o reconhecimento de um milagre, o que se espera que ocorra no próximo ano.

No caso de João Paulo 2º, o milagre seria a cura de uma freira francesa com mal de Parkinson. Caso Bento 16 aprove esse milagre, João Paulo 2º poderá ser beatificado, o último passo antes da canonização.

Também neste sábado, o papa Bento 16 aprovou o segundo milagre atribuído à australiana Mary Mackillop, abrindo caminho para que seja declarada santa. Mackillop morreu em 1909 e foi beatificada por João Paulo 2º em 1995. Espera-se que ela seja canonizada no próximo ano.