sábado, 20 de fevereiro de 2010

Transporte público vai operar por uma hora a mais entre sábado e domingo

0

Prorrogação de funcionamento será realizada por causa de fim de horário de verão

Julia Chequer/R7

Foto por Julia Chequer/R7

Ônibus, metrô e trens de São Paulo irão prorrogar em uma hora funcionamento neste sábado por causa de fim do horário de verão


Os trens, metrô e ônibus de São Paulo vão operar por uma hora a mais entre o sábado (20) e o domingo (21). A medida será tomada por causa do fim do horário de verão no país. À meia-noite do sábado, os relógios devem ser atrasados em uma hora e, para evitar tumulto entre os passageiros, o período de funcionamento do transporte público será prorrogado.

No metrô, o número de viagens realizadas no sábado na linha 1-Azul vai aumentar de 712 para 728; a linha 2-Verde passará de 463 para 475 viagens; a linha 3-Vermelha realizará 16 viagens a mais, realizando 873 vezes o mesmo percurso; já a linha 5-Lilás circulará de 328 vezes, quando o normal são 322. No domingo, a operação volta ao normal, com as viagens de metrô começando às 4h40.

Os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão prolonga o horário de funcionamento, trabalhando 22 horas ininterruptas. Nas linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), trens partirão com intervalos de 20 minutos. Na extensão da linha 7, entre Francisco Morato e Jundiaí, serão colocados trens em prontidão para suprir possíveis aumentos no número de passageiros.

Na linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), os intervalos serão de 15 minutos. Na linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), os trens terão intervalos especiais, adaptados para atender às viagens extras necessárias. Nas linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana), os trens partirão de 20 em 20 minutos.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) confirmou que também irá aumentar em 60 minutos o funcionamento dos ônibus que atendem as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista neste sábado.

Idoso é preso com quase meia tonelada de palmito nativo em Juquitiba

0

Apreensão ocorreu nesta madrugada; homem de 74 anos foi autuado por crime ambiental


Policiais militares do 1º Batalhão Ambiental apreenderam, à 1h desta sexta-feira (19), quase 500 kg de palmito nativo na residência número 76 da estrada João Victor Vieira, conhecida como estrada Velha, no bairro das Flores, em Juquitiba, região metropolitana de São Paulo.

Os PMs chegaram ao local depois de uma denúncia anônima. O locador do imóvel, um senhor de 74 anos, foi detido e autuado por crime ambiental, no caso "depósito de produto da flora nativa". O boletim de ocorrência foi feito na delegacia de Itapecerica da Serra. O idoso poderá ser condenado a até um ano de prisão, mas deve, no entanto, responder em liberdade.

Os policiais afirmaram que, ao se aproximarem da casa, já sentiram o cheiro de palmito. Além disso, a PM encontrou o ácido utilizado para impedir que o palmito nativo escureça. Dentro da casa, havia 750 vidros, prontos para a comercialização, cada um com até 1,8 kg de palmito. Outros 750 vidros vazios também foram apreendidos.

Todo o material será levado para a sede do pelotão, na rua Paraíso, número 150, região central de Itapecerica da Serra.

Arruda perde regalia e vai para sala menor sem banheiro

0

Governador afastado do DF está preso há oito dias e aguarda julgamento do Supremo

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), foi transferido nesta sexta-feira (19) para uma sala bem menor do prédio do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Federal no DF. A PF informou que a transferência foi feita para que a rotina de trabalho da diretoria técnico-científica da polícia seja retomada.

A nova sala tem 10 m² e não tem banheiro, apenas uma janela que dá para o pátio interno do prédio. Tem uma cama tipo beliche, uma mesa e um sofá.

Arruda está preso desde o dia 11 de fevereiro no local por determinação da Justiça e aguarda decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o pedido de habeas corpus. Ele e outros cinco - que também foram presos - são acusados de tentar subornar o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Edson Sombra, uma das principais testemunhas do inquérito que investiga um esquema de pagamento de propina dentro do governo do DF. Todos negam envolvimento.

Nesta semana, imagens flagaram o governador afastado se vestindo após tomar. As imagens, exclusivas da Rede Record, mostram também o político olhando pela janela para ver o que acontecia do lado de fora. Essas foram as primeiras imagens que mostram o governador nitidamente desde que ele foi preso.

O escândalo que resultou na prisão de Arruda começou no dia 27 de novembro de 2009, quando a PF deflagrou a Operação Caixa de Pandora. No dia foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, quando foram apreendidos mais de R$ 700 mil nas casas e gabinetes de políticos supostamente envolvidos no esquema.

Justiça manda recolher livro sobre vida de Lula

0

Lula do Brasil - A história real, do Nordeste ao Planalto tem capa semelhante a filme


A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, que a Geração Editorial recolha todas as cópias do livro Lula do Brasil - A história real, do Nordeste ao Planalto, de autoria do inglês Richard Bourne, e proibiu a editora de produzir e comercializar novos exemplares da obra, cuja capa é muito semelhante ao cartaz utilizado para divulgar o filme Lula, o Filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto. A ação foi movida pelo produtor do filme, Luiz Carlos Barreto, pai do diretor.

"Confrontando as duas ilustrações, verifica-se claramente a utilização indevida. Ademais, induz o espectador a considerar que a obra literária reproduz, ou serviu de base, a obra cinematográfica", diz o despacho da juíza Anna Eliza Duarte Diab Jorge.

Segundo o despacho, o proprietário da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, reconheceu "a utilização indevida e sem autorização dos titulares da obra". A decisão é de 3 de fevereiro. A juíza determinou pena de R$ 50 mil pelo não cumprimento da decisão.