domingo, 4 de abril de 2010

Com traços de cocaína, refrigerante da Red Bull é proibido na Alemanha

0

folhas de coca

Red Bulll Cola contém extratos de folha de coca

Cinco estados alemães proibiram a venda do refrigerante Red Bull Cola, depois que especialistas encontraram vestígios de cocaína na bebida.

As autoridades afirmaram que a dose encontrada é considerada mínima e não apresenta risco à saúde.

Entretanto, ressalvam que os vestígios da substância fazem com que a bebida deixe de ser um produto alimentício para, legalmente, se tornar um entorpecente, sujeito a uma autorização especial para ser comercializado.

Análises do Instituto Estadual para Saúde e Trabalho do Estado de Renânia do Norte-Vestfália constataram no refrigerante uma concentração considerada pequena, de 0,4 microgramas de cocaína por litro.

"O instituto examinou Red Bull Cola em um processo químico minucioso e realmente encontrou traços de cocaína", confirmou o diretor do departamento de segurança alimentar do ministério alemão para Defesa do Consumidor, Bernhard Kühnle.

"A quantidade é absolutamente irrelevante", reconheceu Wilhelm Deitermann, porta-voz da Secretaria de Saúde do Estado de Renânia do Norte-Vestfália.

"Não é possível tomar tanto, a ponto de a bebida fazer mal", disse. Entretanto, a substância é proibida por lei.

Exagero

Na Alemanha, os Estados deliberam autonomamente sobre assuntos envolvendo proteção ao consumidor.

O produto foi retirado das prateleiras nos estados alemães de Hesse, Renânia do Norte-Vestfália, Turíngia, Renânia-Palatinado e Baviera. Outros estados alemães também estudam a suspensão da venda de Red Bull Cola.

Os traços de cocaína não são frutos de contaminação e derivam da própria fórmula da bebida, que inclui um extrato de folhas de coca em que a cocaína é retirada.

Segundo a Red Bull, extratos de folha de coca "descocainizados" não oferecem risco à saúde, sendo usados como aroma em produtos alimentícios no mundo inteiro e permitidos tanto na União Europeia quanto nos Estados Unidos.

"Nossa opinião é que o produto é plenamente comercializável", garantiu à imprensa alemã Frank Farnsteiner, representante da Red Bull na Alemanha. A companhia anunciou que está em contato com as autoridades para resolver a questão.

Alguns veem exagero na proibição. "Se fôssemos examinar outros produtos alimentícios e bebidas com o mesmo nível de sensibilidade que a usada com a Red Bull Cola, seriam achadas muitas outras coisas", afirmou o farmacologista Fritz Sörgel, diretor do Instituto de Pesquisa de Biomedicina e Farmacologia de Nuremberg.

O especialista em doping e entorpecentes analisou algumas amostras da bebida e também constatou a presença de cocaína. Mas a descoberta não o surpreendeu. "Cafés descafeinados também contêm ainda alguma cafeína", comparou.

O refrigerante da Red Bull está no mercado alemão desde o ano passado. A multinacional austríaca anuncia seu produto como uma bebida feita apenas com ingredientes naturais, sem adição de conservantes e outros aditivos sintéticos.

Segundo o fabricante, Red Bull Cola é o único refrigerante tipo cola contendo extratos de folhas de coca e noz-de-cola.

Nos últimos anos, os energéticos da empresa enfrentaram críticas das autoridades sobre possíveis riscos à saúde. No ano passado, o governo alemão alertou sobre os perigos do consumo associado com álcool ou depois da prática de esportes, que poderia levar a distúrbios do ritmo cardíaco ou até a falência dos rins.

Na época, argumentou-se que o refrigerante da Red Bull contém grandes quantidades de cafeína e taurina, substâncias que podem ser perigosas para pessoas com doenças cardíacas, pressão alta ou sensibilidade à cafeína.

Cantora americana é autuada por ficar nua em via pública

0

Erykah Badu (arquivo)

Erykah Badu tirou a roupa no local onde Kennedy foi assassinado


A cantora americana Erykah Badu foi autuada em Dallas, no Estado americano do Texas, por tirar toda a roupa na rua durante a filmagem de um videoclipe.

Durante a gravação de imagens para o vídeo da música Window Seat, Badu tirou a roupa enquanto caminhava em direção ao local na cidade onde o presidente John Kennedy foi assassinado em 1963. No vídeo, ouve-se o som de um tiro e ela se joga no chão, sob o olhar das pessoas que passam.

Em entrevista na semana passada ao jornal americano The Dallas Morning News, a cantora de soul, de 39 anos, disse que o vídeo era "um protesto" e um convite para que as pessoas "se libertem".

Inicialmente a polícia disse que não havia recebido nenhuma queixa sobre o vídeo, gravado no dia 13 de março, mas depois que ele começou a ser divulgado na internet, tornou-se tema de programas de rádio e blogues e apareceram queixas.

O diretor da divisão de investigações especiais da Polícia de Dallas, Mike Genovesi, disse que uma testemunha se apresentou na quinta-feira e disse que "viu a Sra. Badu tirar suas roupas em uma via pública."

"A testemunha estava com seus dois filhos pequenos e ficou ofendida", afirmou o policial, segundo The Dallas Morning News.

Badu foi acusada de "conduta desordeira". Ela pode pagar uma multa de até US$ 500 ou contestar a acusação na Justiça.

Feriado é tranquilo nos aeroportos do País

0

http://www.pop.com.br/popnews/imagens_noticias/thumb5_334183_1.jpg



O movimento nos principais aeroportos do País estava tranquilo na manhã desta Sexta-feira Santa. De acordo com o último boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 10 horas, 43 dos 677 voos programados atrasaram mais de meia hora, o que representa 6,4% do total. Outras 39 operações foram canceladas (5,8%).


Ainda segundo a estatal, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 56 voos previstos, sete atrasaram (12,5%) e quatro foram cancelados (7,1%). Já no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, quatro das 60 operações programadas atrasaram (6,7%) e três foram canceladas (5%).

O ex-BBB Serginho diz que Diego Hypolito é hetero

0

O ex-BBB Serginho e o ginasta  Diego Hypolito na boate The Week Foto: / Photo Rio News

O (agora) ex-BBB Serginho entrou de sola na polêmica sobre suas fotos com o ginasta Diego Hypólito, feitas durante show de Preta Gil na The Week. No Twitter, ele foi categórico: "Diego é hetero". E o comparou a Cadu. Leia o que ele escreveu:

Queridos… to passado com as coisas que li na net agora há pouco. Estão dizendo que eu fiquei com o Diego Hipólito ontem, hhaahhaha.

Que bobagem! Querem saber o que rolou? Eu explico...

Encontramos o Diego ontem na casa do @bchateaubriand antes de irmos para a festa da @pretamaria.

Ele é um fofo, muito simpático. Fomos todos juntos num carro só para a balada.

Vcs sabem como é a barulheira da boate né... É super normal a gente falar perto do ouvido das pessoas na balada.

Foi assim com o @bchateaubriand, com o André Ramos, com o @leestanich, com o Fabrizzio, e tb com o Diego.

Só que aí vem um fotógrafo oportunista e faz uma foto como essa que está rolando. Coisa mais sem graça!

O Diego é hétero, mas daqueles como o Cadu, que se dá bem com gays, que não tem preconceito.

Enfim, achei péssimo distorcerem os fatos e prejudicar a imagem de uma pessoa incrível como o Diego.

Isto é mais que uma defesa, é um PROTESTO.

http://twitpic.com/1ckawa - No palco no show da Preta Gil!