terça-feira, 28 de julho de 2009

Rompimento amoroso leva pintor a expor e vender tudo o que tem

0

Joffe espera ir à região italiana da Toscana após a mostra.

Após uma desilusão amorosa, o pintor britânico Jasper Joffe decidiu vender todas os seus bens durante uma exposição que entra em cartaz a partir desta terça-feira em Londres.

Joffe, de 33 anos, foi abandonado pela namorada no último natal.

"Acho que cheguei no fundo do poço e percebi que minha vida estava em crise, mas ao mesmo tempo me senti livre", disse ele.

Entre os objetos à venda na exposição The Sale of a Lifetime (A Liquidação de uma Vida) , vão estar a cama do artista, pinturas, quadros, cartas, potes e panelas. Joffe classifica o evento como uma mistura de “funeral e retrospectiva”.

O simbolismo do número 33, idade atual do artista e supostamente a idade de Cristo quando morreu, vai estar presente na mostra . Vão estar disponíveis 33 lotes, custando 3.333 libras cada (cerca de R$ 10.300).

"Estou vendendo minha vida toda por 109 mil libras (cerca de R$ 336 mil). Para os pertences de toda uma vida não é muito", diz ele.

"Ao colocar tudo o que possuo em uma exposição e à venda, posso perceber exatamente onde estou já que terei 34 anos de idade na semana que vem", disse Joffe.

Começar do zero

O artista se diz nervoso com a experiência, mas otimista em relação ao futuro.

"Espero ir à Toscana. O interessante é que se não fica com nada, posso tomar decisões a partir do zero, das roupas que uso até os quadros que pinto", diz.

A mostra The Sale of a Lifetime (A Liquidação de uma Vida) , com obras e objetos de Jasper Joffe, abre nesta terça-feira na Generation Gallery, no leste de Londres.

Artista que incentivava rabiscos na Bíblia pede que livro seja protegido

0

Bíblia em exposição em Glasgow

Visitantes eram incentivados a deixar mensagens na Bíblia

Uma artista que criou uma obra para uma exposição na Escócia, na qual incentiva visitantes a rabiscar uma Bíblia, acabou pedindo que o livro seja protegido em uma caixa de vidro.

Jane Clarke disse que sua intenção, originalmente, era deixar que pessoas que se sentissem marginalizadas pela Igreja escrevessem suas histórias na Bíblia.

Mas a obra, que faz parte de uma mostra sobre sexualidade na Galeria de Arte Moderna da Glasgow, se tornou alvo de protestos por parte de grupos cristãos, que reclamaram que os visitantes estavam deixando mensagens obscenas.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o papa Bento 16 também teria condenado a obra, qualificando-a como "ofensiva".

Pastora

Jane Clarke é pastora na Igreja da Comunidade Metropolitana, que atua junto a comunidades de homossexuais, bissexuais e de transgêneros de Glasgow.

"Como uma jovem cristã, fui incentivada pela minha igreja a escrever meus próprios pensamentos nas margens da Bíblia que eu uso para minhas orações diárias", afirmou ela. "A obra era uma extensão dessa ideia."

Clarke disse ainda que não tinha a intenção de ofender ninguém.

"Eu esperava que as pessoas teriam respeito pela Bíblia, pelo Cristianismo e até pela Galeria de Arte Moderna. Estou triste pelo fato de alguns terem preferido escrever mensagens ofensivas", explicou.

Casal de idosos é proibido de manter romance em asilo na Bolívia

0

Irma Rodríguez (Foto: BBC Mundo)

Irma Rodríguez está vivendo longe do namorado (Foto: BBC Mundo)

Um casal de idosos foi proibido de manter seu relacionamento em um asilo de La Paz, na Bolívia.

Irma Rodríguez, de 73 anos, e Jorge Carrillo, de 63, se conheceram na cantina da residência de San Ramón, onde viviam em alas separadas e só se viam na hora de comer. Uma vez por mês, eles saíam para buscar o pagamento da aposentadoria e aproveitavam para almoçar ou tomar um sorvete juntos.

Depois de dois anos e meio de namoro, uma funcionária do asilo os surpreendeu se beijando e a administração impôs que eles não se falassem mais.

Em maio passado, após uma série de incidentes envolvendo agressões verbais entre o casal e os funcionários, Jorge e Irma decidiram sair do asilo, e foram obrigados a assinar uma declaração de que não voltariam a procurar o local.

Sem dinheiro

"Como Romeu e Julieta, não pensamos nas consequências", disse Irma à BBC.

Uma vez fora da residência, o casal passou de alojamento a alojamento em La Paz tentando encontrar um endereço fixo, com as poucas economias que tinham.

Jorge e Irma tentaram ainda se instalar em Cochabamba, sem sucesso.

"O coitadinho não tinha dinheiro nem para comprar os comprimidos que toma para sua úlcera, mas mesmo assim o amo", disse Irma.

"Me sinto como uma adolescente desde que o conheci."

Separados

Vendendo todos os seus pertences, eles voltaram à capital boliviana e procuraram uma rádio local para contar sua história.

Irma conseguiu um lugar em um asilo feminino, e Jorge voltou a viver com a família.

Uma prima de Jorge disse à BBC que ele foi recriminado por seus familiares por ter se envolvido no romance.

Como os dois tiveram de se desfazer de seus celulares por causa de dinheiro, eles ainda não haviam se reencontrado quando Irma foi entrevistada pela BBC.

"Não quero ter que deixá-lo, porque eu morreria. Nem ele quer me deixar. Eu o amo. Não sei mais o que fazer. Ele é o único ser humano que me ama", contou ela.

A diretora do Serviço de Gestão Social de La Paz, Miriam Cope, disse à BBC que já pediu uma investigação sobre o ocorrido no primeiro asilo em que o casal viveu.

Segundo ela, a nova residência de Irma também está tentando encontrar uma maneira para que ela e Jorge finalmente morem juntos.