sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Leões matam tigresa branca rara em zoo tcheco

0

Leão Sultan e leoa Elsa um dia após incidente

Sultan e Elsa conseguiram abrir porta que levava a outra jaula

Um casal de leões de um zoológico no norte da República Tcheca mataram uma rara tigresa branca depois de entrar em sua jaula, na quinta-feira.

Funcionários do zoológico Liberac - o único no país a abrigar tigres brancos - foram alertados pelos rugidos da tigresa, mas não conseguiram impedir que ela fosse morta.

O leão Sultan, de 14 anos, e a leoa Elsa, de 11, conseguiram abrir uma portinhola que levava a uma área a céu aberto ocupada pela tigresa Isabella, de 17 anos.

O zoológico faz um rodízio dos animais nessas áreas durante o dia, e os funcionários acreditam que os leões tentavam ir para a parte da jaula onde haviam passado o dia anterior.

"O atual sistema de segurança existe há 12 anos e nunca havíamos tido acidentes como este", disse o diretor do parque, David Nejedlo.

Fundado em 1919, o Liberac é o zoológico mais antigo da República Tcheca.

Com a morte de Isabella, o local passa a abrigar três tigres brancos, inclusive uma filhote da tigresa.

Os trigres brancos são resultado de um gene recessivo.

Irlanda quer que Fifa marque novo jogo contra França

0

Thierry Henry

Antes do gol de Gallas, Thierry Henry tocou com a mão na bola

A Associação de Futebol da Irlanda disse nesta quinta-feira que pediu à Fifa para que a partida contra a França valendo vaga na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, seja disputada novamente.

Na quarta-feira, a Irlanda empatou com a França em 1 a 1. No lance do gol da França, o jogador Thierry Henry conduziu a bola com a mão, gerando indignação dos jogadores irlandeses.

A França conquistou a vaga para a Copa do Mundo já que a equipe havia vencido a Irlanda no fim de semana.

"Evidências conclusivas de vídeo do toque de mão deliberado de Thierry Henry, que levou ao gol da França foram vistas por milhões de torcedores em todo o mundo", afirma uma nota da associação irlandesa de futebol.

"A decisão flagrantemente incorreta do juiz de dar o gol prejudicou a integridade do esporte e nós pedimos agora que a Fifa [...] tome providências para que esta partida seja jogada novamente."

Reação da Fifa

A associação afirma que a decisão não é inédita, já que em 2005 a Fifa invalidou o resultado de um jogo entre Uzbequistão e Bahrein, válido pelas eliminatórias da Copa de 2006, com base em um erro técnico cometido pelo árbitro daquela partida.

No entanto, o técnico da Irlanda, Giovanni Trapattoni, disse não acreditar na marcação de uma nova partida entre sua seleção e a França.

"Quando um juiz decide que um jogo acabou, eu sei que é impossível jogar novamente a partida", disse ele.

A Fifa informou nesta quinta-feira ter recebido o pedido formal da associação irlandesa e que o está analisando.

Comentando o pedido, a organização disse que “nenhum protesto pode ser feito sobre decisões de um árbitro no tocante a fatos relacionados a um jogo. Tais decisões são finais, a menos que isso seja estipulado no código disciplinar da Fifa”.

Não há nenhum precedente de a Fifa determinar a realização de um novo jogo por causa do erro de um juiz durante a partida.

Policial usa arma de choque contra menina que não queria banho

0

Arma de choque (arquivo)

Policial afirmou que teve consentimento da mãe para usar o taser

Um policial usou uma arma de choque (conhecida como taser) para imobilizar menina de dez anos que se recusava a tomar banho em uma pequena cidade no estado de Arkansas, no sul dos Estados Unidos.

O oficial Dustin Bradshaw disse que, no dia 11 de novembro, ele foi chamado pela mãe da menina para resolver um distúrbio doméstico na cidade de Ozark.

Ao chegar na casa da família, ele encontrou a menina rolando no chão e gritando. Bradshaw disse que ela esperneava e resistia a todos os apelos para tomar banho antes de dormir.

O policial a carregou até a sala e falou que ela seria presa. Mas a garota começou a chutá-lo e acertou sua virilha com as pernas e os pés.

De acordo com ele, a pistola só foi utilizada nas costas da garota depois de receber a permissão da mãe.

"A mãe dela disse que eu poderia usar a arma de choque se fosse necessário", escreveu Bradshaw em seu relatório diário.

Depois de imobilizada, a menina foi algemada e carregada no carro do policial até um abrigo para menores de idade.

Segundo o prefeito Vernon McDaniel, a garota não se feriu. Mas o prefeito está exigindo que seja aberta uma investigação para averiguar se a arma teve ou não uso apropriado.

FBI

Na última terça-feira, a Polícia Estadual de Arkansas se negou a investigar o caso. O prefeito quer agora a participação do FBI no incidente.

"As pessoas sentem que ele cometeu um erro usando a arma de choque", disse o prefeito ao se referir ao policial. "Mas só saberemos isso com uma investigação imparcial."

O pai da menina, Anthony Medlock, que é divorciado, não concordou com a postura da mãe e do policial.

Ele disse que, apesar da garota ter mostrado problemas emocionais, "não deveria ter sido tratada como um animal".

O chefe da polícia local Jim Noggle já afirmou que nenhuma ação disciplinar será determinada contra Bradshaw.

"Nós não usamos a arma de choque para punir crianças, apenas para colocá-las sob controle, assim ela não poderia ferir a si mesma ou a alguém mais", disse Noggle.

De acordo com ele, se o policial tentasse algemar a garota à força, poderia ter quebrado a perna ou o braço dela acidentalmente.

Segundo Noggle, a menor infratora será agora acusada de conduta que fere a ordem pública na Justiça.

Produtora anuncia fim de programa de Oprah em 2011

0

Oprah Winfrey

O programa de Oprah tem em média 7 milhões de expectadores

A mais popular de TV dos Estados Unidos, Oprah Winfrey, não apresentará mais seu programa de televisão a partir de 2011, após mais de duas décadas no ar, segundo anunciou a empresa produtora da artista, Harpo.

Um porta-voz da produtora afirmou que Oprah não explicará porque tomou a decisão, mas anunciará oficialmente o fim do "Oprah Winfrey Show" durante o programa desta sexta-feira.

O programa, transmitido diariamente pela rede CBS, é uma espécie de instituição da mídia americana, com uma média de 7 milhões de expectadores.

Após o fim do programa, a apresentadora deve se dedicar ao seu canal pessoal de televisão, chamado de Oprah Winfrey Network (OWN).

Segundo o correspondente da BBC em Washington Richard Lister, disse que a atmosfera descontraída e as conversas francas do programa redefiniram o gênero do “talk show” e fez de Oprah a mulher negra mais rica do mundo.

Lister afirma ainda que autores que participaram do programa se tornaram bestsellers de um dia para o outro e o apoio de Oprah a Barack Obama foi considerado crucial para a campanha do então candidato à Presidência.

Mas, segundo ele, o império de Oprah inclui ainda revistas, um programa de rádio e, a partir do próximo ano, uma rede de televisão.

“Portanto, parece que o lugar dela na cultura americana permanecerá”, disse o correspondente.