segunda-feira, 29 de março de 2010

Austrália apaga luz de monumentos e dá início à Hora do Planeta

0

Baía de Sydney na Hora do Planeta

Austrália foi o primeiro país a marcar o evento

Alguns dos monumentos mais famosos da Austrália tiveram suas luzes apagadas neste sábado para marcar o início da Hora do Planeta, uma iniciativa mundial que tem por objetivo chamar a atenção para o aquecimento global.

A Opera House e a Harbour Bridge de Sydney, o Luna Park de Melbourne e o Parlamento em Canberra ficaram às escuras a partir das 20h30 (hora local, 6h30 em Brasília). Este é o horário em que, localmente, pessoas de todo o mundo estão sendo incentivadas a apagar as luzes de suas casas e locais de trabalho.

Segundo o jornal australiano ABC News, milhões de casas também aderiram ao "apagão" em todo o país.

Cidades em 120 países devem aderir à Hora do Planeta, criada por australianos em 2007. Na ocasião, apenas as luzes dos monumentos de Sydney foram desligadas.

Já no ano passado, cerca de 50 milhões de pessoas aderiram ao evento em todo o mundo.

Este ano, os organizadores esperam que o número aumente.

Eles contam também com a promessa de que 1,2 mil dos monumentos e pontos mais conhecidos do planeta terão as luzes apagadas - entre eles, a Torre Eiffel, em Paris, o Big Ben, em Londres, a Cidade Proibida, em Pequim, as Pirâmides do Egito e a "Strip", de Las Vegas.

A Hora do Planeta vem ganhando cada vez mais projeção com o apoio e o patrocínio de grandes empresas multinacionais.

Homem é detido suspeito de abandonar seus filhos

0

Um homem suspeito de abandonar seus filhos foi detido às 22 horas deste domingo, 28, no centro de São Paulo. A Guarda Civil Municipal (GCM), avisada de um suposto abandono de menor na Rua Carlos Gomes, próximo ao Viaduto Dona Paulínia, encontrou um menino de 1 ano e 3 meses no colo do catador de papelão Diego Novaes da Silva, de 19 anos. Dentro de uma sacola, ao lado de uma caçamba de lixo, os guardas civis localizaram um bebê de dois meses, do sexo feminino.

O pai das crianças, Julio Cesar Martins, 30 anos, morador de rua, negou o abandono e disse que tinha saído apenas por um momento, para buscar a mãe dos menores. Silva confirmou a versão do pai e disse que estava tomando conta das crianças por alguns instantes. Martins foi encaminhado ao 1º DP, na Sé, e liberado após assinar um termo circunstanciado por abandono de menor. A mãe, de 17 anos, não foi localizada e as crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.

Calor e umidade provocam chuva em boa parte do País

0

Em razão do forte calor e da alta umidade do ar, pancadas de chuva atingem hoje grande parte do País, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Nuvens carregadas vão se formar e deve chover forte no leste e norte da Bahia e outras áreas do interior do Nordeste.

Choverá forte também sobre boa parte da região Norte e, localmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, inclusive nas capitais paulista e carioca. No leste do Paraná e de Santa Catarina, o dia será de sol entre nuvens e deve chover em função de uma pista de vento que transporta umidade do oceano para o continente. No centro-sul do Estado gaúcho, o dia será de sol entre poucas nuvens. As temperaturas estarão estáveis.

Furnas vai recorrer de multa determinada pela Aneel

0

A Furnas Centrais Elétricas reafirmou esta tarde em nota que vai recorrer da multa de R$ 53,7 milhões que lhe foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O blecaute que atingiu 18 estados em 10 de novembro do ano passado teria se originado em falhas nas linhas de transmissão de Furnas que levam energia de Itaipu para o Sudeste do Brasil.

A companhia diz na nota que "rebateu tecnicamente na íntegra" o relatório da Aneel sobre o assunto. Isso teria dentro do próprio processo na Aneel, por meio do texto "Manifestação de Furnas". A empresa lembrou que, o Operador Nacional do Sistema (ONS) concluiu que o blecaute foi causado pelas condições climáticas daquele dia.

O relatório da Aneel diz que as linhas de transmissão que caíram no dia 10 de novembro têm "necessidade urgente" de "manutenção adequada, modernização do sistema de proteção, modernização ou substituição das unidades terminais remotas do sistema de supervisão e controle e reciclagem e treinamento em seu pessoal de operação".

A Aneel também cita casos específicos como os de dois circuitos que caíram no dia do blecaute, na linha Ivaiporã (PR) - Itaberá (SP). A Aneel ressalta que os para-raios para esses locais foram classificados como "suspeitos" em estudo feito pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) entre 2004 e 2006, "e não haviam sido substituídos até o dia do blecaute".
Furnas, porém, diz que "a manutenção de suas linhas de transmissão e subestações é feita de forma adequada, sendo, inclusive, referência nessa área dentro do setor elétrico".

Na nota desta tarde, Furnas diz também que "os 900 km de linhas de transmissão e as 9,5 mil torres do Sistema de Transmissão de Itaipu, que percorrem o trecho entre Paraná e São Paulo, passam anualmente por inspeção terrestre e aérea". Segundo a empresa, foram investidos mais de R$ 1,2 bilhão "em modernização, com obras de melhoria e reforço do sistema de transmissão" de 2005 a 2009.