sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Artista faz esculturas de vidro de vírus e bactérias que causam doenças graves

0


O artista britânico Luke Jerram transforma alguns dos vírus e bactérias mais mortais do mundo em esculturas de vidro.

Algumas de suas obras serão mostradas na exposição Viral Sculptures, na Galeria Smithfield, em Londres, a partir da próxima semana.

Entre os modelos para suas esculturas estão os micro-organismos causadores de doenças como varíola, Aids, E.coli, H1N1 e Sars.

Para fazer o trabalho, Jerram consultou o virologista Andrew Davidson, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e combinou fotografias científicas, diagramas e modelos para criar uma representação em vidro dos organismos.

O artista também teve que criar novas técnicas para manipular sua matéria prima. "Alguns dos meus designs simplesmente não podem ser criados em vidro", disse.

"Alguns deles são frágeis demais e a gravidade faria com que desabassem com o próprio peso. Então é preciso alcançar um equilíbrio muito cuidadoso, entre as limitações do conhecimento científico corrente e as técnicas de trabalho com vidro."

Mas nem sempre ele expõe em galerias ou trabalha com vidro. Luke Jerram realizou há cerca de dois meses um projeto nas ruas de Londres, disponibilizando pianos em espaços públicos e convidando o público para tocar os instrumentos.


Chávez revê rei espanhol e diz que ele está 'barbudo como Fidel'

0

Quase dois anos depois do famoso “por qué no te callas?” (por que não se cala?), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a se reencontrar, nesta sexta-feira, em Madri, com o rei da Espanha, Juan Carlos, e aproveitou para brincar com a aparência do monarca, afirmando que ele “está barbudo como (o líder cubano) Fidel Castro”.

Durante a reunião com Juan Carlos, que deixou a barba crescer durante o verão, Chávez o chamou de “amigo” e disse que conversa com reis “de igual para igual”.

Justificando a nova aparência, Juan Carlos afirmou que a barba serve "para mudar um pouco o visual".

O encontro foi mais um passo para a distensão das relações entre os dois líderes, que ficaram estremecidas depois da Cúpula Ibero-Americana do Chile, em novembro de 2007, quando Chávez criticou o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e foi repreendido com o “por que não se cala?” do rei.

"Clichês colonialistas"

Antes da reunião com o monarca, Chávez se encontrou com Zapatero e afirmou que sua visita de menos de 24 horas à Espanha – uma escala depois de um giro pela Europa, África e Oriente Médio – tem o objetivo de “cuidar da relação” com o país.

“É uma parada de trabalho e afeto. Uma reunião de amigos para conversar sobre política e economia”, afirmou o venezuelano, que, no entanto, também fez algumas críticas e afirmou que “não é hora de clichês colonialistas”.

“É preciso acabar com esta ideia de que a Espanha é a porta ibero-americana para a Europa, porque nós não precisamos destas portas. Agora andamos em condições de igualdade”.

Durante a visita de Chávez a Madri, policiais impediram que manifestantes pró e contra o venezuelano se aproximassem da comitiva presidencial.

Chávez, entretanto, saudou de longe a um grupo de partidários que levantaram cartazes em seu apoio.

Arara de 'Piratas do Caribe' ataca policial na Grã-Bretanha

0

Uma arara que participou do primeiro filme da trilogia Piratas do Caribe atacou um policial depois que sua dona foi presa por dirigir sem permissão, na Grã-Bretanha.

A mulher, cuja identidade não foi divulgada, havia sido inicialmente parada por conduzir com a ave em seu ombro, perto do porto da cidade costeira de Dover. Mas logo os oficiais que a detiveram descobriram que ela estava proibida de dirigir e deram uma ordem de prisão.

Ao ser separada de sua dona, Chip, a ave de 90 cm de altura e 1,2 m de envergadura, mordeu e arranhou as mãos e os braços do policial que foi encarregado de recolher o carro.

"A arara se apoiou no volante e foi bicando os dedos do rapaz até ele chegar à delegacia", disse ao jornal The Daily Telegraph o delegado Steve Masters, da polícia de Dover.

ONG

Enquanto sua dona estiver presa e aguardando julgamento marcado para o fim deste mês, a arara ficará sob os cuidados de uma ONG de defesa dos animais.

Chip era o animal de estimação do pirata mudo Cotton, em Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, de 2003.

Segundo o delegado Masters, foi um parente da mulher presa quem revelou que a arara havia participado do filme.

"Foi uma surpresa acabar com uma celebridade em nossas mãos", brincou.