segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Estratégia de defesa e os “furos” do doping de Daiane dos Santos

0

Mark Dadswell/Getty Images

Foto por Mark Dadswell/Getty Images

Caso de doping de Daiane dos Santos ainda é repleto de dúvidas e deve se transformar em um jogo de responsabilidades

Tática será "empurrar" responsabilidade por doping positivo para Confederação Brasileira de Ginástica

A estratégia de defesa da ginasta Daiane dos Santos será basicamente “empurrar” a responsabilidade pelo caso de detecção de doping em teste-surpresa para a CBGin (Confederação Brasileira de Ginástica) e alegar que, quando fez o teste, não estava em atividade.

Para justificar o argumento, a Wada (Agência Mundial Antidoping) teria que ter recebido um comunicado informando que a atleta não estaria apta a fazer o exame. Portanto, será uma briga com relação a datas e notificações, com as partes alegando que transmitiram comunicados quanto ao uso do medicamento.

A Wada abre exceções para atletas registrarem medicamentos que estejam usando por razões de saúde ou problemas físicos. Mas tudo precisa ser relatado, inclusive declarados os períodos de utilização.

O problema é: ou nada de oficial foi enviado ou a Wada não levou em conta que a brasileira não estava em condições de competir para pedir o teste-surpresa.

Segundo o R7 apurou, a defesa de Daiane está reunindo o que pode de papéis, para ainda passá-los ao inglês (com tradução juramentada) antes de serem enviados à FIG (Federação Internacional de Ginástica), órgão que divulgou o caso de doping.

O caminho da defesa:

1) Daiane se submeteu a duas cirurgias, a primeira delas em 21 de outubro de 2008 (uma segunda, para retirada de placa e parafusos, foi em 25 de maio de 2009)
2) "A CBGin excluiu Daiane da equipe brasileira permanente, em 23 de outubro de 2008, data em que a atleta se tornou inelegível para a realização de exames antidopings", segundo o clube
3) "Cumpria à Confederação, também, notificar a Federação Internacional de Ginástica sobre o histórico e a situação da atleta, a fim de evitar a abertura de procedimento investigatório", segue a nota do Pinheiros
4) Entre junho e agosto de 2009, a atleta estava em "tratamento para redução de gordura localizada"
5) O exame antidoping de Daiane foi em 2 de julho de 2009, quando fazia tratamento fisioterápico
6) Na ação da coleta "a fez constar na ficha todos os medicamentos utilizados nestes procedimentos, incluindo enzimas (furosemida)"

Para a defesa, os procedimentos estão todos corretos, à exceção de um, que "cumpria à Confederação".

As dúvidas do caso

1) Pelo site da Wada (Agência Mundial Antidoping) cabe ao próprio atleta internacional comunicar à Federação Internacional de seu esporte qualquer medicamento que possa vir a dar positivo para doping, para análise de uma comissão médica específica do órgão. Antes de se submeter à cirurgia, a atleta - que fazia parte da equipe brasilera - teve essa preocupação?
2) A FIG recebeu algum comunicado oficial? Ou colocou a atleta na lista dos atletas que poderiam ser testados em 2009 assim mesmo?
3) A FIG comunica doping positivo à Confederação Nacional ou ao atleta, antes de sua divulgação oficial? Daiane foi notificada em que data e por quem?
4) Qual a função da furosemida no procedimento de redução de gordura localizada?
5) E qual gordura localizada tem uma ginasta que é praticamente só músculos?

Kosovo inaugura estátua em homenagem a Bill Clinton

0

Bill Clinton durante a inauguração da estátua em Pristina

Uma multidão se reuniu para homenagear Clinton e o novo monumento

O ex-presidente americano Bill Clinton participou neste domingo da inauguração de uma estátua em sua homenagem em Pristina, capital do Kosovo.

O monumento de bronze de 3,5 metros mostra o ex-presidente, fica na Avenida Bill Clinton, pesa 900 quilos e é banhada em ouro.

A estátua foi encomendada para homenagear Clinton por seu apoio aos albaneses kosovares durante a guerra de 1999 com a antiga Iugoslávia.

Milhares de albaneses se reuniram nas ruas com bandeiras dos Estados Unidos e Clinton acenou para a multidão quando a cobertura vermelha da estátua foi finalmente puxada.

"Devo dizer que nunca esperava, em nenhum lugar, que alguém fosse fazer uma estátua minha tão grande. Nesta manhã, quando falei com minha esposa, ela disse que eu tinha que tirar uma fotografia em frente da estátua e enviar para ela, para ter certeza de que era verdade e eu não estava inventando", disse o ex-presidente.

Independência

Em 2008, Kosovo declarou sua independência de forma unilateral em relação à Sérvia. A medida contou com o apoio dos Estados Unidos e muitos países ocidentais, mas vários países, incluindo China e Rússia, ainda afirmam que Kosovo é uma província sérvia.

Os albaneses representam 90% dos 2 milhões de habitantes de Kosovo, e os sérvios não reconhecem a independência do território.

De acordo com o correspondente da BBC em Belgrado, Mark Lowen, para muitos em Kosovo Bill Clinton é visto como um herói e um dos fundadores da nação, o homem que ficou ao lado dos albaneses de Kosovo enquanto eles lutavam pela independência.

Em 1999 foi o governo de Bill Clinton que sancionou a operação de bombardeio aéreo da Otan, que durou 78 dias, contra o então governo iugoslavo de Slobodan Milosevic.

Naquela época Milosevic tentava reprimir a insurgência dos albaneses na província do sul da Sérvia, Kosovo.

A operação da Otan obrigou a retirada dos soldados iugoslavos do território, colocando Kosovo sob a administração da ONU até sua declaração unilateral de independência em 2008.

A estátua inaugurada neste domingo mostra o ex-presidente sorrindo com o braço esquerdo levantado e levando documentos com a data de 24 de março de 1999, quando a Otan iniciou sua campanha aérea.

Passageiro ativa assento ejetor por engano durante voo e sobrevive

0

PC-7 MkII Astra

Passageiro ativou assento ejetor em avião como este (Foto: Dean Wingrin)

Num incidente bastante incomum, um passageiro que viajava em um avião de acrobacias da força aérea sul-africana ativou o assento ejetor por engano, foi lançado a 100 metros para o alto e escapou quase sem ferimentos.

O passageiro, que não foi identificado, voava junto ao capitão Gerhard Lourens, um dos cinco pilotos da equipe de acrobacias aéreas Silver Falcons, segundo confirmou a equipe à BBC Brasil.

Os dois voavam em um avião de dois lugares, o PC-7 MkII Astra e, de acordo com a imprensa sul-africana, durante uma das acrobacias mais arrojadas, o passageiro teria se segurado à alavanca embaixo de seu assento, ativando o processo de emergência.

Segundo especialistas, o passageiro, que é civil, teria sido informado sobre o procedimento.

O assento ejetor é movido a foguetes e, normalmente, só é usado quando os pilotos precisam escapar do avião durante uma emergência, quando a nave está prestes a cair ou se chocar contra alguma coisa. Depois de lançado para fora, um paraquedas é ativado.

Um ex-piloto da equipe disse à mídia sul-africana que o passageiro teve muita sorte de escapar praticamente sem ferimentos.

“Basta puxar a alavanca a uma altura de 2,5 centímetros e você é jogado para fora”, disse ele. “Você recebe um chute enorme nas costas e é lançado para fora.”

“A gente é treinado para isso e se você não o fizer corretamente, não estiver na postura correta para ser ejetado, poderia sofrer lesões na espinha, ou até piores.”

O passageiro pousou de paraquedas sem nenhum ferimento sério, e depois foi resgatado por um helicóptero da força aérea sul-africana. O avião, no entanto, ficou danificado.

A Força Aérea já abriu um inquérito para investigar as causas do incidente.