quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Apagão foi ‘acidente’ causado pelo mau tempo, diz ministro

0

Luzes apagadas na avenida Paulista, em São Paulo, durante apagão

Luzes apagadas na avenida Paulista, em São Paulo, durante apagão

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira que o apagão que atingiu 18 Estados brasileiros e parte do Paraguai na noite de terça-feira foi "um acidente" causado pelo mau tempo que afetou as linhas de transmissão de energia.

Segundo ele, "descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo” causaram “um curto-circuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão (da usina hidrelétrica de) Itaipu para Itaberá."

"As linhas foram desligadas para que não houvesse um acidente ainda maior", completou.

Lobão ressaltou também que o sistema de transmissão de energia brasileiro "é bom" e negou que faltem mais investimentos no setor.

"Ele (o sistema) não é frágil, é forte, voltou em minutos em alguns Estados e em questão de poucas horas no Rio e em São Paulo", afirmou.

Mas Lobão reconheceu que as condições meteorológicas podem voltar a causar problemas do tipo.

"O Brasil é um dos países em que mais ocorrem estes fenômenos e aquela região (Itaberá) ainda mais."

"Deus queira que um apagão não volte a acontecer", disse o ministro.

Normalização

O fornecimento de energia elétrica nas regiões afetadas foi normalizado a partir da madrugada desta quarta-feira.

A usina de Itaipu anunciou que voltou a operar em condições de normalidade a partir das 6 horas (horário de Brasília), após "uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro".

O problema teve início às 22h13 de terça-feira e provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em grandes áreas do país.

"Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido", afirmou a empresa Itaipu Binacional, em um comunicado divulgado na madrugada desta quarta-feira.

Clique Leia mais: 'Não tivemos falta de geração de energia', diz Lula

De acordo com a Itaipu, imediatamente depois do blecaute, a hidrelétrica "estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas".

"Em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina", disse a empresa.

De acordo com o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, a usina é responsável atualmente por 19% da energia do Brasil.

Clique Leia mais: Dependência de Itaipu provocou apagão, diz especialista alemão

Impacto

Segundo nota técnica do ONS, quatro Estados foram afetados na totalidade: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outros 14 Estados foram parcialmente atingidos: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Clique Leia mais: Vulnerabilidade do sistema elétrico não é exclusividade do Brasil, diz especialista

Como medida de segurança, o governador de do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que estava em Brasília durante o apagão, disse que entrou em contato com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pediu para que ele colocasse em alerta máximo a Guarda Municipal.

Segundo Cabral, a medida foi preventiva porque, apesar da falta de energia, a situação na cidade era tranquila. O governador também determinou que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) fosse para as principais vias da cidade a fim de garantir a segurança dos motoristas.

A falta de energia causou problemas principalmente para o trânsito. No Rio de Janeiro, os sinais de trânsito ficaram desligados durante as quatro horas de apagão, complicando a circulação de veículos. O retorno da luz na região da orla da praia de Copacabana foi comemorada pelos residentes que passavam pelo local.

Na cidade de São Paulo, o trânsito também apresentou problemas nos principais corredores de tráfego com o desligamento dos sinais de trânsito. Além disso, o sistema de metrô e as linhas de trem também pararam de funcionar, afetando o trajeto de milhares de paulistanos.

A situação forçou a Prefeitura de São Paulo a suspender o rodízio de automóveis na manhã desta quarta-feira e a aumentar a frota de transporte público para atender a população. No entanto, muitos ficaram nas ruas esperando o retorno da energia elétrica.

Zoo na Austrália permite que leões comam em capô de carro

0

A 'jaula invisível' no zoológico de Weerribe, em Melbourne, Austrália (divulgação)

Visitantes ficam a centímetros de distância dos leões

O zoológico Weerribe, em Melbourne, na Austrália, oferece aos visitantes uma rara aproximação com leões em plena hora do almoço.

Os visitantes podem ficar literalmente cara a cara com os animais, separados apenas por um grosso painel de vidro.

O vidro separa ao meio um jipe. Na hora do almoço, os tratadores cobrem o capô do carro, do outro lado da jaula, com carne.

A 'jaula invisível' no zoológico de Weerribe, em Melbourne, Austrália (divulgação)

Em 2010 os visitantes poderão chegar ainda mais perto dos animais

Os animais sobem sobre o capô para comer, podendo ser observados de perto pelas pessoas sentadas no jipe - e dando a elas a ilusão de estarem participando de um perigoso safári no habitat natural dos felinos.

A atração é considerada única pelo zoológico, em funcionamento há 25 anos.

Mulher é presa após ‘sequestrar’ internauta que negou sexo a ela

0

Teclado (arquivo)

Encontro foi marcado por meio de site especializado

Uma mulher no norte da França foi presa por ter "sequestrado" em sua casa um homem que ela conheceu em um site na internet e que se recusou a ter relações sexuais com ela, após tê-la encontrado pessoalmente.

O homem de 43 anos da cidade de Lille, no norte da França, cujo nome não foi divulgado pela polícia francesa, conheceu pela internet na noite do último domingo uma mulher de cerca de 50 anos, que dizia se chamar Irène.

Eles se conheceram no site Yes! Messenger, com forte conotação sexual, que promete "encontros rápidos, tórridos e sem complexos", informa nesta terça-feira o jornal Le Parisien.

Após uma intensa troca de mensagens no site, a mulher o convidou para ir à sua casa, na cidade de Roubaix, nos arredores de Lille, a cerca de dez quilômetros da residência do internauta.

Mas o homem, que esperava encontrar "uma mulher sexy na faixa de 50 anos", se decepcionou totalmente com a aparência física dela – que tem baixa estatura e problemas de excesso de peso, escreve o Le Parisien.

Porta arrombada

Ele quis ir embora, mas a mulher bloqueou a passagem e o impediu de deixar o local. Ela trancou a porta do apartamento e exigiu ter relações sexuais com ele.

O internauta conseguiu ligar para a polícia, que foi ao local e teve de arrombar a porta do apartamento, já que a mulher se recusava a abri-la.

Através da porta, os policiais, pouco acostumados a esse tipo de operação, ouviam os pedidos de socorro do homem, diz o jornal francês.

"Ele contou ter conhecido a mulher na internet e que ela não queria libertá-lo enquanto não tivesse relações sexuais com ele", afirmou um dos investigadores.

Após arrombar a porta, a polícia encontrou a mulher nua no apartamento e em estado de forte embriaguez.

Ela foi levada à delegacia e detida para interrogatório. O internauta, que não ficou ferido, prestou queixa por "sequestro".

"Ele deverá, no futuro, ser mais prudente em relação à escolha de suas companheiras na internet", disse o Le Parisien.

Curso que ensina masturbação para jovens causa polêmica na Espanha

0

Cartaz da campanha 'O prazer está em suas mãos'

Segundo organizadores, curso "O prazer está em suas mãos" quer atacar mitos

Um novo curso escolar que ensina masturbação a jovens de 14 aos 17 anos está provocando polêmica entre pais e educadores na Espanha.

O curso faz parte de um programa introduzido pelas Secretarias de Educação e Juventude da província de Extremadura, e intitulado “O prazer está em suas mãos”. Ele pretende acabar com mitos para que os adolescentes entendam a sexualidade de forma natural.

As aulas sobre sexo serão facultativas nas escolas de segundo grau da província de Extremadura (oeste do país) a partir de novembro. Os conteúdos vão de anatomia e fisiologia sexual masculina e feminina até técnicas de masturbação e uso de objetos eróticos.

Para a secretária de Juventude de Extremadura, Laura Garrido, o novo curso “não deveria escandalizar a ninguém, principalmente porque todos nós fomos adolescentes algum dia e todos nós temos sexualidade”.

Consciente das críticas de grupos de pais de alunos e veículos de comunicação conservadores, que classificaram a atividade escolar de imoral e irresponsável, a secretária disse à BBC Brasil que “resumir tudo em uma polêmica sobre como sentir prazer é uma barbaridade”.

“O programa tem muitos mais aspectos, como hábitos saudáveis, auto-estima, afetividade, identidade de gênero, doenças de transmissão sexual... e esperamos derrubar muitos mitos negativos sobre a masturbação, é óbvio”.

Dúvidas

A Secretaria de Educação de Extremadura elaborou 1.200 livros em formato revista com exemplos de dúvidas habituais de adolescentes sobre o tema e as respectivas respostas de educadores e sexólogos.

O material didático das aulas inclui mapas da anatomia humana, explicações sobre tipos de brinquedos eróticos, endereços úteis e até um baralho que coloca os jogadores em exemplos de situações de risco como uma ereção prolongada ou uma infecção genital, para que saibam como resolver os problemas.

Os slogans do curso escolar - “O prazer está em suas mãos” e “Prazer quando e onde você quiser” - foram aprovados pelo Instituto da Mulher de Extremadura (ONG que reúne associações feministas locais), porque consideram as aulas necessárias para que os jovens entendam que o sexo não é apenas um ato físico.

“Se esse curso conseguir que os nossos filhos se desenvolvam através de uma sexualidade saudável, será mais fácil evitar condutas discriminatórias e agressivas em suas relações”, disse à BBC Brasil a diretora geral do Instituto da Mulher, Maria José Pulido.

“É importante que pais e educadores possam tratar a sexualidade como um comportamento, uma expressão afetiva e de saúde também”.

Fórum na internet

Mas nem todos os pais de alunos estão de acordo. A Associação de Pais Católicos de Extremadura formou um grupo de protesto chamado “Cidadania para a Educação” e ameaça levar o governo regional aos tribunais.

O grupo abriu um fórum de debate na internet e enviou uma carta ao governador local reclamando do novo curso escolar.

“Exigimos ser informados previamente da natureza, do conteúdo e da orientação de toda atividade que tenha alguma implicação de caráter moral, porque somos os primeiros e principais educadores de nossos filhos”, diz a carta.

A presidente da associação, Margarita Cabrer, disse à BBC Brasil que ainda não recebeu resposta do governo e que o grupo de pais estuda vias legais para processar o Estado se o curso continuar até o fim do ano letivo (junho de 2010).

“O problema não é o ensino de masturbação. Não me preocupa que meus filhos se masturbem. O que me preocupa é que um adulto, cujos hábitos e valores morais eu desconheço, seja quem ensine os meus filhos a fazê-lo”, afirmou.

Cabrer disse também que espera uma intervenção imediata do Juizado de Menores de Extremadura, porque acha que o curso pode infringir o código penal nos artigos sobre corrupção de menores.

A assessoria de imprensa do Juizado de Menores de Extremadura não quis fazer comentários sobre o assunto à BBC Brasil.