segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Obama volta a Washington sem conseguir descansar nas férias

0

Obama não teve uma semana de descanso como desejava ao lado da família
30 de agosto de 2009
AP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou neste domingo a Washington ao concluir uma semana de férias na exclusiva ilha de Martha's Vineyard, no litoral de Massachusetts. O período foi marcado pela morte do senador democrata Edward Kennedy. O avião presidencial retornou a Washington e Obama desceu da aeronave sem fazer declarações à imprensa.

No último dia de suas primeiras férias desde janeiro, quando assumiu o poder, Obama levou as filhas, Sasha e Malia, para comprar doces e sorvetes em uma loja próxima à casa que alugou em Blue Heron. Embora Obama tenha conseguido separar tempo para jogar golfe, não foi uma semana de descanso, como desejava: na terça-feira, anunciou que pediu ao presidente do Federal Reserve (FED, banco central dos EUA), Ben Bernanke, que permaneça no cargo por outros quatro anos.

Kennedy morreu na noite de terça-feira, aos 77 anos, após uma batalha de 15 meses contra um câncer cerebral e foi Obama quem fez no sábado um discurso em uma missa fúnebre perante 1,5 mil convidados na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Boston. A família presidencial fará sua seguinte tentativa de férias a partir de quarta-feira, por causa da ponte pelo feriado do Dia do Trabalho, que nos Estados Unidos é comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

Mas, nesta ocasião, a família Obama irá à casa de descanso presidencial em Camp David (Maryland), segundo a Casa Branca. O presidente "buscará um pouco de descanso quando for (a Camp David)", disse o porta-voz da Casa Branca que o acompanhou a Massachusetts, Bill Burton.

Massa de ar seco favorece dia de sol em SC e lota praias

0

As temperaturas típicas de verão durante o inverno em todo o Estado de Santa Catarina deixaram mais uma vez algumas praias cheias em Florianópolis, desde o início da manhã deste domingo. Uma grande massa de ar mais seco predominou sobre o Estado, garantindo um dia com tempo firme. O sol brilhou forte, fez calor à tarde e não choveu.

Segundo a Climatempo, amanhã o sol deve brilhar forte. O tempo pode seguir firme e sem chuva. A aproximação de uma frente fria favorece a intensificação do vento.

Com os termômetros chegando a casa dos 32°C em Florianópolis e o dia muito ensolarado, a movimentação em algumas praias começou logo cedo. O "veranico" vem elevando a temperatura desde a última quinta-feira, restando ainda cerca de três semanas para o fim do inverno.

Na praia da Joaquina, uma das mais procuradas da capital catarinense, o domingo de inverno mais parecia com um dia de alta temporada. Banhistas aproveitaram o sol para jogar frescobol, futebol, andar de bicicleta e preparar o bronzeado para a próxima estação.

"Ano passado choveu daquele jeito e a primeira praia que peguei foi em dezembro", disse a fisioterapeuta Juliane Rossi, 36 anos. "Este ano consegui pegar uma cor em agosto e já estou no lucro."

Noel Gallagher diz que saiu da Oasis por 'intimidação'

0

O músico Noel Gallagher disse que foi forçado a deixar a banda de rock britânica Oasis por causa de intimidação.

Em uma declaração em seu blog em Oasisnet.com, o músico disse: "Os detalhes não interessam e são demasiados para enumerar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e violenta contra mim, a minha família, amigos e companheiros tornou-se intolerável."

"E a falta de apoio e compreensão por parte dos gerentes e colegas de banda não me deixou outra alternativa a não ser pegar o meu boné e buscar novas paragens."

O guitarrista, contudo, não dá detalhes sobre como teria sido intimidado ou por quem.

Noel Gallagher também pediu desculpas aos fãs em Paris, que ficaram desapontados quando a Oasis cancelou um show agendado, depois de divulgado na sexta-feira um comunicado anunciando sua saída da banda.

Ele agradeceu o carinho dos fãs e disse que sua decisão de deixar a Oasis pôs fim a 18 anos "incríveis". Para ele, o sucesso do grupo foi "um sonho que se tornou realidade".

"Eu levo comigo memórias gloriosas", afirmou.

'Cinco anos'

O guitarrista principal da Oasis deixou a banda depois que as relações com o irmão e parceiro musical Liam se tornaram difíceis.

Uma porta-voz do grupo disse que Liam e seus outros integrantes devem decidir nos próximos dias se querem continuar juntos sem Noel.

O produtor musical Alan McGee, que descobriu a Oasis e contratou-a para seu selo Creation Records, afirmou que esta briga entre Noel e Liam "foi a pior que eles já tiveram, e eles já tiveram algumas muito ruins".

Mas ele prevê uma reconciliação. "Eles se amam e vão ficar juntos de novo."

"Eu acho que vamos ver uma turnê de reunião em uns cinco anos", disse McGee.

A Oasis era formada por Liam Gallagher, Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll. Logo após a formação, o irmão mais novo de Liam, Noel Gallagher se juntou à banda nos vocais e guitarra.

Segundo o jornal Belfast Telegraph, a Oasis vendeu, até junho de 2009, mais de 50 milhões de discos.

Milhares saem às ruas para comemorar o Carnaval de Notting Hill

0

Centenas de milhares de pessoas se concentraram nos oeste de Londres neste domingo para participar do Carnaval de Notting Hill, que dura dois dias.

Estima-se que 1,5 milhão de pessoas compareçam à festa ao ar livre, que já está sendo considerada uma das maiores da Europa.

Dançarinas com o corpo coberto de chocolate e bonecos gigantescos do marinheiro Popeye se misturam a passistas com roupas coloridas e adereços que fazem um desfile na rua.

O principal desfile está marcado para segunda-feira e, embora tenha contado com a participação de brasileiros ao longo dos anos, traz forte influência caribenha.

A festa anual atrai muitos turistas. Marco Figueiredo, de 32 anos, viajou de Lisboa para Londres para participar da festa. "Eu esperava mais gente mas a música tem sido excelente", afirmou.

"Se não fosse pelo clima (frio), iria dar um pouco a sensação de Rio."

As bandas com som caribenho são as mais numerosas e o sistema de alto-falantes toca de soca, calipso e reggae a hip-hop jazz e soul music.

Barracas improvisadas vendem petiscos de todo o tipo. "Você tem comida de todas as ilhas (do Caribe), assim como africana e chinesa, grega e marroquina", disse uma das organizadoras da festa, Ruth Thomsett.

Cerca de cem monitores, funcionários da administração do bairro e policiais fiscalizam que a música não exceda o limite de 135 decibéis.

A polícia prendeu várias pessoas na semana anterior ao evento, mas disse que a festa começou pacificamente. Até agora 21 pessoas foram detidas durante o carnaval. No ano passado, no primeiro dia do evento, pelo menos 108 foram presas.

Os policiais patrulham a área e realizam operações de revista para tentar impedir a ação de gangues.

Médicos belgas inventam berço que evita regurgitação em bebês

0

O novo berço antirregurgitação (foto: Multicare)

Bebê fica em um ângulo de 40 ou 50 graus

O departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas, na Bélgica, desenvolveu um berço capaz de evitar a regurgitação, um problema estomacal que afeta um entre cada cinco bebês e pode causar irritação no esôfago.

A técnica, descrita na última edição da revista especializada Archives of Disease in Childhood, do British Medical Journal, consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e inclinada em um ângulo de 40 ou 50 graus.

"A regurgitação acontece quando o estômago do bebê está cheio, então um pouco dos líquidos estomacais sobem ao esôfago. A inclinação proporcionada pelo berço antirregurgitação é ideal para evitar que isso aconteça, sem maior desconforto para o recém nascido", explica o doutor Yvan Vandenplas, um dos idealizadores do berço.

Os benefícios foram observados em um estudo realizado com 25 bebês de entre três semanas e três meses que não respondiam aos tratamentos convencionais com medicamentos ou alimentação especial.

Depois de uma semana utilizando o novo berço, 75% deles reduziu o índice de refluxo – porcentagem de tempo em que se observa ácido no esôfago da criança, calculado pela medição do pH nesse órgão – para 10,1% em média em relação aos 18,6% iniciais.

"Levando em conta o período de desespero entre os pais quando seus bebês não param de chorar, o berço oferece uma solução muito mais rápida que os tratamentos convencionais: as melhoras começam a ser observadas já no primeiro dia de uso", diz Vandenplas.

Ele diz, entretanto, que o estudo ainda está em fase "preliminar" e o berço ainda precisa ser avaliado em um grupo maior de bebês.

Conforto

Colchão é mais espesso na parte inferior, para apoiar os pés do bebê

Para evitar que o bebê escorregue na cama, o colchão é mais espesso na parte inferior, formando um degrau de apoio para os pés.

A criança é posicionada dentro de uma espécie de cadeirinha de tecido acoplada à capa que reveste o colchão e envolvida por um saco de dormir, o que impede qualquer movimento.

Apesar da posição pouco convencional que o berço exige, os pais das crianças observadas pelo estudo avaliaram com nota oito, de uma escala de dez, o nível de conforto proporcionado pelo berço, afirma Serge Vleeschouwer, representante da companhia belga Multicare, responsável pela fabricação.

Na Bélgica o invento pode ser alugado em algumas farmácias por diárias de 1,75 euros por dia (cerca de R$ 4,60).