sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão amplia operação do Metrô, trens e ônibus em SP

0

Mudanças acontecem no primeiro horário do domingo (18)

Começa neste sábado (17) para domingo (18) o horário brasileiro de verão, e os relógios devem ser adiantados em uma hora em todos os estados das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Distrito Federal. Ou seja, à 0h de domingo, os relógios devem ser alterados para 1h. Com a mudança, Metrô, trens da CPTM e ônibus municipais e a intermunicipais terão seu horário de funcionamento ampliado.

A SPtrans informa que montará um atendimento especial no sábado: à 0h, a circulação de ônibus será normal. Os relógios serão alterados ao fim da circulação dos ônibus que, em alguns casos, acontece às 3h30 da madrugada. A circulação volta no domingo (18) às 4h da manhã, já no novo horário.

Na EMTU/SP, as 600 linhas de ônibus intermunicipais irão operar normalmente, com o mesmo número de viagens previstas. Porém, as partidas programadas para a 0h serão feitas à 1h do horário de verão. O mesmo ocorrerá nas 13 linhas que atendem o corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara).

Metrô e trens

O Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) adotarão esquema especial de operação neste sábado. À 0h de sábado, a circulação de trens continuará normal. Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente, às 2h da manhã do novo horário.

Assim, a operação de sábado, que normalmente vai até a 1h no Metrô e na CPTM, funcionará sem mudanças. Ou seja, o usuário que embarcar até as 2h da manhã do horário de verão terá a viagem garantida. A circulação dos trens será retomada no domingo, às 4h na CPTM, e às 4h40 no Metrô, já no novo horário.

O horário de verão é adotado todos os anos por decreto federal. Neste ano, terá início à meia-noite deste sábado e término na mesma hora do dia 21 de fevereiro de 2010.

Horário de verão começa na madrugada de hoje para amanhã

0


Relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite do domingo; governo diz que economia de energia chegará a 5% do consumo em horários de pico

O horário de verão este ano começará à zero hora deste domingo (18), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e só termina à meia-noite de 20 fevereiro de 2010. Serão 126 dias de horário de verão e o governo prevê que a economia de energia será de 5% nos horários de pico de consumo.

A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos dizem que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.

O governo insiste dizendo que a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts. O horário de verão vai valer em Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Fãs se reúnem na Irlanda para funeral do cantor do Boyzone

0

Stephen Gately

Stephen Gately morreu em seu apartamento em Port Andratx, Mallorca

Fãs estão reunidos neste sábado para participar do funeral do cantor da banda irlandesa Boyzone, Stephen Gately, em Dublin.

Gately foi encontrado morto em sua casa de férias na ilha de Mallorca, na Espanha, no sábado passado.

Uma autópsia realizada no corpo do cantor revelou que ele morreu de causas naturais. Segundo uma autoridade da Justiça espanhola, Gately sofreu um edema pulmonar "agudo", que consiste no acúmulo de líquido no pulmão.

O funeral de Gately acontece às 12h locais (8h de Brasília) na igreja Laurence O’Toole, em Dublin. Seus quatro companheiros de banda devem cantar na cerimônia.

Fãs de outros países foram até a Irlanda para prestar sua homenagem ao cantor.

“Eu quero dar o último adeus”, disse Wendy Lee, que gastou mil libras (R$2,75 mil) em sua viagem de Taiwan à Irlanda.

Alguns fãs do cantor estão acampados no lado de fora da igreja desde sexta-feira e moradores locais contribuíram oferecendo travesseiros e chá.

Os membros do Boyzone passaram a noite dentro da igreja velando o caixão de Gately. Nas primeiras hora da manhã, o outro vocalista da banda Ronan Keating saiu para agradecer o apoio e carinho dos fãs.

Familiares e amigos pediram que, em vez de trazer flores, os fãs façam doações para a Caridade Caudwell Children, da qual Gately era embaixador.

O cantor será cremado no cemitério de Glasvenin.

Suplicy se complica e pode enfrentar processo

0

Não está para brincadeira a situação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Quanto mais correm pela internet as imagens do parlamentar vestindo uma sunga vermelha sobre o terno, atendendo a um pedido da apresentadora Sabrina Sato, do programa Pânico na TV (Rede TV), mais se irritam seus colegas. Por mais que ele alegue que tudo não passou de uma brincadeira e que não pretendeu ofender ninguém, para alguns, Suplicy ajuda a ridicularizar a imagem do senado. Mas o mais afetado parece ser o próprio petista.

A cena é de uma falta de sentido absoluta. Inexplicável. Não há razão que justifique tamanha boa vontade de Suplicy diante de pedido tão fora de propósito da moça. O corregedor do Senado, Romeu Tuma, fará investigação preliminar para verificar se Suplicy infringiu as normas de decoro da Casa. “Não há como não abrir um procedimento administrativo porque a conduta não condiz com o decoro parlamentar” – afirma Tuma, para quem a atitude de Suplicy fez o senado virar alvo de “chacota”.

O Senado liberou geral para o Pânico. Afinal, não ficava bem proibir a entrada da equipe. Imagina! Seria censura! A situação que se criou a partir daí é completamente absurda. Sabrina Satto, travestida de repórter de televisão, comparece quase diariamente ao senado, onde encontrou palco perfeito para cenas de puro constrangimento aos senadores. Aparece sempre em vestidos sumários, colados ao corpo, sobre saltos altíssimos e posiciona-se diante da principal porta de entrada do plenário. Quem não a atende passa por grosseiro diante das câmeras – cena que certamente irá ao ar. E quem a atende, será invariavelmente exposto ao ridículo. Assim fica fácil fazer humor.

Mas o senador Suplicy foi muito além da alegada inocência e do bom humor, alegados por colegas como Pedro Simon (PMDB-RS) e João Pedro (PT-AM). É certo que o senado tem problemas muito mais graves, e não cabe supliciar Suplicy. Até porque o próprio senador está virando especialista nesta tarefa.