sábado, 29 de agosto de 2009

Família de comissária do AF 447 vai processar a Air France

0

Os familiares de uma comissária que morreu em 1º de junho no acidente do voo AF 447 entre Rio de Janeiro e Paris anunciaram nesta quinta-feira que vão pedir o indiciamento da Air France, convencidos de que a companhia foi falha em termos de segurança. "A Air France tem que pagar pelo que fez e assumir as responsabilidades pelas sondas Pitot de medição de velocidade", declararam o pai e o irmão da vítima, Carla Mar Amado, que morreu com 31 anos.

Carlos e Drago Amado lamentaram que "uma empresa tão rica tenha sido negligente em termos de segurança". "Falaram para as famílias das vítimas que estão em busca da verdade, mas já sabemos a verdade: as sondas Pitot são a causa exclusiva do acidente", declarou o advogado de acusação, Jean-Claude Guidicelli, que vai pedir o indiciamento da Air France.

As causas exatas do acidente ainda não são conhecidas, e o Birô de Investigação e Análise (BEA) francês, encarregado da investigação técnica, indicou nesta quinta-feira que uma segunda fase de buscas da caixa preta, no meio do Atlântico, foi infrutífera.

Há fortes suspeitas sobre as sondas Pitot, os sensores de medição de velocidade do avião que, segundo investigadores, forneceram aos pilotos da Airbus A330 informações incoerentes.

Os problemas dos sensores foram revelados pelas mensagens técnicas automáticas enviadas pelo avião antes do acidentes. O último relatório oficial da investigação sobre este acidente revelou em 2 de julho que o avião não explodiu em voo, e que ele tocou a superfície da água. O BEA indicou também que uma falha das sondas de medida de velocidade da aeronave era um elemento de explicação do acidente.

A família da comissária condena também a Air France de não informar suficientemente as famílias das vítimas. "Nada saiu das três reuniões que foram organizadas para as famílias das vítimas. Toda vez, o aspecto técnico do acidente se dissipa e nos dizem que temos de deixar as investigações prosseguirem", declararam em entrevista à imprensa em Toulon (sudeste) os parentes da jovem.

A próxima reunião de informação das famílias está prevista, segundo a família Amado, para 24 de setembro em Paris.

No acidente, 228 pessoas, das quais 216 eram passageiros e 12 eram membros da tripulação, morreram. Uma informação judicial por "homicídio involuntário" foi aberto pela procuradoria de Paris.

O BEA afirma ainda ter esperança de encontrar as caixas pretas do A330. "Se as buscas não encontrarem mais nada, o BEA reunirá nas próximas semanas uma equipe internacional de investigadores e especialistas para examinar os dados reunidos na expectativa de uma terceira fase de buscas e determinar as modalidades e os meios para realizá-la", escreveu em um comunicado.

As buscas foram efetuadas recentemente por um navio francês, equipado por um pequeno submarino e um robô.

Nova espécie de dinossauro é achada na Austrália

0

DInossauros já encontrados na Austrália

Os fósseis de 'Matilda' (esq.), 'Clancy' (centro) e 'Banjo' (dir.) foram encontrados no nordeste da Austrália este ano

Paleontologistas da Austrália anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro em uma fazenda de criação de ovelhas em Queensland, que fica no nordeste do país.

O fóssil achado, apelidado de Zac, é de um exemplar da infraordem dos saurópodes, herbívoro, e, segundo os pesquisadores, data de 97 milhões de anos atrás.

A região onde foi achado, perto da cidade de Eromanga, é rica em fósseis e já foi, no passado, coberta por mar.

Lá foi encontrado, em 2004, o fóssil do maior dinossauro do país, apelidado de Cooper. Ele tinha 30 metros de comprimento e era um titanossauro – espécie de dinossauro com cauda e pescoço longos e cabeça pequena.

O curador do Museu de Queensland, Scott Hocknull, disse que o esqueleto de Zac é menor do que o de Cooper, mas está mais completo.

Zac tem em comum com outros saurópodes um pescoço muito longo e uma cabeça pequena. Seus dentes não são afiados e sua cauda longa serve de contrapeso para o pescoço.

Hocknull afirmou que a descoberta é parte de uma nova "corrida por dinossauros" na Austrália.

"Nós temos dinossauros saindo por todo canto em Queensland, então a Austrália está se tornando realmente um centro para a descoberta de dinossauros."

O cientista disse que boa parte do fóssil de Zac era visível no solo, mas há planos para mais excavações na área no futuro.

"Devem existir centenas de fósseis enterrados", disse Hocknull.

Três novas espécies de dinossauros foram encontradas na mesma área em meados deste ano. Todas elas datam do mesmo período de Zac - de cerca de cem milhões de anos atrás.

Cientistas fotografam estrutura de molécula

0

Imagem detalhada da molécula obtida pelos cientistas (Foto: Cortesia IBM Research - Zurich)

Usando microscópio de energia atômica, cientistas "fotografaram" molécula

Cientistas conseguiram obter, pela primeira vez, imagens detalhadas das estruturas químicas de uma molécula, em um estudo que pode auxiliar no desenvolvimento de produtos eletrônicos e até mesmo de remédios em escala molecular.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da empresa de computadores IBM em Zurique, na Suíça, e publicada na edição desta sexta-feira da revista científica Science.

O novo método desenvolvido permite que eles observem a “anatomia” da molécula, ou seja, as ligações químicas em seu interior.

Há cerca de dois meses, os mesmo pesquisadores utilizaram uma técnica similar para medir a carga de um único átomo.

Nas duas pesquisas foi utilizado um aparelho chamado de microscópio de força atômica, conhecido pela sigla inglesa AFM.

“Para fazer uma comparação não muito exata, se um médico usa um aparelho de raios-X para visualizar os ossos e os órgãos dentro do corpo humano, estamos usando o microscópio de energia atômica para visualizar as estruturas atômicas que são as ‘espinhas dorsais’ das moléculas individualmente”, diz Gerhard Meyer, um dos autores do estudo.

Tecnologia

O aparelho usado na pesquisa funciona como um minúsculo diapasão. Durante o experimento, um dos ‘‘dentes’’ do diapasão passa a uma distância mínima da amostra de molécula estudada, enquanto o outro “dente” passa um pouco mais longe.

Quando o “diapasão” vibra, o “dente” que está mais próximo da amostra vai sofrer uma minúscula alteração em sua frequência, simplesmente porque está se aproximando da molécula.

Comparando a freqüência dos dois ‘dentes’, os cientistas conseguem mapear a estrutura da molécula.

Para realizar este tipo de medição é necessária uma precisão extrema. Para evitar que moléculas de gás desgarradas interfiram, assim como outros fatores, o experimento precisa ser realizado no vácuo e sob temperaturas extremamente frias.

O problema encontrado em pesquisas similares anteriores, no entanto, é que a ponta do ‘dente’ do AFM não é fina o necessário em escala atômica, e acabava interagindo com a amostra e comprometendo a obtenção da imagem.

Para resolver a questão, os pesquisadores colocaram uma pequena molécula formada por átomos de carbono e oxigênio na ponta do microscópio, tornando-a o mais fina possível.

A amostra usada para ser “fotografada” foi de uma molécula orgânica chamada pentaceno, formada por 22 átomos de carbono, 14 de hidrogênio e que mede 1,4 nanômetros ( 10-9 m) de comprimento.

As informações sobre as interações entre os átomos são então ‘interpretadas’ pelo microscópio, que desenvolve a “imagem” da “anatomia da molécula”.

Ponta do iceberg

O líder da pesquisa, Leo Gross, afirmou à BBC que os cientistas pretendem agora combinar o método para mensurar as cargas individuais dos átomos desenvolvido por eles com a nova técnica, o que pode permitir que eles descrevam moléculas em um grau de detalhamento sem precedentes.

Estas pesquisas devem ajudar particularmente no campo da “eletrônica molecular”, auxiliando, no futuro, na criação de estruturas formadas por moléculas individuais que possam funcionar como interruptores e transistores.

Embora a técnica possa traçar as ligações que conectam os átomos, ela não é capaz de distinguir átomos de diferentes tipos.

A equipe de pesquisadores pretende agora testar a nova técnica com uma similar chamada de STM (Scanning Tunneling Microscope) para determinar se a combinação dos dois métodos pode descobrir a natureza de cada átomo nas imagens do ATM.

Isto poderia ajudar ramos inteiros da química, em particular, a química sintética, usada para a produção de remédios.

Noel Gallagher anuncia saída do Oasis

0

O músico Noel Gallagher anunciou que está deixando a banda de rock britânica Oasis porque “já não consegue mais trabalhar com o irmão, Liam”.

O guitarrista principal da banda anunciou a saída em um comunicado publicado no site oficial do Oasis na internet.

Segundo ele, uma série de confrontos com seu irmão o fizeram tomar a decisão.

“É com certa tristeza e um grande alívio que anuncio que estou deixando o Oasis essa noite”, disse Noel no comunicado divulgado na sexta-feira.

“As pessoas escreverão e dirão o que querem dizer, mas eu simplesmente não posso continuar trabalhando com Liam nenhum dia a mais”, afirmou o músico.

Noel Gallagher ainda se desculpou aos fãs que compraram ingressos para os shows agendados da banda nas cidades de Paris, Milão, entre outras.

'Fim'

O jornalista Hamish McBain, da revista britânica especializada em música New Musical Express (NME), disse que apesar do longo histórico de disputas entre os dois irmãos, a separação tem um “clima de encerramento”.

“A relação entre Noel e Liam tem sido fria na última turnê, para dizer o mínimo. Mas já esteve fria antes. Noel já abandonou turnês antes, Liam não apareceu em shows e eles continuaram. Mas dessa vez, certamente pelo modo como Noel colocou no website, parece que tem um ar de encerramento”, disse.

Os fãs da banda usaram o Twitter para responder ao anúncio do guitarrista. Alguns afirmam que “não haverá mais Oasis” depois da saída de Noel, enquanto outros se dizem decepcionados e tristes com a notícia.

O Oasis era formado por Liam Gallagher, Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll. Logo após a formação, o irmão mais novo de Liam, Noel Gallagher se juntou à banda nos vocais e guitarra.

Segundo o jornal Belfast Telegraph, o Oasis vendeu, até junho de 2009, mais de 50 milhões de discos.