sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Escolha da sede do Pan-2015 é nesta sexta-feira, em Guadalajara

0

Bogotá, Lima e Toronto estão na disputa; e pelo visto estão acreditando em "agarrar os eleitores pelo estômago"

Tonatiuh Figueroa/Efe

Foto por Tonatiuh Figueroa/Efe

Francisco Santos, vice-presidente da Colômbia, em Guadalajara, em busca de votos para Bogotá; eleição da sede do Pan-2015 é nesta sexta-feira

Bogotá, na Colômbia; Lima, no Peru, e Toronto, no Canadá. Uma dessas três cidade será escolhida nesta sexta-feira (6) para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2015. A eleição, marcada para começar às 19h30 (horário de Brasília), acontece durante a assembleia geral da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), em Guadalajara, México. Desde o início da semana há representantes das três candidaturas promovendo almoços, jantares e encontros com os 42 membros da Odepa (pelo Brasil, vota Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, o Comitê Olímpico Brasileiro).

Os canadenses querem apagar a imagem de "cidade perdedora", de quando foi pré-candidata olímpica em 1996 e 2008, mas também sabem que qualquer sinal de arrogância - ou "já-ganhou" - pode custar bem caro. Toronto teria a maioria de votos dos países do Caribe, enquanto Lima teria um eleitorado mais distribuído, incluindo Cuba. Toronto levou bolinhas de golfe que será esporte olímpico em 2016, como lembrancinha, mas também apelou para o estômago dos eleitores, como suas rivais.

Em cafés da manhã, Toronto apresenta produtos típicos canadenses, do xarope de folhas de "maple" a rosquinhas a sorvetes. Os representantes do Peru, que apresentam a candidatura como "segura", vão de "pisco" (a forte aguardente de uva) nos encontros, enquanto Bogotá leva o símbolo do café colombiano - Juan Valdez (além da miss Colômbia, Michelle Rouillard Estrada).

Alan Garcia Perez, presidente do Peru, está sendo esperado nesta sexta-feira (6). O vice colombiano, Francisco Santos, já havia chegado no início da semana. O Canadá levou seu premier Dalton McGuinty.

A TV Record é a emissora oficial dos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro) e também dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (Guadalajara) e 2015.

FAB retira motor do avião que caiu para análise

0

Parte da aeronave será encaminhado para Cruzeiro do Sul (AM) e servirá para investigar causas do acidente

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o motor da aeronave C-98 Caravan, que fez um pouso forçado em 29 de outubro, foi removido hoje para análise. Na última quarta-feira (5), a aeronave foi levado para a margem do igarapé Jacurapá. Dois dos 11 ocupantes morreram no acidente.

Resgate-avião-FAB-20091104

A análise do motor, que será encaminhado para Cruzeiro do Sul, no Acre, fará parte de um relatório sobre o acidente, sem prazo determinado para conclusão.

A missão de busca e resgate foi iniciada no dia do desaparecimento do avião, quando o Caravan do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo realizou um pouso forçado entre Cruzeiro do Sul e Tabatinga.

Polícia prende suspeito no caso do casamento de Gisele Bündchen

0

Suspeito é acusado de atirar em um fotógrafo que cobria a cerimônia da modelo na Costa Rica


Mayela Lopez/AFP
Foto por Mayela Lopez/AFP
Suspeito de atirar em fotógrafo da AFP é detido na Costa Rica

A polícia da Costa Rica prendeu nesta quinta-feira (5) um cidadão colombiano acusado de estar envolvido nos disparos contra um fotógrafo da agência de notícias France Presse durante o casamento da modelo Gisele Bündchen com o astro do futebol americano Tom Brady, em abril passado.

A prisão ocorreu em uma batida policial no escritório da agência Avahuer, encarregada da segurança do casamento, em busca das armas utilizadas no incidente envolvendo o fotógrafo Yuri Cortez.

Durante a batida, a polícia deteve o colombiano Alexander Rivas Barahona e encontrou documentos que confirmam que a empresa "foi contratada por Gisele Bündchen para o dia do incidente", revelou um agente, que pediu para não ser identificado.

Das seis pessoas que faziam a segurança do casamento, três participaram do incidente e já estão "plenamente identificadas", destacou a polícia.

Os três foram denunciados por "delito de agressão com arma", informaram fontes ligadas ao caso.

O incidente ocorreu nos arredores da casa da modelo, na localidade costeira de Santa Teresa de Cóbano, na Costa Rica, onde os seguranças tomaram o equipamento do fotógrafo e dispararam contra o carro de Cortez, estilhaçando o vidro do veículo.

Companhia japonesa apresenta ‘óculos tradutor’

0

O dispositivo projeta imagens na retina do usuário

A companhia de tecnologia japonesa NEC criou uma aparelho acoplável à cabeça que faz traduções com legendas.

O aparelho, semelhante a óculos sem lentes, usa um minúsculo projetor para projetar as imagens direto na retina do usuário.

A NEC afirmou que planeja uma versão que usa tradução em tempo real, para fornecer legendas para uma conversa entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma.

O aparelho, chamado Tele Scouter, visa atender vendedores ou funcionários de empresas que precisam lidar com questões de clientes em outro idioma.

De acordo com a NEC, o Tele Scouter é uma ferramenta de negócios que também poderá ajudar vendedores que terão informações sobre o histórico de compras de um cliente, transmitido direto para seu olho durante uma conversa.

Conversa

Para o uso em traduções, a NEC afirma que um microfone será usado, acoplado ao aparelho, para captar as vozes das duas pessoas que participam da conversa. Estas vozes são passadas para um programa de tradução e sistemas de transformação de voz para texto. Em seguida, a tradução é enviada de volta para o aparelho.

Enquanto um usuário ouve a tradução, ele também terá o texto em legendas, transmitido para a retina.

“Você pode manter o fluxo da conversa”, disse o porta-voz da NEC Takayuki Omino, à agência de notícias AFP durante uma feira em Tóquio, onde o aparelho foi mostrado pela primeira vez.

Omino afirmou que o sistema também poderá ser usado para conversas confidenciais que seriam comprometidas pelo envolvimento de um tradutor humano.

A NEC pretende lançar o Tele Scouter no Japão em Novembro de 2010, mas inicialmente o aparelho não terá a função de tradução.

Uma versão que poderá fornecer legendas deve ser lançada em 2011, segundo a companhia.

Inicialmente, um jogo com 30 aparelhos custará cerca de 7.5 milhões de ienes (quase R$ 143 mil). O custo não inclui o preço das ferramentas e programas de tradução.