domingo, 23 de agosto de 2009

Mercadante diz que errou ao anunciar "renúncia irrevogável"

0

Após a repercussão negativa de sua decisão em permanecer na liderança do PT no Senado, mesmo tendo dito que sua renúncia era irrevogável, Aloizio Mercadante (SP) publicou oito mensagens no site de microblogs Twitter para justificar a decisão. "Errei ao dizer que anunciaria uma renúncia irrevogável mas gostaria q vocês conhecessem as razões mais profundas q me levaram a essa decisão", diz o senador no microblog.

Mercadante pensou em deixar a liderança, segundo interlocutores, após ser desautorizado pelo partido na votação do Conselho de Ética, em que foram rejeitados os recursos contra o arquivamento das 11 denúncias e representações apresentadas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Na quinta-feira, Mercadante anunciou sua saída, mas recuou após apelo do presidente Lula. "O presidente disse que sou imprescindível, apesar das divergências diante da postura do PT e do governo frente à crise do Senado", conta o senador no microblog.

"Não posso concordar com sua renúncia da liderança da bancada do PT", diz o presidente Lula em carta, divulgada no site do senador e no Twitter. "A bancada e eu consideramos você, Mercadante, imprescindível para a liderança." No pronunciamento feito na sexta-feira, Mercadante falou em frustração e descrença política ao lembrar o episódio no Conselho de Ética. Disse que sempre foi favorável à investigação dos atos secretos porque contrariam o princípio constitucional da igualdade e da transparência, mas defendeu uma investigação respeitando o direito de defesa.

Os senadores do Conselho de Ética engavetaram, na quarta-feira, por nove votos a seis, os 11 recursos contra o presidente do Senado. As 11 acusações haviam sido arquivadas sumariamente pelo presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney.

Ele alegou que todas as denúncias são baseadas em notícias de jornais e nenhum documento foi anexado para embasar a acusação. A oposição recorreu dos 11 arquivamentos e, por isso, eles foram a votação nesta quarta-feira, sendo vetados definitivamente. Os votos dos senadores do PT, que estavam indefinidos até o início da reunião, determinaram o resultado.

Ressaca e ondas de quatro metros assustam em SC

0

A agitação do mar e os fortes ventos trouxeram ondas de até quatro metros de altura no litoral de Santa Catarina na tarde da sexta-feira e neste sábado.

Na sexta-feira, as rajadas de vento atingiram velocidades de até 45 km/h e a subida da maré assustou quem estava na praia do Campeche, na região sul de Florianópolis. Na manhã de sábado, a ressaca deixou um rastro de grandes pedras, sacos de areia e pedaços de asfalto espalhados pela areia da praia.

Depois de uma semana com temperaturas elevadas para o inverno, os termômetros voltaram a cair no final de semana. O vento dava a sensação de ainda mais frio. Em Urubici, na região serrana, os termômetros chegaram a marcar 0ºC nas primeiras horas da manhã deste sábado. Na capital Florianópolis, a madrugada foi de muito frio e os termômetros de rua marcaram 7ºC.

A previsão é de que o sol e o frio intenso prevaleçam até a tarde de domingo, quando a chuva deve atingir Santa Catarina. A instabilidade na região sul prossegue até a próxima terça-feira, quando o sol volta com força e trazendo temperaturas mais elevadas.

Menino de seis anos vira 'diretor de diversão' de museu

0

Um menino de seis anos de idade foi contratado como “diretor de diversão” no Museu Ferroviário Nacional, na cidade inglesa de York.

Sam Pointon, da cidade de Leicester, é fanático por trens e escreveu ao museu se candidatando para substituir o diretor do local, Andrew Scott, que estava se aposentando.

“Eu tenho um trilho de trem elétrico. Eu sou bom no meu trilho. Eu consigo controlar dois trens ao mesmo tempo”, escreveu Sam em sua carta.

Os coordenadores do museu ficaram tão impressionados com o entusiasmo do menino que ofereceram a ele o papel de diretor de diversão.

“É sempre fantástico ver crianças tão pequenas com uma paixão real por trens, assim como eu quando era menino”, disse o diretor do museu.

Emprego dos sonhos

Para Sam, trata-se do emprego dos sonhos.

“É o melhor trabalho do mundo. Eu amo. É muito divertido”, disse ele. “O meu favorito é o motor a vapor.”

Quando perguntado o que o qualifica para o trabalho no museu, Sam disse que já esteve em vários trens, incluindo o Eurostar (que liga a Grã-Bretanha à França através do canal da Mancha).

A mãe de Sam, Lorraine, disse que seu filho “como todo menino de sua idade, é louco por trens”.

“Ele acha que agora que tem esse trabalho não precisará ir mais à escola. Nós tivemos que dizer a ele que ainda precisa ir ao colégio”, disse ela.

Lorraine contou que a família estava de férias quando seu marido descobriu um anúncio em um jornal anunciando a aposentadoria do diretor do museu.

“Nós começamos a provocar Sam, dizendo que seria o emprego de seus sonhos”, disse. “Quando voltamos de férias, ele começou a escrever uma carta, e nós acabamos mandando.”

Ela disse que a família foi então convidada para visitar o museu e Sam foi declarado diretor de diversão.

“Foi a terceira visita de Sam ao museu, mas acho que voltaremos lá em breve.”