O A320 prefixo PT-MZV levava a bordo 138 passageiros e seis tripulantes. Só a perda do radome, a tampa dianteira onde está localizado o radar da aeronave, já configuraria uma situação emergencial. Sem ele, os pilotos perderam as informações sobre as outras aeronaves em rotas próximas e passaram a voar guiados pelo controle de tráfego. O incidente ocorreu cinco minutos após a decolagem. O voo foi encerrado em Guarulhos.
Apenas parte da tampa do radome ficou presa ainda nas dobradiças. O prato, que integra o conjunto do radar, ficou retorcido pelo vento e marcado pelas esferas de gelo que colidiram com a aeronave. É importante frisar que o desempenho aerodinâmico também foi afetado pela ausência do cone dianteiro. Diante da situação, a tripulação foi consultada, mas como o controle do avião continuava inalterado, recebeu orientaçao de seguir até São Paulo, onde as condições de pouso eram melhores. A perda do radome afetou o radar, atingiu o dreno de água e destruiu o "táxi light", luz de suporte sob a asa que é usada quando a aeronave se desloca em terra para a decolagem ou para o finger. Ocorreram ainda mossas nas bordas dos dois motores - sorte não terem empenado as palhetas das turbinas, o que poderia as ter paralisado. Bordos de ataque do profundor e das asas foram amassados também.
Se a falta do cone foi preocupante, pelo estrago que poderia ter provocado na turbina, mais ainda é o estado dos vidros da cabine, estilhaçados pelo impacto das pedras de granizo. O impressionante é que a estrutura resistiu ao impacto, apesar da força das pedras. O ataque das pedras também tornou inoperante o piloto automático, um equipamento essencial nesse tipo de jato, onde os pilotos efetivamente controlam a aeronave apenas nos momentos iniciais após a decolagem e a 500 pés do toque na pista na hora do pouso.
Os danos não se limitaram à frente do jato. O gelo desascou ou amassou partes sob a aeronave. E arrancou o bordo de proteção das asas e dos estabilizadores traseiros, expondo a chapa amassada pelo impacto, mas que resistiu à pressão aerodinâmica do voo mesmo sob condições adversas. Aliás, a imagem do vidro da cabine vista de dentro deixa clara a situação com a qual os pilotos tiveram de enfrentar, sobretudo pela aproximação e pouso apenas por instrumentos, sem possibilidade de visual mesmo quando a pista se encontrava bem à frente. Faltou pouco para que houvesse uma despressurização traumática da cabine. A 8 mil pés não seria tão desastroso quanto a que teria ocorrido nos momentos finais do AF447, mas ainda assim causaria uma série de problemas. Internamente, fora do cockpit, a pancada do granizo só foi percebida por quem tentou usar o banheiro. O lavatório traseiro ficou assim: