sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Veja o que abre e fecha em SP no 7 de Setembro

0

Em São Paulo (SP), hospitais e delegacias funcionarão em esquema de plantão durante todo o feriado prolongado da Independência. Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) terão maior intervalo por conta de manutenção. Na segunda, dia 7, não haverá feiras livres na cidade. Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no feriado de 7 de Setembro.

Bancos - As agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 7 de setembro (segunda-feira). Na sexta-feira (4), os estabelecimentos funcionam normalmente, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento em 7 de setembro podem ser pagos no dia 8 (terça-feira), sem incidência de multa.

Comércio - Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas), o funcionamento das lojas no dia 7 de setembro será facultativo, mediante autorização do sindicato. No sábado e domingo, as lojas que costumam abrir nesses dias funcionarão normalmente.

Delegacias - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, as delegacias ficarão de plantão durante todo o feriado prolongado, com atendimento normal à população durante 24 horas.

Saúde - Os hospitais estaduais e municipais funcionarão durante todo o feriado prolongado em esquema de plantão, com atendimentos de emergência nos pronto-socorros, mas sem consultas ambulatoriais. Na segunda, as AMAs abrirão das 7h às 19h (com exceção das AMAs Especialidades, que não funcionarão). As Unidades Básicas de Saúde permanecerão fechadas.

Educação - Não haverá aula nas escolas, mas, nos Centros Educacionais Unificados (CEU), haverá programação cultural e esportiva durante todos os dias do feriado prolongado.

Feiras livres - No sábado e domingo, as feiras funcionarão normalmente. Na segunda, não haverá feira livre na cidade.

Esportes - Na sábado e domingo, funcionam os Clubes da Cidade que geralmente abrem nesses dias. Na segunda, as unidades não abrirão.

Água - A central de atendimento da Sabesp funcionará 24 horas durante todos os dias do feriado prolongado, atendendo aos casos emergenciais. O número é 195.

Luz - A AES Eletropaulo terá atendimento nas suas centrais de emergências e comerciais durante todos os dias do feriado, com serviço 24 horas. O telefone para contato é 0800-7272196.

Correios - No sábado, dia 5, funcionarão as agências que costumam abrir neste dia. No domingo e na segunda-feira, funcionará apenas a agência do Aeroporto de Guarulhos.

Ônibus - Durante todo o feriado prolongado, a frota de ônibus será reduzida em 50%.

Metrô - O Metrô alterou o esquema de funcionamento para o feriado. Na sexta-feira, haverá maior número de trens nas linhas 1-Azul e 2-Vermelha para facilitar acesso aos terminais rodoviários. No sábado, domingo e na segunda-feira o funcionamento será como em um fim de semana normal. Na terça-feira haverá a antecipação da operação e uma oferta maior de trens. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação começará às 4h e na 2-Verde, às 4h30. A Linha 5-Lilás terá operação habitual, como em um dia útil.

Trens - A CPTM vai aproveitar a queda de demanda para realizar manutenções em alguns trechos. Nas extensões das linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira haverá obras em diversos horários no decorrer do feriado prolongado. Nessas linhas, haverá maior intervalo entre os trens. Na linha 9-Esmeralda, no domingo, das 9h às 17h, haverá um esquema diferenciado de circulação com trens retornando de Presidente Altino, por conta de manutenções na região. Não haverá embarques ou desembarques em Osasco para os trens dessa linha. O usuário que precisar seguir viagem pode fazer integração gratuita em Presidente Altino, embarcar sentido Itapevi e seguir para Osasco. Os intervalos não serão alterados.

Não vi ninguém, diz acusado de matar jovem com jet ski

0

O empresário Airton Santos de Souza, 31 anos, acusado de atropelar e matar com um jet ski a estudante Bruna Procopio da Costa, 13 anos, no último domingo, disse nesta quinta-feira que não viu a jovem no momento do acidente. "Na hora, eu vinha com o jet ski e não vi ninguém na minha frente", afirmou o acusado.

De acordo com a investigação, Souza fugiu da lagoa Brasil 500 após o acidente. O aposentado Jurandir Pereira da Costa, 54 anos, padrasto da menina, também foi atingido pelo equipamento, porém sem gravidade. A estudante foi sepultada na tarde de segunda-feira no cemitério Municipal de Sumaré, cidade onde morava. O jet ski foi apreendido e deve passar por pericia.

Nesta quinta, a polícia reuniu testemunhas e o acusado no local do acidente. Dois soldados do Corpo de Bombeiros fizeram as medições do ponto onde ocorreu o atropelamento, a partir de informações de pessoas que afirmaram ter visto o condutor do equipamento atropelar a estudante.

Segundo Souza, ele se retirou do local após o acidente pois temia ser linchado pelas pessoas que estavam na lagoa. "Foi formando uma rodinha em minha direção. Minha mulher e minhas duas filhas, de 4 e 9 anos, estavam aqui comigo e viram tudo. Vocês acham que eu queria fazer de propósito?", disse.

"Nós queremos justiça", afirmou o padrasto da garota. Segundo seu relato, o jet ski se chocou contra a menina, que estava em seus braços a menos de 10 m da margem da lagoa.

O advogado Elton André Puche Capeletto, representante da família da menina, disse que está acompanhando o inquérito da policia e só depois vai analisar como pretende entrar na Justiça com pedido de indenização. "A principio vemos que há responsabilidades inclusive da Prefeitura de Paulínia, que mantém este local aberto com risco para qualquer pessoa".

Duas placas da Defesa Civil, a cerca de 100 m da lagoa, alertam que é proibido acessar o local. A assessoria da prefeitura informou que deve colocar uma cerca ou muro para impedir a entrada de pessoas nas proximidades.

Para o delegado Luis Antonio Correia a reunião dos envolvidos servirá para apurar com mais detalhes as circunstâncias do acidente. "Temos que verificar se ele estava usando o jet ski com segurança ou não".

O delegado falou que deve concluir o inquérito nas próximas duas semanas, logo após saírem os resultados solicitados à perícia. Cerca de dez pessoas deverão ser ouvidas pela policia.

Britânico afirma que sua visão melhorou após derrame

0

Um britânico de 70 anos de idade virou notícia no país após ter anunciado que um derrame curou um problema de visão que o acompanhava desde a infância.

Ele, no entanto, teria perdido a capacidade de entender a língua francesa após o problema.

Malcolm Darby, da cidade de Oakham, contou que usava óculos desde os 2 anos, quando sofreu um problema na visão decorrente do sarampo.

Mas, ao acordar de uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro, após o derrame, no ano passado, ele percebeu que podia enxergar quase perfeitamente.

"Após a cirurgia, percebi que podia ver televisão sem meus óculos. Agora, só coloco óculos para ler com pouca luz", diz.

Após a cirurgia, percebi que podia ver televisão sem meus óculos

Malcolm Darby

Inicialmente, o derrame deixou Darby paralisado e sem poder falar. Mas agora ele recuperou a fala e caminha quase 6 km por dia.

'Raro'

Especialistas, no entanto, dizem que este tipo de efeito colateral é "raro".

"As consequências de um derrame dependem de que partes do cérebro foram afetadas", afirma Joanne Murphy, chefe de pesquisas da organização Stroke Association.

"Sempre escutamos histórias de pessoas que passam a ter visão dupla ou que perdem metade de seu campo de visão. Mas é raro ouvir que a visão de alguém melhorou depois de um derrame", afirma.

"No entanto, já soubemos de sobreviventes que desenvolveram novas habilidades após o derrame", diz.