domingo, 2 de agosto de 2009

Menina morta em voo trazia remédio para gripe suína na bagagem

0

A Polícia Civil de São Paulo constatou a presença do medicamento Tamiflu - indicado para o tratamento da gripe suína -, entre outros, na bagagem da garota Jacqueline Ruas, 15 anos, que morreu na madrugada deste domingo durante o vôo que fazia o trajeto entre Orlando, nos Estados Unidos, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), havia também um xarope, um antiinflamatório e antibióticos, entre outros remédios. O Instituto Médico Legal de Guarulhos concluiu que a adolescente morreu de pneumonia. A menina teve parada respiratória durante um vôo da empresa Copa Airlines que saiu dos Estados Unidos em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo. A adolescente voltava de uma viagem a Orlando, para visitar a Disney.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, o delegado Cristian Santana Lanfredi, que registrou a ocorrência, foi informado por uma representante da agência de turismo que transportava o grupo que foi à Disney que a menina foi medicada nos Estados Unidos e que também foi constatada pneumonia.

A empresa responsável pela excursão, a Tia Augusta Turismo, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a adolescente passou mal durante os passeios em Orlando. Ela foi encaminhada para um hospital americano com sintomas de gripe e náuseas e chegou a ser submetida a exames do vírus influenza A, que deram negativo.

Com o risco de gripe suína descartado, a brasileira foi liberada para seguir viagem pelos médicos americanos. Ainda de acordo com a assessoria, ela estava bem até o Panamá, sede da companhia Copa Airlines, onde a aeronave fez escala.

A adolescente estava em uma aeronave da companhia Copa Airlines e já chegou morta no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 5h45 deste domingo, conforme a Infraero. O avião fez escala no Panamá, na América Central.

Por meio de nota, a empresa Copa Airlines informou que a adolescente chegou a ser atendida por dois médicos durante o voo, depois de a tripulação ser informada que a passageiria requeria assistência médica. O piloto da aeronave comunicou o fato ao aeroporto de Cumbica - destino do voo -, para que a passageira recebesse aassistência médica imediatamente após o pouso em São Paulo.

Ainda segundo a companhia, assim que aterrissou, a aeronave foi recebida por funcionários do posto médico do aeroporto, que notificou a empresa da morte da garota por meio de comunicado. Na nota, a Copa Airlines ainda lamenta o fato e diz estar prestando assistência aos familiares da passageira, em conjunto com as autoridades locais.

A excursão, com duração de 14 dias, saiu do Brasil em 20 de julho. As duas guias responsáveis pelo grupo prestavam depoimento à Polícia Civil no início da tarde deste domingo.

Redação Terra

Carros da segurança da rainha Elizabeth 2ª se envolvem em acidente

0

Castelo de Balmoral

Rainha passa as férias em Balmoral, na Escócia

Três carros Land Rover usados na segurança da residência de verão da rainha Elizabeth 2ª na Escócia se envolveram em um grave acidente em uma estrada neste domingo.

A batida ocorreu por volta do meio-dia perto da cidade de Ballater, no condado de Aberdeen, deixando quatro guardas feridos.

Um deles foi socorrido de helicóptero e levado a um hospital próximo.

A assessoria do Palácio de Buckingham afirmou que nenhum membro da família real estava presente no acidente.

Vazamento

O Ministério da Defesa britânico confirmou que os três veículos pertencem à empresa F Company, da Guarda Escocesa, que faz a segurança da rainha quando ela está na Escócia.

A polícia não divulgou as causas do acidente, mas afirmou que um vazamento de óleo na pista já está sendo limpado e que a estrada deve permanecer aberta.

Também não foi esclarecido o que os Land Rovers estavam fazendo na estrada.

Elizabeth 2ª está passando as férias no castelo de Balmoral, que é a residência oficial da família real na Escócia desde que foi comprado para a rainha Vitória pelo Príncipe Albert, em 1852.

China impõe 100 restrições a aspirantes a astronautas

0

O astronauta chinês Nie Haisheng

Candidatos terão que ter aprovação da esposa para ir ao espaço

Astronautas interessados em participar da próxima missão espacial da China, em 2010, terão que se enquadrar em uma lista de cem regras, entre elas não ter mau hálito ou nariz escorrendo.

A lista também exclui aqueles com odores corporais, cáries e cicatrizes, que poderão "reabrir" no espaço.

Outra regra importante é o consentimento da esposa. Se ela não gostar da ideia de que o marido aspirante a astronauta vá para o espaço, ele terá que permanecer na Terra.

Shi Bing Bing, médico de um hospital da Força Aérea chinesa em Nanjing, disse que as novas determinações vão ajudar a China a mandar "os melhores entre os melhores" para o espaço.

"Esses astronautas são vistos como super-seres humanos", afirmou.

'Agradável'

O hospital já realizou uma primeira bateria de testes com candidatos para descartar aqueles que não cumprirem com as cem regras.

Outros três testes devem ajudar a escolher o pequeno grupo de "taikonautas".

Mas o médico já avisa qualquer aspirante com histórico de doenças graves nas últimas três gerações da família será barrado.

Também estão vetados aqueles com alergia a medicamentos ou micose.

Para serem selecionados, os candidatos devem mostrar uma "aparência agradável e adaptável".

A China levou seu primeiro homem ao espaço em 2003.

O país espera poder construir sua própria estação espacial na órbita terrestre.

Pai é condenado por rezar em vez de levar filha doente ao médico

0

Dale Neumann durante julgamento

Dale Neumann disse ao júri acreditar que Deus poderia curar sua filha

Um júri no Estado americano de Wisconsin condenou neste sábado um homem pela morte da filha doente de 11 anos, por ter rezado por sua cura em vez de buscar ajuda médica.

A menina, Madelaine, morreu em março do ano passado, vítima de diabetes, em sua casa na zona rural de Wisconsin, cercada de pessoas que rezavam por sua recuperação.

No julgamento, o pai, Dale Neumann, 47 anos, disse que acreditava que Deus poderia curar sua filha.

Neumann, que chegou a estudar para ser ministro pentecostal, disse ao júri que, caso chamasse ajuda médica para a filha, "estaria colocando o médico à frente de Deus".

Ele disse ainda que pensava que sua filha tivesse uma gripe ou febre e não sabia da gravidade da doença.

Tratamento

Madelaine não conseguia caminhar, falar, comer ou beber. Somente quando a menina parou de respirar a família chamou uma ambulância.

Especialistas médicos presentes ao julgamento disseram que a menina poderia ter sobrevivido se tivesse recebido tratamento adequado.

A mulher de Neumann, Leilani, já foi condenada pelo mesmo crime.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Jon Donnison, o casal poderá pegar pena de até 25 anos de prisão quando sua sentença for divulgada, em outubro.

A advogada de Neumann disse que irá apelar da decisão.

Retrato de Michael Jackson feito por Andy Warhol vai a leilão

0

(Green) Michael Jackson 1984, por Andy Warhol

Obra foi encomendada para comemorar sucesso de 'Thriller'

Um retrato do cantor Michael Jackson realizado pelo ícone da pop art Andy Warhol será leiloado em Nova York.

O quadro, de 1984, foi encomendado para comemorar o sucesso de vendas do álbum Thriller.

"Essa obra junta o incontestável Rei da Pop Art ao incontestável Rei do Pop", disse Janet Lehr, representante do vendedor do quadro.

"O quadro foi pintado quando os dois estavam no auge de suas carreiras, e é uma celebração de dois dos maiores talentos da história cultural mundial", afirmou Lehr.

Exposição

Em 2007, um retrato da atriz Elizabeth Taylor pintado por Warhol foi vendido por US$ 23,7 milhões. No mesmo ano, outro famoso quadro de Warhol foi arrematado por US$ 71,7 milhões - um recorde na obra do artista.

Warhol morreu de complicações após uma operação na vesícula biliar, em 1987.

Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles, no último dia 25 de junho.

O quadro de Warhol ficará exposto antes da venda no British Music Experience, em Londres, museu dedicado à música pop que fica dentro da O2 Arena, onde Jackson realizaria uma série de shows este ano.

A data do leilão ainda não foi confirmada.