terça-feira, 8 de dezembro de 2009

UE pede mais ação dos EUA contra desmatamento tropical

0

No primeiro dia da reunião das Nações Unidas sobre o clima, em Copenhague, a União Europeia fez um apelo por mais financiamentos dos Estados Unidos para projetos de combate ao desmatamento em países como o Brasil.

O investimento seria adicional aos planos já anunciados pelos Estados Unidos, de reduzir suas emissões em 17% até 2020 e acelerar os cortes dali para a frente, e seria realizado através de compra de créditos de carbono para compensar (offset) a poluição gerada no país.

“Nós estamos prontos para chegar a um acordo que atualize as propostas para REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação)”, afirmou o ministro do Meio Ambiente da Suécia, Andreas Carlgren, representante da UE já que o país ocupa a Presidência rotativa do bloco.

Ele lembrou que os planos da Europa são cortar o desmatamento no mundo pela metade nos próximos dez anos e acabar com ele em 20 anos.

‘Trilhões para adaptação’

Para ações contra desmatamento, entretanto, serão necessários trilhões de dólares nas próximas décadas, e a fonte desse financiamento promete ser um dos assuntos mais polêmicos em Copenhague.

Os países ricos se movimentam no sentido de apresentar uma proposta apelidada de “Fast Start Fund”, um fundo de cerca de US$ 10 bilhões que garantiria o início imediato de ações de adaptação nos países mais pobres e atingidos pelas mudanças climáticas, como Bangladesh e as ilhas Maldivas, por exemplo.

No entanto, o negociador-chefe brasileiro, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, afirmou que a “falta de engajamento claro dos países desenvolvidos” na questão financeira “é um dos problemas” da reunião e rejeitou categoricamente o “fast start fund”.

“Não é possível sairmos daqui com um financiamento de curto prazo”, afirmou.

Para o Brasil e outros países em desenvolvimento, interessa a garantia de financiamentos de longo prazo.

Obama

Uma reportagem publicada pelo jornal alemão Financial Times Deutschland afirma que a Europa estaria disposta a entrar com 1 a 3 bilhões de euros para este fundo.

A pressão para complementar o valor supostamente apresentado pelos europeus recairia naturalmente sobre os Estados Unidos.

Carlgren disse ainda estar confiante de que o presidente Barack Obama virá a Copenhague para avançar nas propostas americanas.

“'Vou ficar um pouco chocado se o Obama só repetir o plano que já foi anunciado aqui', disse Carlgren.

No entanto, os Estados Unidos deixaram claro que os planos parecem estar pouco abertos a alterações.

O chefe da delegação americana, Jonathan Pershing – ele próprio um cientista que trabalhou na elaboração dos relatórios do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) – afirmou que o plano está de acordo com a exigências da ciência.

“É um plano que leva os Estados Unidos para uma curva descendente de gases causadores do efeito estufa a um nível que nenhum outro país jamais começou a contemplar seriamente”, disse o negociador americano.

Participantes de reality show causam polêmica ao matar e comer rato

0

Stuart Manning (esq.) e Gino D'Accampo (arquivo)

Manning (esq.) e D'Accampo teriam comido o rato como parte de uma refeição

Os participantes de um reality show britânico gravado nas selvas da Austrália foram acusados de crueldade com animais depois de matar, cozinhar e comer um rato durante o programa.

A denúncia foi feita pela Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais (RSPCA, na sigla em inglês) no Estado australiano de Nova Gales do Sul, que afirmou ser "inaceitável" que um rato tenha sido morto como parte de uma apresentação para a televisão.

Os acusados são o chef italiano Gino D'Acampo e o ator britânico Stuart Manning, participantes do programa I'm A Celebrity... Get Me Out of Here!, que leva celebridades para passarem um período em um acampamento na selva, tentando sobreviver com os poucos meios fornecidos pela produção.

O chef e o ator comeram o rato depois que suas rações de alimentos foram reduzidas a arroz e feijão pela produção do programa.

D'Acampo, de 33 anos, que acabou sendo o vencedor do reality show, declarou num dos vídeo diários do programa que viu "um destes ratos correndo por aí. Eu tenho uma faca, o agarrei pela garganta e o matei".

A polícia de Nova Gales do Sul, por sua vez, informou que não há planos para acusações formais contra os produtores do programa.

Mas os dois participantes do programa foram convocados para prestar esclarecimentos à Justiça em fevereiro.

'Código de práticas'

O inspetor-chefe da RSPCA em Nova Gales do Sul, David Oshannessy, disse à BBC que existe um "código de práticas" que determina como os animais podem ser tratados em produções teatrais e filmes.

"A morte de um rato para uma apresentação não é aceitável. A preocupação é que isto foi feito apenas para as câmeras", afirmou.

De acordo com Oshannessy, a instituição de defesa dos animais envia funcionários todas as vezes que animais são usados em filmagens ou apresentações ao vivo e, por isso, entrou em contato com os produtores do programa, exibido no canal ITV, antes de o rato ser morto.

"A produção deve enviar uma notificação para a RSPCA ou à Liga do Bem-Estar Animal (...). Mas nós não recebemos nenhuma notificação ou aviso de que isto iria ocorrer (no programa), aconteceu em um dia em que nenhum animal seria mostrado, portanto não tínhamos representantes lá", afirmou.

Um porta-voz da ITV apenas informou que a "RSPCA australiana está investigando um incidente no qual um rato foi morto no acampamento".

Cidade espanhola monta presépio feito com 1,7 tonelada de chocolate

0

Presépio de chocolate (foto: Secretaria de Turismo de Córdoba e associação Galleros Artesanos)

Obra tem 60 metros quadrados e fica exposta até 6 de janeiro

A cidade de Córdoba, no sul da Espanha, montou o que o governo local chamou de "o maior presépio de chocolate do mundo".

A decoração natalina foi erguida a partir de 1,7 tonelada de chocolate amargo, com leite e branco.

São 6.455 peças feitas a mão para a celebração de Natal, e que durarão até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando o presépio será dividido em pequenas partes para ser comido pelo público.

A obra de 60 metros quadrados demorou quatro meses para ficar pronta. Ela foi criada por sete doceiros especialistas em chocolate que trabalharam oito horas diárias para reproduzir detalhes como 3,5 mil tijolos de construção da Nazaré de 2 mil anos atrás.

Na sua abertura ao público, nesta segunda-feira, o secretário de Turismo do Governo de Córdoba, Rafael Perez de la Concha, disse esperar que o presépio atraia mais de 80 mil visitantes em menos de um mês.

A decoração de Natal começou como uma brincadeira em 2002. Um grupo de chefs espanhóis apaixonados pelo chocolate decidiu criar um presépio de 500 quilos de cacau misturados com doces típicos da época.

A ideia agradou a clientes, amigos e gerou tanta repercussão na imprensa que, no ano seguinte, o projeto aumentou até se tornar uma tradição nas festividades oficiais de Córdoba.

A cidade já tem o museu do presépio de chocolate que guarda com conservantes e em frigoríficos especiais algumas partes da decoração de cada temporada.

Segundo o acordo entre o governo e a associação de doceiros artesanais Galleros Artesanos, o fim do presépio deve ser uma degustação para os visitantes, mas as peças de destaque do ano vão para o museu que só abre entre o Natal e o Dia de Reis.

Na versão de 2009 da decoração, os doceiros criaram 415 personagens bíblicos no cenário épico.

Mas a cidade de chocolate está aumentando. Ao redor da Galileia e Jerusalém foram colocados também representações de monumentos da cidade como a famosa Mesquita Catedral de Córdoba, uma das maiores mesquitas do mundo convertida em catedral católica em 1236, declarada pela ONU patrimônio cultural da humanidade.

O presépio está aberto ao público para visitação gratuita, mas é proibido tocar o chocolate. No dia 6 de janeiro a decoração será servida em pedaços ou derretida para ser bebida.

Presépio de chocolate (foto: Secretaria de Turismo de Córdoba e associação Galleros Artesanos)

Peças do presépio foram confeccionadas artesanalmente

.br homepage Aprovação a Lula chega a 83% e 'encosta' no recorde

0

466lula_getty03122009.jpgDepois de uma queda significativa no início do ano, a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não para de subir e já encosta no recorde da série histórica da pesquisa CNI-Ibope.

Animados com o desempenho da economia, 83% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa avaliaram o desempenho do presidente como "bom ou ótimo", no levantamento de novembro.


Com isso, Lula está a um ponto de atingir seu recorde, que é de 84% de aprovação.


A avaliação do presidente está diretamente ligada à percepção do brasileiro sobre a economia do país. Não é à toa que 92% dos entrevistados avaliam que o ano de 2010 será melhor do ponto de vista econômico.


Mas a pesquisa também inclui pioras na percepção do brasileiro, que avaliou mal o trabalho do governo na área de educação e no combate à pobreza.