quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cristo Redentor foi pichado com assinaturas e inscrições de protesto

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http://oglobo.globo.com/fotos/2010/04/15/15_MHG_cristo-pichado.jpg


RIO - Em visita ao Parque Nacional da Tijuca, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou na tarde desta quinta-feira que a estátua do Cristo Redentor foi pichada. A informação extra-oficial sobre a ação de um vândalo circulava na cidade desde cedo. A ministra sobrevoou o parque junto com o prefeito Eduardo Paes e com a direção da unidade de conservação. Segundo Paes, a polícia já foi acionada para investigar os autores do ataque, que cobriram o monumento com assinaturas e algumas inscrições de protesto. Na visita, a ministra anunciou que irá repassar à prefeitura R$ 10 milhões para obras de contenção no Parque Nacional da Tijuca.

- Nós vamos descobrir o responsável pelo ataque. É inadmissível que no momento que a cidade está passando, alguém pense em fazer uma coisa destas. A Comlurb já está atuando, junto com a empresa que faz a reforma na estátua, para retirar as pichações em até 48 horas - disse Paes, que prometeu ainda reforçar o esquema de segurança no entorno do Corcovado.

De acordo com o coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Peçanha, o Cristo foi pichado em toda sua extensão. Sobretudo nos braços, peito e rosto. A estátua está coberta de andaimes e com os acessos a turistas fechados, já que houve diversos deslizamentos que interromperam a estrada que leva ao local, durante a chuva que atingiu o Rio.

- Escreveram frases como "onde está a engenheira Patrícia?" e "quando os gatos saem, os gatos ratos fazem a festa". Já acionamos a Polícia Federal e a 9ª DP (Catete) - disse Peçanha.

Aluna capota com carro de autoescola na segunda aula

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Carro após acidente (Foto: BBC)

Motorista e instrutor sofreram ferimentos leves (Foto: BBC)

Uma jovem britânica que estava aprendendo a dirigir conseguiu capotar o carro do instrutor em sua segunda aula.

A mulher, cujo nome não foi divulgado e que tem cerca de 25 anos, perdeu o controle do veículo ao acelerar na saída de um cruzamento, na cidade de Headington, perto de Oxford, no último domingo.

O carro, um Fiat 500 novo, acabou batendo em alta velocidade em um portão, subiu uma mureta e virou de cabeça para baixo.

Tanto a jovem como o instrutor foram socorridos imediatamente por paramédicos e sofreram cortes nas mãos e cotovelos.

'Fora do comum'

A autoescola dona do carro, BSM, disse à BBC que a batida foi um "acidente fora do comum".

"Conversamos com o instrutor, que está passando bem e que agiu com calma e profissionalismo ao incidente", afirmou Paul Shepherd.

Um morador do local onde ocorreu o acidente, Russ Dunne, presenciou a cena e ajudou a retirar as vítimas do carro.

"O instrutor parecia muito tranquilo, mas a motorista estava em estado de choque e repetia a todo instante que não podia acreditar no ocorrido", disse Dunne à BBC.

Nuvem de cinzas fecha espaço aéreo britânico e aeroportos na Europa

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Coluna de fumaça

Fumaça foi emitida por vulcão em erupção na Islândia

Uma nuvem de cinzas vulcânicas, causada pela erupção de um vulcão na Islândia, provocou o fechamento do espaço aéreo e o cancelamento da maioria dos voos nesta quinta-feira na Grã-Bretanha.

O Serviço de Controle de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês) anunciou que nenhum voo será autorizado a entrar ou deixar o espaço aéreo do país do meio-dia (08h00 em Brasília) até as 18h00 (14h00 em Brasília).

A British Aviation Authority (BAA) confirmou que todos os voos serão suspensos nos principais aeroportos de Londres a partir do meio-dia.

A nuvem de cinzas foi expelida na erupção de um vulcão na geleira de Eyjafjallajoekull, a 1,7 mil quilômetros de Londres, e está provocando caos no tráfego aéreo de vários países europeus.

Quase todos os aeroportos da Noruega, Dinamarca, no norte da Suécia e na Finlândia foram fechados.

As restrições foram impostas devido a temores de que as cinzas pudessem entupir turbinas de aviões em pleno voo.

Segundo especialistas, as cinzas contêm pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de voo.

Houve casos no passado de partículas de nuvens como essa que pararam todas as turbinas de um mesmo avião. Em todos os casos, os pilotos conseguiram ligar o motor novamente depois de sair da nuvem.

Nuvem

Segundo informações da agência de meteorologia britânica (Met Office), a nuvem está se dirigindo ao sul e pode chegar a Londres ainda nesta quinta-feira.

O órgão de segurança aérea da Europa, o Eurocontrol, afirmou que a nuvem de cinzas chegou a 16,7 quilômetros de altura e a expectativa é de que se mova pelo norte da Europa e Escócia por volta de 13h00 desta quinta-feira, hora local.

As autoridades aconselharam os passageiros a procurar as companhias aéreas antes de seguir para os aeroportos.

Brian Flynn, chefe assistente de operações, disse à BBC: “Enquanto ela se move em direção a Holanda e a Bélgica, vai se dissipar e perder intensidade, como qualquer fenômeno meteorológico. Mas não sabemos qual será sua extensão.”

Mais ao sul, cinco voos da easyJet que sairiam do aeroporto de Stansted, em Essex, foram cancelados, junto com voos em direção ao norte partindo dos aeroportos de Southampton e Newquay.

Segundo o meteorologistas do Met Office Philip Avery, pode levar alguns dias até que a nuvem seja dissipada.

“A imagem que temos neste momento mostra a nuvem descendo até a altura das Ilhas Faroe, mas parece que o vento pode empurrá-las bem mais para baixo”, disse ele.

“O Nats tem boas razões para estar cauteloso sobre isso porque em 1982 um jumbo da British Airways passou pela apavorante experiência de ter os quatro motores parados depois de voar por uma coluna de fumaça vulcânica.”

Um incidente quase igual ocorreu em 15 de dezembro de 1989, quando o voo 867 da KLM, que seguia de Amsterdã para Anchorage, no Alasca, voou por uma nuvem de fumaça da erupção do Monte Redoubt, fazendo com que os quatro motores parassem.

Depois que o avião saiu da nuvem, a tripulação conseguiu reiniciar o motor e fazer um pouso seguro em Anchorage, mas o avião ficou gravemente danificado.

Um porta-voz do Nats disse que o vulcão na Islândia ainda estava em erupção na noite de quarta-feira.

Consumidores se endividam cada vez mais por conta de financiamento de veículos

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O alerta é da Abradac. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a falta de contrato é um dos motivos para esse crescimento
Camila de Mendonça


Na hora de financiar um carro, os consumidores muitas vezes erram a conta ou não preveem o tamanho do débito que acabaram de contratar. Com isso, a inadimplência no pagamento dos financiamentos de autos não para de crescer, alerta a Abradac (Associação Brasileira de Defesa e Apoio ao Consumidor).


De acordo com nota divulgada pela entidade, o número de pessoas com problemas bancários gerados pela falta de pagamento é cada vez mais elevado. A falta de contrato é um dos motivos para o crescimento, apontou o presidente da associação, Wagner Souza.


“Muitos desconheciam as regras do jogo porque não receberam o contrato no ato da compra. Quando tiveram dificuldades para pagar uma prestação, se viram diante de um problema gigantesco”, afirmou Souza.


Dívidas sem precedentes


Segundo Souza, muitos consumidores entram em dívidas sem precedentes a ponto de ter de entregar o carro para se livrar dos débitos. “O consumidor pensa que entregando o carro vai se livrar da dívida, mas não é isso que acontece”, alerta.


Souza explica que, no ato do financiamento do veículo, juros e taxas são acrescidos ao valor financiado. Com os encargos, o montante a ser pago é maior que aquele contratado pelo consumidor. Assim, se o comprador contrata R$ 30 mil, ele pagará R$ 50 mil, por exemplo.


Dessa forma, se o consumidor não arcar com a dívida, ele entrega o carro, que vai a leilão. Caso a venda renda R$ 20 mil, por exemplo, o consumidor ainda terá R$ 30 mil para pagar. “O restante tem que ser quitado à vista ou o nome do consumidor vai ficar ´sujo`”, alerta o presidente do órgão de defesa do consumidor.


E, caso o saldo não seja quitado à vista após o leilão do veículo, esse valor restante ainda será acrescido de mais encargos.


Para Souza, muitos dos transtornos dos consumidores poderiam ser evitados, caso eles tivessem o contrato do financiamento em mãos. “Temos visto inúmeros contratos com cobranças de taxas ilegais, como a TAC (taxa de abertura de crédito) e a taxa do boleto”, afirma.

Projeto prevê telefonia fixa isenta de pagamento de assinatura

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Rio - Telefonia e banda larga estiveram em pauta ontem em Brasília. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, está em debate um projeto que proíbe a cobrança de assinatura mensal na telefonia. Já, no Ministério das Comunicações, aconteceu uma reunião a portas fechadas que poderá influir no futuro da banda larga no País.

Proposta por uma entidade civil de Minas Gerais, a mudança da Lei Geral de Telecomunicações prevê que as concessionárias de telefonia ofereçam planos sem pagamento mínimo. O relator da matéria, senador Renato Casagrande (PSB-ES), entretanto, apontou que operadoras da telefonia móvel não deverão ser incluídas.

No relatório, o parlamentar lembrou que a concessão pública permite alterações no contrato unilateralmente, tendo como contrapartida o aumento das tarifas ao usuário. Já a operação privada precisa seguir o contrato já firmado. Para ele, a oferta de planos sem assinatura vai elevar o preço da tarifa paga pelo consumidor na telefonia fixa.

BANDA LARGA POPULAR

Também ontem estava prevista uma reunião entre o presidente da operadora Oi, Luiz Eduardo Falco, e o ministro das Comunicações, José Filardi. O encontro, de acordo com analistas do mercado, teria servido para apresentar um plano da operadora para oferecer acesso rápido à Internet com preços entre R$ 15 e R$ 45.

Há vários meses, governo, representantes da sociedade e empresas têm debatido uma alternativa de levar inclusão digital a mais 20 milhões de domicílios. O Plano Nacional de Banda Larga poderá incluir o provimento de acesso por banda larga no rol de serviços públicos oferecidos pelo governo com preço até 70% mais baixo que o mercado. A gestora da rede nacional seria a Telebrás.

A proposta da Oi incluiria planos subsidiados e contaria com desonerações e apoio governamental.