terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lentidão em SP deve crescer até 40% com obras em pontes na marginal Tietê

0

Estimativa é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego); bloqueios serão feitos até fevereiro de 2010 para construção de novas pistas

As interdições das cinco pontes da marginal Tietê - o bloqueio de três delas começou na noite da última segunda-feira (19) - devem aumentar em até 40% a lentidão na cidade de São Paulo. A estimativa é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo que informa que, só a marginal Tietê, responde por 25% do índice de lentidão na capital. A reportagem do R7 vai percorrer na manhã desta terça-feira (20) a marginal Tietê, a via mais movimentada do Brasil, para medir o impacto das obras no trânsito.

As pontes que foram bloqueadas na noite de segunda são as da Casa Verde, Freguesia do Ó e Jânio Quadros (Vila Maria). A partir de novembro, também estão previstos bloqueios nas pontes do Limão e Bandeiras.

As pontes serão alongadas para que pistas centrais sejam construídas na marginal. As interdições serão feitas gradualmente e devem durar até 8 de fevereiro de 2010. A CET admite que haverá transtornos, mas informa que eles serão temporários e que, após o término dos trabalhos, haverá benefícios.

Os bloqueios serão feitos em faixas e não em toda a pista da ponte. Durante a interdição, uma das pistas funcionará nos dois sentidos, num sistema chamado de faixa reversível. Desvios serão montados e o estacionamento em ruas próximas às pontes será proibido. Algumas ruas do entorno terão o sentido mudado.

As obras para criar novas pistas na Marginal Tietê custarão R$ 1,3 bilhão a serem pagos pelo governo do Estado e pelas concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Os dois lados da marginal Tietê ganharão 23 km de pistas, cada um deles com três novas faixas que estão sendo construídas a partir do canteiro central. A ampliação da pista também deve avançar um pouco sobre o lado oposto ao da margem do rio Tietê. Além disso, três viadutos e quatro pontes serão construídos ao longo da via.

Congestionamento em SP ficou abaixo da média nesta manhã

0

Às 8h São Paulo tinha 58 km de lentidão; três pontes da marginal Tietê estão bloqueadas para obras de ampliação da via

Apesar das interdições em três pontes da marginal Tietê, o índice de congestionamento em São Paulo na manhã desta terça-feira (20) está abaixo da média registrada nas terças-feiras de outubro. Às 8h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que havia 58 km de lentidão em toda a cidade, o que representa 7,7% dos 835 km de ruas que são monitoradas. A média para o horário é de 10,5%.

A via com mais problemas era a Radial Leste, sentido centro. O congestionamento de 9,5 km estava entre a rua Wandenkolk e a estação do metrô Vila Matilde.

A pista expressa da marginal Tietê, sentido Castelo Branco, tinha 5,8 km de lentidão, da ponte do rio Tamanduateí até a ponte do Piqueri. Na pista local, o trânsito era complicado ao longo de 3,6 km, entre a rua da Coroa e a ponte da Casa Verde. Esta ponte, é uma das três que têm ao menos uma faixa bloqueada desde às zero hora desta terça-feira.

A CET esperava o aumento da lentidão na marginal em pelo menos 40% por causa das obras para ampliação da via. A companhia não informou o porquê do índice estar abaixo da média nesta manhã.

Calendário espanhol retrata santos como transexuais4

0

Galeria de fotos: Arte sacra versão drag queen

http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2009/10/19/091019131901_calendariodezembro.jpg

Associações espanholas de defesa dos direitos dos homossexuais lançaram um calendário com imagens baseadas em conhecidas obras de arte sacra, especialmente aparições da Virgem Maria, mas interpretadas por transexuais.

No chamado Calendário Laico, cada mês está representado por uma livre interpretação de cenas famosas do imaginário católico, como a de Nossa Senhora de Fátima diante dos três pastores. Mas redecorada com a estética gay.

As imagens mostram santas em versões drag queen, usando mantos, coroas, colares, braceletes, tendo preservativos coloridos como aplique e até vibradores no alto das coroas.

Depois do sucesso de uma experiência-piloto - com 500 cópias esgotadas na parada do orgulho gay, em junho -, o calendário laico começa a circular em Madri nesta semana com tiragem de 10 mil exemplares.

Para o Coletivo de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais de Madri (Cogam), autores do polêmico calendário, a publicação tem como objetivo reivindicar que, em um país laico, os feriados santos sejam substituídos por eventos sociais.

O grupo sugere, por exemplo, que 25 de dezembro seja declarado oficialmente o dia da democracia em lugar do Natal.

"E porque não?", questionou o presidente do Cogam, Miguel Ángel González, em entrevista à BBC Brasil.

"Talvez muita gente prefira comemorar coisas com as que se sente mais identificada, como o dia do meio ambiente ou dia da diversidade."

'Provocação'

O calendário deve ser interpretado como provocação ao clero, em um país onde a Igreja, influente, difunde doutrinas contrárias ao homossexualismo e ao uso de preservativos.

"Pode ser que alguém se chateie. Esperamos que nenhum fiel se sinta ofendido, porque não era a intenção, nem vemos nada de vulgar nas fotos", afirma o ativista.

"Mas também não é uma provocação a onipresença da igreja e a negação da homossexualidade por parte do clero, fazendo uso dos seus ícones? A arte está para isso: para romper os esquemas."

Alguns fiéis já se sentem ofendidos. O grupo católico Religião e Liberdade, fervente, disse à BBC Brasil que o calendário é uma "ofensa clara e inconstitucional".

Citando o Código Penal, o vice-presidente da associação, Raúl Mayoral, alega que a publicação vulnera o artigo que prevê penas de oito a doze meses de prisão para quem ofenda os sentimentos dos membros de uma confissão religiosa.

Para os representantes da Plataforma Hazte oír (Faz-te ouvir), uma das organizadoras dos protestos nas ruas de Madri contra o aborto e contra o casamento entre gays, o calendário laico ataca os ícones e valores católicos, mas não surpreende.

"Estamos fartos de ver estes tipos de agressões. Essa inquisição rosa é constante porque os homossexuais espanhóis aproveitam qualquer oportunidade para soltar qualquer barbaridade em nome da liberdade de expressão", disse à BBC Brasil Nicolás Susena, coordenador da plataforma.

"Depois de ver cartazes na parada do orgulho gay com fotos do Papa Bento 16 e a frase ‘cuidado com o pastor alemão’ o que vamos esperar desta gente? É revoltante e me dá vergonha de ser espanhol numa sociedade deste nível."



Sanguessuga fornece prova contra ladrão australiano

0

Sanguessuga

Para polícia, uso de sanguessuga contra o crime foi pioneiro

A polícia da Austrália usou uma amostra de sangue obtida de uma sanguessuga para determinar a identidade de um criminoso. Nesta segunda-feira, o ladrão declarou-se culpado do crime.

Há oito anos, dois ladrões invadiram a casa de uma mulher de 71 anos na ilha australiana da Tasmânia. Eles a amarraram a uma cadeira e roubaram centenas de dólares em dinheiro.

A polícia encontrou uma sanguessuga na cena do crime e pegou uma amostra do sangue contido no animal. Os policiais acreditavam que o sangue seria de um dos criminosos.

Em 2008, o australiano Peter Alec Canon foi preso por uso de drogas, em um incidente não relacionado ao roubo.

No entanto, um exame de DNA de seu sangue revelou que ele era o autor do roubo, graças à comparação com o sangue obtido da sanguessuga.

Em um julgamento na segunda-feira, ele se declarou culpado do roubo. Canon pode pegar até 21 anos de prisão. A sentença será anunciada no final desta semana.

Segundo as autoridades, esta teria sido a primeira vez que o sangue obtido de uma sanguessuga foi usado para ajudar a esclarecer um crime.