Estimativa é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego); bloqueios serão feitos até fevereiro de 2010 para construção de novas pistas
As interdições das cinco pontes da marginal Tietê - o bloqueio de três delas começou na noite da última segunda-feira (19) - devem aumentar em até 40% a lentidão na cidade de São Paulo. A estimativa é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo que informa que, só a marginal Tietê, responde por 25% do índice de lentidão na capital. A reportagem do R7 vai percorrer na manhã desta terça-feira (20) a marginal Tietê, a via mais movimentada do Brasil, para medir o impacto das obras no trânsito.
As pontes que foram bloqueadas na noite de segunda são as da Casa Verde, Freguesia do Ó e Jânio Quadros (Vila Maria). A partir de novembro, também estão previstos bloqueios nas pontes do Limão e Bandeiras.
As pontes serão alongadas para que pistas centrais sejam construídas na marginal. As interdições serão feitas gradualmente e devem durar até 8 de fevereiro de 2010. A CET admite que haverá transtornos, mas informa que eles serão temporários e que, após o término dos trabalhos, haverá benefícios.
Os bloqueios serão feitos em faixas e não em toda a pista da ponte. Durante a interdição, uma das pistas funcionará nos dois sentidos, num sistema chamado de faixa reversível. Desvios serão montados e o estacionamento em ruas próximas às pontes será proibido. Algumas ruas do entorno terão o sentido mudado.
As obras para criar novas pistas na Marginal Tietê custarão R$ 1,3 bilhão a serem pagos pelo governo do Estado e pelas concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Os dois lados da marginal Tietê ganharão 23 km de pistas, cada um deles com três novas faixas que estão sendo construídas a partir do canteiro central. A ampliação da pista também deve avançar um pouco sobre o lado oposto ao da margem do rio Tietê. Além disso, três viadutos e quatro pontes serão construídos ao longo da via.