domingo, 9 de maio de 2010

Papa aceita renúncia de bispo que batia em crianças

0

Walter Mixa

Walter Mixa admitiu ter estapeado crianças em orfanato

O papa Bento 16 aceitou neste sábado a renúncia de um bispo alemão acusado de bater em crianças, segundo o Vaticano.

O bispo Walter Mixa, de Augsburg, disse ao Papa em sua carta de renúncia, enviada no mês passado, que sua diocese precisa de um “novo começo”.

O bispo havia primeiramente negado ter batido em crianças em um orfanato católico nos anos 70 e 80, mas depois admitiu que pode ter dado tapas nelas, e pediu desculpas.

Depois de semanas negando as acusações, ele disse que “sentia muito por ter causado sofrimento a várias pessoas”.

Em sua carta ao papa, ele pediu o perdão de “todos aqueles a quem eu possa ter sido injusto e àqueles que possa ter causado tristeza”.

O bispo disse que estava “totalmente ciente” de sua própria “fraqueza”.

Investigações

Em um curto anúncio, o Vaticano não citou as razões pelas quais aceitou a renúncia.

A Igreja também começou uma investigação sobre supostas irregularidades financeiras em um orfanato que estava sob controle do bispo Mixa, em meio a rumores de que enormes quantias foram gastas em pinturas antigas, móveis de jardim e vinho.

O bispo, no entanto não foi acusado de abuso sexual.

A Igreja Católica está sob forte pressão por causa de acusações de abuso sexual cometido por padres em várias partes do mundo.

Loja de departamento britânica Harrods é vendida

0

Mohammed Al Fayed

Mohammed Al Fayed é pai de Dodi, que namorava a princesa Diana quando ambos morreram em acidente de carro.

A loja de departamentos Harrods, em Londres, foi vendida por cerca de £ 1,5 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões), segundo confirmou a BBC neste sábado.

O dono, o egípcio Mohammed Al Fayed, concordou em vender a luxuosa loja para a empresa Qatar Holdings.

O acordo foi assinado na madrugada deste sábado, segundo o repórter de negócios da BBC, Joe Lynam.

Uma figura controversa, Al Fayed comprou a Harrods em 1985, por £ 615 milhões.

Al Fayed realizou uma campanha de dez anos para tentar provar que a princesa Diana e seu filho Dodi, que morreram em um acidente de carro em Paris, em 1997, haviam sido assassinados em uma conspiração.

Venda

Harrods

Harrods foi comprada por Al Fayed em 1985

Segundo Lynam, as razões que fizeram Al Fayed vender seu negócio não estão claras, mas o valor que será pago por ela é considerável em um mercado pós-recessão.

Mas, segundo Ken Costa, da empresa Lazar International, que serviu como conselheiro no acordo, Al Fayed está se aposentando para “passar mais tempo com seus filhos e netos”.

Segundo ele, a Qatar Holding foi “especificamente escolhida” por Al Fayed porque ele acredita que a empresa tem “visão e capacidade financeira” para apoiar o crescimento da Harrods em longo prazo.

“Ao chegar à decisão de se aposentar, ele queria garantir que o legado e as tradições que construiu na Harrods continuariam, e que a equipe que reuniu seria encorajada a desenvolver as bases que estabeleceu”, disse Costa.

Segundo a BBC apurou, Al Fayed deverá continuar a ter uma participação na loja, mas não estará envolvido no dia-a-dia do negócio.

A venda incluirá todas as partes do grupo Harrods, incluindo propriedades e uma companhia de vos charter.

Passaporte

Em março, havia relatos de que a empresa Qatar Holdings, que pertence à família real do Qatar, havia abordado o dono da Harrods sobre uma possível compra.

Na época, no entanto, os funcionários da loja haviam recebido garantias de que a Harrods não estava à venda.

Além da loja de departamentos, Al Fayed também é dono do time de futebol Fulham FC e sua fortuna foi recentemente estimada em £ 650 milhões.

Apesar de viver na Grã-Bretanha há décadas, o multimilionário teve o pedido de um passaporte britânico negado várias vezes.

Após a primeira recusa, Al Fayed revelou que havia dado dinheiro a dois ministros do Partido Conservador, Neil Hamilton e Tim Smith, para que fizessem perguntas relacionadas a seus interesses na Câmara dos Comuns.

Os dois parlamentares acabaram deixando o governo por causa do escândalo.

Durante os anos 80, Al Fayed também iniciou uma longa briga com o empresário Tiny Rowland pelo controle da loja.

Mais tarde Rowland, que morreu em 1998, acusou o rival de arrombar um cofre na Harrods.

Itália realiza feira especializada em divórcio

0

O número de divórcios e separações vem aumentando na Itália

Teve início neste sábado na cidade italiana de Milão o primeiro dos dois dias de uma feira especializada em divórcio, a primeira do gênero realizada no país.

Os organizadores dizem que o evento quer ajudar casais, que desejam o divórcio, tanto a resolver a burocracia legal como reiniciar novas vidas.

Os serviços incluem treinamento de gerenciamento pessoal, dicas de beleza e aconselhamento sobre como se livrar de ex-parceiros que se tornam indesejáveis.

A feira, 'Ex? Punto e a Capo', ou algo como 'Virando a Página', inclui palestras e estandes sobre o processo de separação e como se adaptar novamente com a vida de solteiro.

Está programado um evento de encontros rápidos (ou speed dating, em inglês, no qual solteiros, homens e mulheres, tem alguns minutos para se conhecer) e outro de terapia artística.

Além disso, a feira conta com um spa que, segundo os organizadores, ajudaria a recuperar a auto-estima.

O fundador do evento, Franco Zanetti, disse que inspirou-se em feiras similares da Áustria, adaptando a ideia para os padrões italianos.

“Nós italianos não estamos acostumados com o divórcio, ainda é visto como algo negativo”, disse ele.

“Portanto queremos ajudar as pessoas a recomeçar, aprendendo com os erros do passado.”

Correspondentes dizem que não é muito simples se divorciar na Itália. Embora permitido por lei desde a década de 1970, um divórcio costuma levar três anos, dois de separção e um de procedimentos legais.

Além disso, a prática é condenada pela Igreja, instituição ainda bastante respeitada no país.

Apesar disso, mais de 130 mil casais se separaram ou divorciaram-se na Itália em 2007.

Nuvem vulcânica causa novos problemas aéreos na Europa

0

Aeroporto em Barcelona

Passageiros voltam a sofrer com atrasos e cancelamentos de voos

A nuvem de cinzas lançada pelo vulcão Eyjafjallajokul na Islândia está seguindo em direção ao sudeste da França e norte da Itália neste domingo, causando mais transtornos nos transportes aére

No sábado, a Espanha fechou 19 aeroportos do norte do país por causa da nuvem de cinzas lançada pelo mesmo vulcão que causou caos no sistema aéreo europeu no mês passado.

Na Itália, aeroportos em Milão, Pisa e Florença deverão ficar fechados até o início da tarde deste domingo, assim como seis aeroportos na Escócia.

Autoridades francesas disseram que a nuvem causou o cancelamento de 20 voos no aeroporto de Nice.

Na Espanha, a situação começa a voltar ao normal, com a abertura de pelo menos três dos 19 aeroportos – Santiago de Compostela, Vigo e La Coruna - prevista para o início da tarde.

Mas a cidade de Barcelona, que sedia a primeira prova europeia de F1 da temporada neste domingo, está sendo particularmente afetada.

Portugal também está sendo afetado, com todos os voos para a cidade do Porto suspensos até o meio-dia.

Transatlânticos

Outra nuvem ainda está sobre o Oceano Atlântico, atrasando voos entre os Estados Unidos e a Europa já que o trajeto dos aviões precisa ser alterado.

Em média, 600 aeronaves cruzam o Oceano Atlântico todos os dias, segundo correspondentes.

Imagens recentes mostraram que a atividade do vulcão de Eyjafjallajokull está se intensificando.

Especialistas em meteorologia britânicos disseram que o vulcão está expelindo cinzas a até 9,1 mil metros de altura.Justificar

No começo da semana, o espaço aéreo República da Irlanda, Irlanda do Norte e partes da Escócia foi afetado pelo problema.

No mês passado, nuvens de cinzas vulcânicas vindas da Islândia provocaram o fechamento de aeroportos europeus por seis dias. Milhões de passageiros não puderam viajar e estima-se que a indústria da aviação possa ter sofrido prejuízos de quase US$ 6 bilhões.