quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Papa Bento 16 lançará CD beneficente

0

A gravadora afirma que o papa tem 'voz de canções de ninar'

O Vaticano distribuiu nesta terça-feira cópias promocionais de um novo CD onde o papa Bento 16, de 82 anos, canta e declama orações.

Segundo o correspondente da BBC em Roma Duncan Kennedy, o álbum, intitulado Alma Mater - Música do Vaticano, foi gravado na Basílica de São Pedro e deve começar a ser vendido no fim do mês.

No disco, o pontífice, acompanhado pelo coro da Academia Filarmônica Romana, canta e recita orações à Virgem Maria em várias línguas, entre elas francês, italiano e latim.

O dinheiro arrecadado deve ser destinado a causas beneficentes.

'Canção de ninar'

O CD foi produzido pela gravadora Geffen Records, que também tem em seu catálogo álbuns dos Guns n’ Roses, Elton John e Lady Gaga e U2.

Segundo a gravadora, o lançamento não é um golpe de marketing e o papa “tem uma voz de canção de ninar”.

A associação entre o Vaticano e o mercado fonográfico não é nova.

Há alguns anos, o papa João Paulo 2º gravou um álbum de orações.

Estudantes chineses denunciam 'patrulhas do beijo' em universidade

0

Casal chinês (arquivo)

Estudantes na universidade poderão ter que enfrentar a 'patrulha do beijo'

Estudantes chineses denunciaram que uma universidade do leste da China criou patrulhas para policiar casais que estejam se beijando nas dependências do instituto.

Segundo mensagens dos estudantes da Universidade Florestal de Naninjg colocadas na internet, as patrulhas são formadas por estudantes voluntários da própria faculdade, que verificam se os casais estão se abraçando, beijando ou sentados próximos demais.

De acordo com o correspondente da BBC em Xangai, Chris Hogg, a universidade afirmou que as patrulhas estão ajudando a "limpar a atmosfera" em seu campus.

As patrulhas são supervisionadas por professores. Os voluntários trabalham em turnos de duas horas entre as 10h30 e as 21h.

Em murais virtuais do site da universidade uma mulher descreveu como ela e o namorado foram abordados pela patrulha. Eles estavam sentados juntos quando um patrulheiro se colocou atrás deles e começou a tossir até que eles se separassem.

Outros estudantes reclamam que as autoridades da universidade deveriam gerenciar a instituição ao invés de fiscalizar namorados e acrescentam que é uma vergonha a publicidade que foi gerada com a notícia das patrulhas.

Em uma das reclamações postadas, o estudante Gui Ya afirma que a notícia "esta se espalhando pela internet. É como estar nu em público".

"A medida é uma vergonha. A universidade não será uma universidade de verdade", escreveu um colega.

Os voluntários que não reportarem as infrações também podem sofrer punições, o que não pode ser confirmado pelo correspondente da BBC, pois a universidade não respondeu às suas ligações.

Apagão deixa várias cidades sem energia elétrica

0

A praia de Copacabana sem energia elétrica. Foto AP/Felipe Dana

O apagão atingiu a cidade do Rio de Janeiro. No detalhe, a praia de Copacabana

Um apagão deixou grandes áreas de vários Estados brasileiros sem energia elétrica na noite de terça-feira e na madrugada desta quarta-feira.

Por volta das 22h (horário de Brasília), o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em grandes áreas dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai.

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), cerca de 800 cidades brasileiras foram atingidas pela falta de energia elétrica.

O fornecimento foi gradualmente normalizado na madrugada desta quarta-feira em algumas regiões do Rio de Janeiro e de São Paulo, inclusive em algumas áreas das capitais. Em Minas Gerais, a energia também voltou antes da manhã. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a energia elétrica voltou a operar em todo o Estado por volta das 0h20 de quarta-feira.

No Paraguai, a situação foi normalizada ainda na terça-feira em Assunção, mas grandes áreas do interior do país continuavam sem energia elétrica durante a madrugada.

Causas

Em uma entrevista coletiva em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que ainda não se sabe as causas exatas do apagão.

Segundo ele, houve um "desligamento completo" da hidrelétrica de Itaipu Binacional provocado por “fatores atmosféricos”, o que causou um efeito cascata.

Apesar disso, o presidente da Usina, Jorge Samek, afirmou que o problema não foi na geração de energia, mas na transmissão.

“A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu”, diz um comunicado divulgado pela hidrelétrica.

Segundo a nota, a hipótese mais provável “é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó”.

De acordo com o assessor de comunicação da hidrelétrica Itaipu Binacional, Gilmar Piola, enquanto não se souber os motivos da interrupção, não se pode dizer quanto tempo levará para que o fornecimento seja retomado.

Em Brasília, Lobão afirmou que o ONS está trabalhando ativamente para identificar as causas do problema que deixou milhões de pessoas sem energia, mas que a principal preocupação era "recompor o sistema".

Segurança

Como medida de segurança, o governador de do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que estava em Brasília durante o apagão, disse entrou em contato com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pediu para que ele coloque em alerta máximo a Guarda Municipal.

Segundo Cabral, a medida é preventiva porque, apesar da falta de energia, a situação na cidade é tranquila. O governador também determinou que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) fosse para as principais vias da cidade a fim de garantir a segurança dos motoristas.

O Rio de Janeiro, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi o Estado mais atingido pelo apagão.

A falta de energia causou problemas principalmente para o trânsito. No Rio de Janeiro, os sinais de trânsito ficaram desligados durante as quatro horas de apagão, complicando a circulação de veículos. O retorno da luz na região da orla da praia de Copacabana foi comemorada pelos residentes que passavam pelo local.

Na cidade de São Paulo, o trânsito também apresentou problemas nos principais corredores de tráfego. Além disso, o sistema de metrô, assim como as linhas ferroviárias também pararam de funcionar, afetando o trajeto de milhares de paulistanos.

A situação forçou a prefeitura da cidade de São Paulo a suspender o rodízio de automóveis na manhã desta quarta-feira e a aumentar a frota de transporte público para atender a população.

Curto circuito em SP teria desencadeado o apagão, diz companhia paraguaia

0

Praia de Copacabana. Foto AP/ Felipe Dana

O Rio de Janeiro também foi afetado pelo apagão

O chefe da divisão de operações do sistema elétrico do Paraguai, na Administradora Nacional de Eletricidade (Ande, equivalente à Eletrobrás), engenheiro Luis Alberto Villordo, disse à BBC Brasil que um “curto circuito” no estado de São Paulo teria desencadeado a falta de energia no Brasil e no país vizinho.

“Houve um curto circuito numa linha de transmissão que atende a região de São Paulo. Esta falha não foi contida e foi se alastrando, contaminando outras linhas de transmissão de energia até chegar à hidrelétrica de Itaipu”, disse Villordo, por telefone, falando de Assunção.

Segundo ele, um temporal teria provocado o curto circuito arrastando o problema até Itaipu, de onde parte a energia para vários Estados brasileiros e para o Paraguai.

“Foi um fato inédito. Todas as 18 máquinas de Itaipu que estavam operando caíram, pararam de funcionar. Foram nove máquinas com 90 hertz e nove com 60 Hz.”, disse.

Villordo afirmou ainda que Itaipu tem, no total, vinte máquinas, mas pelo acordo binacional, duas estão permanentemente desligadas.

“Quando o problema chegou ao sistema de Itaipu, às 21h13 (22h13 em Brasília), 10,9 mil megawatts de energia ficaram no ar, desapareceram”, afirmou.

Causas

Segundo ele, o problema afetou todo o Paraguai, além da extensão entre Porto Alegre e o Rio de Janeiro, no Brasil.

“O sistema brasileiro sofreu um colapso parcial e o sistema paraguaio total”, destacou. O engenheiro paraguaio afirmou ainda que foi “um evento muito estranho” e que “deve ser analisado para ser evitado”.

Ele informou que deverá haver uma reunião, por telefone, entre representantes do Brasil e do Paraguai, além da Argentina, para analisar as causas da origem do apagão.

“Um fato é certo: o curto circuito em São Paulo não foi isolado, provocando a contaminação em outras linhas de transmissão”, declarou.

Villordo contou que “dois minutos” após a queda do sistema em Itaipu, foram registrados problemas em Yaciretá, a hidrelétrica que o Paraguai compartilha com a Argentina.

O engenheiro rejeitou ainda que o apagão tenha sido causado como resultado de sabotagem.

“Descartamos totalmente qualquer possibilidade de sabotagem”.

A falta de luz durou cerca de 35 minutos em Assunção, mais o apagão persistia em algumas regiões do interior do Paraguai, no fim da noite desta quinta-feira (horário local).