sábado, 7 de novembro de 2009

Desemprego nos EUA ultrapassa 10% pela 1ª vez desde 1983

0

Desempregados na Califórnia

Economia dos EUA perdeu 190 mil vagas em outubro

A taxa de desemprego nos Estados Unidos superou pela primeira vez desde 1983 a barreira dos 10%, chegando a 10,2% no mês de outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento de Trabalho americano.

Com isso, o índice atingiu novamente o patamar mais alto dos últimos 26 anos. Em setembro, a taxa de desemprego havia ficado em 9,8%.

Em outubro, a economia americana perdeu 190 mil vagas, e o número de desempregados subiu em 558 mil, chegando a 15,7 milhões.

Desde o início da recessão, em dezembro de 2007, o número de desempregados aumentou em 8,2 milhões, e a taxa de desemprego subiu 5,3 pontos percentuais nos Estados Unidos.

'Decepcionante'

Os setores que mais contribuíram para a perda dos empregos foram os da construção, da indústria e do comércio.

Os números foram considerados particularmente decepcionantes por analistas, já que dados divulgados no início da semana mostraram que a economia americana havia crescido 0,9% entre julho e setembro, em comparação com o trimestre anterior.

Este é o 22º mês consecutivo em que o país perde vagas de trabalho - o período mais longo desde que começaram os registros, há cerca de 70 anos.

O número de pessoas que estão sem emprego há pelo menos seis meses atingiu um recorde de 5,6 milhões, respondendo por 35,6% do total de desempregados americanos.

Analistas temem que o aumento do desemprego atrapalhe a recuperação do país ao restringir o consumo, que responde por 70% da economia americana.

Após o anúncio, o dólar caiu ainda mais frente ao euro e ao yen.

China planeja Olimpíadas de robôs para 2010

0

Robô japonês anda de bicicleta (arquivo)

Só poderão participar dos jogos robôs que se pareçam com humanos, com braços e pernas

A China planeja a realização de Jogos Olímpicos com robôs para 2010.

O evento internacional está marcado para a cidade de Harbin e deve contar com 16 eventos diferentes. Os robôs competiriam em esportes olímpicos tradicionais como atletismo e também em modalidades mais apropriadas para máquinas, como limpeza.

As inscrições na competição serão limitadas a robôs que se parecem com humanos. Eles devem ter dois braços e duas pernas, rodas não serão permitidas.

Os organizadores esperam a participação de mais de cem universidades do mundo todo. Ainda não foi estabelecida uma data em 2010 para os jogos e os organizadores estão tentando conseguir patrocinadores para o evento.

Futebol de robô

Harbin foi escolhida pelo fato de a cidade chinesa ser sede do Instituto de Tecnologia, onde trabalha um grupo de pesquisa sobre futebol com robôs. Este grupo gerencia um time de futebol de robôs do tipo humanoide.

O professor Hong Rongbing, do Instituto de Tecnologia de Harbin, afirmou que a competição visa estimular a inovação e produzir robôs mais flexíveis e úteis.

Mas os Jogos Olímpicos de robôs da China podem enfrentar a competição de outro evento, o RoboGames, que também tem esportes para os robôs e deve acontecer em abril de 2010 na Califórnia, Estados Unidos.

O "calendário esportivo" dos robôs está cada vez mais movimentado no mundo todo. Outro evento já marcado, o Roboexotica, visa premiar os robôs com habilidades como fazer coquetéis, acender cigarros e conversar com clientes de bares.

E os robôs também têm sua própria Copa do Mundo. A competição em 2009 contou com 400 times de 35 países.

A Copa do Mundo de robôs de 2010 vai ocorrer em Cingapura e um outro evento do mesmo tipo será organizado pela Federação Internacional de Futebol de Robôs.

Executivo francês desempregado usa outdoor para procurar emprego

0

Mauriange espera conseguir emprego até o final do ano

Um executivo francês desempregado decidiu aparecer em anúncios em outdoors no oeste da França para tentar conseguir um trabalho.

"Diretor comercial audacioso procura empresa com o mesmo perfil", diz o cartaz exposto em um eixo rodoviário movimentado nos arredores de Nantes, no oeste do país.

A foto mostra o executivo Bernard Mauriange sorridente e apontando para seu número de celular e site na internet.

Demitido no último mês de janeiro, após passar 20 anos trabalhando na mesma empresa, o ex-diretor de marketing, de 53 anos, diz que tenta, com essa maneira original, ganhar destaque em relação aos demais desempregados.

"Entrei em contato com um proprietário do outdoor, que gostou da minha iniciativa e me ofereceu o espaço publicitário durante um mês", contou o executivo desempregado ao jornal Ouest-France.

Outros "patrocinadores" também se juntaram à iniciativa.

Outra tentativa

Essa não é a primeira ação insólita de Mauriange para atrair a atenção dos empregadores da região.

Há alguns meses, ele tentou o que chamou de "uma operação de venda" de seu perfil profissional em um trem-bala que percorria o trajeto entre Nantes e Paris.

Na ocasião ele fez propaganda boca a boca de seu currículo entre os passageiros.

Mauriange afirma ter conseguido "alguns cartões de visita" nessa operação “publicitária”.

Produto

O executivo diz ter decidido realizar ações desse tipo após um consultor ter lhe dito que ele era "como um produto à venda, que precisava estar em destaque na prateleira para atrair o consumidor".

Parra encontrar um emprego, o ex-diretor de marketing decidiu expor suas competências profissionais como se ele fosse "uma marca".

Ele também já criou um site internet e um blog, onde conta suas experiências profissionais, motivações e fala sobre seus valores e gostos pessoais.

Sua próxima etapa, afirma, será realizar um vídeo, que poderá ser visto no site YouTube.

Mauriange diz esperar conseguir um novo trabalho até 31 de dezembro.

Aplicativo para iPhone promete interpretar choro de bebê

0

Segundo criadores do aplicativo, resposta viria em apenas dez segundos

Um novo aplicativo para o iPhone promete interpretar o choro de um bebê em apenas dez segundos.

O Cry Translator ("Tradutor de choro") foi criado pela empresa de tecnologia espanhola Biloop, e segundo seus inventores, é capaz de dizer aos pais se o bebê está com fome, com sono, chateado, estressado ou incomodado.

"Estes cinco tipos de choro são universais, independentemente da cultura ou da língua do bebê", dizem os criadores do aplicativo, em seu site.

Eles afirmam ainda que testes clínicos realizados por uma organização independente comprovaram que o programa acerta 96% das vezes.

"O Cry Translator utiliza uma tecnologia que não se baseia apenas no tom do choro, mas que também o compara com um padrão estabelecido para conseguir traduzi-lo", afirma o site.

Após identificar os motivos do choro, o aplicativo também dá uma série de dicas de como responder às necessidades da criança.

O software está sendo vendido por US$ 29,99 (aproximadamente R$ 52).