terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sapatos especiais fazem noivos baixinhos crescerem

0

Sapato especial

Salto do sapato especial parece igual ao de outros calçados comuns

O dia do casamento pode ser o da realização de muitos sonhos, inclusive o de parecer mais alto. Uma empresa espanhola lançou uma linha de sapatos para noivos baixinhos, que aumentam a estatura em sete centímetros.

Em um país cuja média de altura masculina é de 1,73 centímetros, os sapatos para baixinhos têm batido recordes de vendas: nove mil pares em três meses.

"Notamos que faltava esta linha do dia D. Antes o casamento era o momento da noiva e os maridos aceitavam ficar em segundo plano. Mas os novos noivos também querem se destacar e entrar na igreja com uma estatura que lhes faça chamar a atenção favorece até sua auto-estima", disse à BBC Brasil o diretor da companhia Mas Altos ("Mais Altos", em português), Andrés Ferreras.

Segredo

Inspirados em famosos baixinhos como os atores Tom Cruise (que tem 1,65 metros de autura), Elijah Wood (1,68 m) e Daniel Radcliff (1,66 m) e em políticos como Nicolas Sarkozy e Silvio Berlusconi (ambos com 1,70 m), os designers europeus decidiram apostar alto na moda dos sapatos que aumentam a altura.

"Em 15 anos de existência de uma marca normal de sapatos artesanais nunca tínhamos visto um fenômeno assim, vendemos 252% a mais só com estes novos modelos."

O segredo dos calçados está na combinação de materiais escondidos entre o calcanhar e o salto.

Desenho do sapato especial

Desenho mostra alguns dos segredos dos sapatos especiais

Ao contrário das conhecidas plataformas que imitam os modelos femininos, os novos sapatos não deixam transparecer as diferenças por fora. O salto tem três centímetros. Os outros quatro centímetros estão camuflados na forma por dentro.

São seis camadas internas que misturam cortiça, fibra de linho, couro e metal com uma tecnologia da fabricante de pneus Goodyear.

A linha de noivos, exclusiva para homens, tem 13 modelos de couro feitos à mão e por encomenda com preços que variam entre 99 euros (aproximadamente R$ 300) a 248 euros (R$ 745).

Os fabricantes espanhóis dizem que podem ajudar qualquer noivo a aumentar a estatura no dia do casamento, mas fazem uma recomendação: mais de sete centímetros para um par de sapatos masculinos é um exagero; a solução é pedir à noiva que modere na escolha do salto dela.

Esposa mais jovem e inteligente é chave para casamento longo, diz pesquisa

0

Casal

Pesquisa analisou 1,5 mil casais com intervalo de cinco anos

Uma pesquisa britânica afirma que o segredo para os homens terem um casamento feliz e duradouro é escolher uma esposa mais inteligente e, no mínimo, cinco anos mais jovem.

Essa combinação, segundo os pesquisadores da universidade britânica de Bath, é a que tem maior probabilidade de dar certo no longo prazo, especialmente se nenhum dos dois tiver sido divorciado no passado.

O trabalho foi publicado na revista científica European Journal of Operational Research.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 1,5 mil casais casados ou em relações estáveis. Após cinco anos, eles checaram quais casais ainda estavam juntos.

Fatores objetivos

Os cientistas descobriram que, em casos onde a esposa era mais velha que o marido em cinco anos ou mais, as chances de divórcio aumentaram para três vezes.

Se a diferença de idade é invertida – com o homem mais velho do que a mulher – as chances de sucesso no casamento aumentam.

Outro fator é o grau de educação da mulher. Quanto maior a escolaridade da esposa, maiores são as chances de o casamento durar, segundo a pesquisa.

Os casais em que nenhuma das pessoas foi divorciada também teriam mais chances de ficarem juntos por mais tempo. Mas casais em que apenas uma das pessoas foi divorciada são mais instáveis do que casais em que os dois já foram casados antes.

Para Emmanuel Fragniere, o pesquisador que conduziu o trabalho, homens e mulheres escolhem seus parceiros "com base no amor, atração física, semelhança de gostos, crenças e atitudes, e valores em comum", mas fatores objetivos – como idade, educação e origem cultural – também podem ajudar a diminuir os casos de divórcio.

Homem moderno fez sexo com Neandertais, diz geneticista

0

Homem de Neanderthal

Humanos de Neanderthal e modernos conviveram por até 12 mil anos

Um geneticista afirmou que humanos modernos e homens de Neandertal tiveram relações sexuais, mesmo pertencendo a espécies diferentes.

Segundo reportagem do jornal britânico Sunday Times, o professor Svante Paabo, do Max Planck Institute de Leipzig, está sequenciando o DNA de fósseis de homens de Neandertal que podem comprovar que as duas espécies procriaram entre si.

A espécie moderna dos homens chegou há 40 mil anos da África à Europa, onde os Neandertais já viviam. As duas espécies coexistiram por 10 mil a 12 mil anos, antes do desaparecimento dos Neandertais.

Paabo disse a outros cientistas em uma conferência nos Estados Unidos que tem certeza sobre as relações sexuais entre as espécies, mas que não sabe se elas produziram filhos.

Cavalos e zebras

Fósseis recentemente descobertos apresentaram características de humanos modernos e também do homem de Neandertal, o que indicaria que houve procriação entre as espécies. Paabo prometeu em breve divulgar o resultado da análise do DNA dos fósseis.

"O que realmente me interessa é: nós tivemos filhos e esses filhos contribuíram para nossa variedade hoje? Eu tenho certeza que eles tiveram sexo, mas isso produziu crias que contribuíram conosco? Nós vamos responder a isso com bastante rigor com a nova sequência [do genoma do Neandertal]", disse Paabo aos cientistas, segundo o jornal.

O professor Chris Stringer, do Museu de História Natural de Londres, apresentou outra hipótese para as recentes descobertas em uma conferência de cientistas em Londres.

"É possível que os Neandertal e os humanos fossem geneticamente incompatíveis, então eles até poderiam ter procriado, mas seus filhos seriam menos férteis", disse Stringer.

Esse tipo de relação, segundo ele, ocorre na natureza em outras espécies, como entre zebras e cavalos ou tigres e leões.

Usar celular é o hábito mais irritante de motoristas, indica pesquisa

0

Motorista fala no celular

Ultrapassar perigosamente também irrita os ouvidos na pesquisa

Motoristas que falam no celular enquanto dirigem são a maior fonte de irritação para os britânicos no trânsito, segundo uma pesquisa.

Cerca de mil pessoas participaram do estudo, encomendado pela empresa Autonational Rescue, que oferece serviços de socorro a motoristas cujos carros quebram nas estradas da Grã-Bretanha.

Dessas, 64% consideram o uso do celular o comportamento mais irritante.

Hábitos Mais Irritantes dos Motoristas Britânicos

Falar no celular

Ultrapassar em situações perigosas

Cortar outros motoristas

Correr demais

Bloquear a faixa do meio

Dirigir devagar demais

Deixar de agradecer cortesias de outros motoristas

Dirigir muito próximo do carro que está na frente

Ultrapassar em situações perigosas e “cortar” (ou “fechar”) outros motoristas são, nessa ordem, o segundo e terceiro pior hábito dos que dirigem no país.

Correr demais, bloquear a faixa do meio e dirigir muito devagar também foram incluídos na lista dos piores hábitos.

Motoristas britânicos, assim como brasileiros, são proibidos de usar o celular quando dirigem a não ser que usem um fone de ouvido acoplado ao aparelho ou um sistema de viva-voz, de forma a manter suas mãos livres.

Mas segundo o gerente de marketing da Autonational Rescue, Ronan Hart, muitas pessoas não se dão conta de que a proibição também se aplica quando o motorista está parado no sinal ou no congestionamento.

"A única exceção válida é se você usa o telefone para discar 999 (número do serviço de emergência britânico) em uma emergência verdadeira quando não seria seguro parar", disse Hart.