sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Baleias brancas que fazem anéis de ar são atração no Japão

0

Baleia beluga faz bolha de ar ao lado de mergulhador (Foto: Aquas Aquário, Japão)

Três das cinco baleias conseguem fazer bolhas de ar no aquário

Um grupo de cinco baleias brancas, ou belugas, é a principal atração do Aquas, um aquário localizado na cidade de Hamada, na província de Shimane, oeste do Japão. Além da beleza exótica destes animais aquáticos, o que chama a atenção são os anéis de ar que três deles conseguem fazer.

Segundo contou à BBC Brasil Kazuhiro Aisaka, 50, diretor administrativo do aquário, primeiro eles inspiram uma grande quantidade de ar através das narinas, localizadas no alto da cabeça, para fazer um anel.

Para completar o show, as baleias nadam por baixo da bolha, dão um "beijo" com a ponta do nariz e depois deslizam em volta do círculo, num verdadeiro balé aquático.

Aisaka explicou que essa espécie costuma comer ostras. Para tirar a areia que vem junto com o alimento, elas "cospem" pela boca. No aquário, elas não são alimentadas com ostras, mas um funcionário percebeu, há cerca de quatro anos, que uma das baleias fazia instintivamente o movimento, o que provocava a formação das bolhas de ar.

"Decidimos então treinar os animais e organizar um show. Chamamos esses anéis de 'bolha de ar da felicidade' e eles fazem muito sucesso", disse, ao lembrar que só três das baleias conseguem soltar as bolhas de ar.

O Aquas possui cerca de 400 espécies marinhas diferentes, num total de 10 mil animais, mas as baleias brancas são a principal atração. O local ganhou popularidade depois de ser tema de vários programas da tevê japonês. Só no ano passado, cerca de 600 mil turistas visitaram o local.

Aisaka contou ainda que no Japão há quatro aquários com essa espécie, mas só em Shimane as baleias são treinadas para fazer os anéis de ar.

Além das famosas bolhas, os animais ainda dançam, dão saltos no ar, pegam bolas com a boca e pulam por dentro de arcos pendurados no ar. Os três inteligentes animais ainda conseguem fazer anéis de ar ao mesmo tempo.

Porém, desde agosto, o show está suspenso porque uma das baleias deu à luz ao primeiro filhote. "Enquanto ele exigir cuidados especiais, vamos ter de cancelar os shows", lembrou Aisaka.

A baleia branca mede até cinco metros de comprimento e pesa até 1,5 tonelada. Segundo cientistas, existem cerca de 100 mil belugas no habitat natural, a maioria na região fria do Oceano Ártico.

Segundo cientistas, essa espécie é uma das mais inteligentes criaturas da terra. Para se comunicar, as baleias emitem uma espécie de assobio. Por isso são conhecidas também como "canários do mar".

Sapatos de Imelda Marcos escapam de enchente nas Filipinas

0

Sylvia de la Cruz limpa sapatos do museu

Funcionários do museu como a curadora Sylvia de la Cruz, limparam os sapatos atingidos

Uma parte da famosa coleção de sapatos da ex-primeira dama das Filipinas Imelda Marcos conseguiu resistir às recentes enchentes que atingiram o país nas últimas semanas, matando centenas de pessoas.

Segundo o jornal Philippine Daily Inquirer, funcionários do Museu de Sapatos da cidade de Marikina recolheram 200 pares que estavam em exibição momentos antes de a água invadir o andar térreo do prédio.

Marikina, no leste da capital Manila, foi uma das áreas mais atingidas pela tempestade tropical Ketsana, que passou pela área no final de setembro. Além de matar 300 pessoas, a tempestade deixou milhares de outras sem casa.

A coleção de sapatos de Imelda, com um total de 1.220 pares, é vista como um símbolo do gosto para o luxo da ex-primeira-dama e seu marido, o ex-presidente Ferdinand Marcos.

No segundo andar

Imelda Marcos mostra seus sapatos no museu de Marikina em 2001

Imelda Marcos tinha 1,2 mil pares de sapatos

Com autorização da própria Imelda, 200 de seus sapatos passaram a ficar sob os cuidados do governo de Marikina, que concordou colocá-los em exposição no museu de dois andares.

Durante a inundação, um guarda conseguiu transferir a maior parte dos sapatos para o segundo andar, disse a prefeita, Marides Fernando.

“Nós vamos conferi-los logo, mas nossa prioridade no momento ainda é ajudar as famílias (afetadas pelas enchentes).”

Imelda e Ferdinand Marcos foram para os Estados Unidos em 1986 depois de uma série de protestos nas ruas das Filipinas.

Os 1.220 pares de sapatos de Imelda foram descobertos nos quartos do palácio presidencial de Malacañang depois da fuga do casal.

Marcos morreu em 1989 e Imelda atualmente vive nas Filipinas.

'Whatever' é a expressão mais irritante em inglês, indica pesquisa

0

Cerca de mil pessoas foram ouvidas no estudo

A maioria dos americanos considera a expressão whatever a mais irritante da língua inglesa, indica uma pesquisa.

Cerca de mil pessoas foram ouvidas durante o mês de agosto no levantamento, feito pelo Instituto Marista de Opinião Pública de Nova York.

Entre os ouvidos, 47% elegeram whatever - "o que quer que seja", em tradução livre - como a expressão mais irritante.

A expressão é usada frequentemente com certo desdém, como sinônimo de "como você quiser" ou "não me importo".

Muitas vezes a expressão também é empregada para encerrar conversas ou mostrar indiferença.

Outras expressões votadas foram you know ("sabe?" com 25%), it is what it is ("é o que é", 11%), anyway ("de qualquer forma", 7%) e at the end of the day ("no final das contas", 2%).

Zoo em Gaza pinta burros como zebras para atrair visitantes

0

Um dos burros pintados de zebra. Foto AP

Os animais pintados chamam a atenção das crianças

A direção do zoológico Marah Land, na Faixa de Gaza, decidiu pintar dois burros com listras pretas para que ficassem parecidos com zebras numa tentativa de atrair visitantes ao local.

O zoo perdeu muitos animais durante a ação militar israelense contra o território palestino em janeiro. As duas zebras que o zoológico tinha morreram de fome.

Para tentar atrair visitantes, a direção contratou um pintor profissional que usou tinta para cabelo e fita adesiva para pintar os animais com listras e fazer os burros parecerem zebras.

Segundo o gerente do zoológico, Nidal Barood, a decisão de pintar os animais foi tomada porque seria muito caro comprar duas zebras novas.

“Nós fizemos isso por duas razões. Primeiro, porque contrabandeamos todos os animais do Egito através de túneis, mas é difícil contrabandear zebras. Segundo, é muito caro, seria aproximadamente US$ 15 mil pelas duas zebras”, disse.

A direção afirmou que o “disfarce” deu certo e as crianças gostam da nova atração do zoológico.