quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nuvem de poeira 'dá volta ao mundo em 13 dias'

0

Imagem do deserto de Taklimakan em 19/5/2007 (Fotos: Nasa Earth Observatory)

Deserto de Taklimakan gera algumas das maiores tempestados de areia da Ásia

Uma tempestade de poeira que se formou no deserto de Taklimakan, no oeste da China, em maio de 2007 foi levada por ventos por uma volta e meia no planeta em apenas 13 dias, afirmaram cientistas japoneses.

Eles observaram que a imensa nuvem de poeira foi suspensa a quase 12 km da superfície terrestre, na camada atmosférica conhecida como troposfera, e transportada por um ciclo inteiro ao redor da Terra, atingindo duas vezes a região do Pacífico.

Após dar a volta no planeta, parte da poeira ainda conseguiu alcançar pela segunda vez a América do Norte, disseram os cientistas. Outra parte foi depositada no oceano.

Em um artigo a ser publicado na revista científica Nature Geoscience, a equipe de pesquisadores liderada pelo professor Itsushi Uno, do Instituto de Mecânica Aplicada da Universidade de Kyushu, indica que as conclusões demonstram a influência que nuvens de poeira formadas na Ásia exercem sobre processos naturais no planeta.

"Além do impacto radioativo direto através da difusão e absorção da radiação solar, a poeira asiática pode também afetar o clima global indiretamente, através da interação com nuvens de gelo, regulação das atividades biológicas marinhas que estão estreitamente relacionadas com os ciclos globais de carbono e produção de aerossol marinho (maresia), e influência em processos meteorológicos que podem afetar a ocorrência e magnitude de tempestades que gerarão episódios futuros de poeira na Ásia", afirmou a equipe.

Localizado na bacia de Tarim, entre as Montanhas Celestiais de Tien Shan, ao norte, e a cordilheira de Kunlun, ao sul, o deserto de Taklimakan é o maior, mais frio e mais seco deserto da China.

Por causa de sua aridez e volume de areia, que chega a se acumular em dunas de até 200 metros de altura, o ecossistema gera algumas das maiores tempestades de areia da Ásia.

Os pesquisadores analisaram a formação deste fenômeno entre os dias 8 e 9 de maio de 2007, através de dados colhidos pelo satélite Calipso, da Nasa.

Terremoto aproxima Nova Zelândia e Austrália em 35 cm

0

Deslizamento de terra em Invercargill, na Nova Zelândia

Terremoto provocou deslizamento em áreas inóspitas na Nova Zelândia

Um forte terremoto nesta terça-feira na Nova Zelândia provocou uma deformação em uma das ilhas do país que a aproximou da Austrália em 35 centímetros, segundo um centro de pesquisas do governo neozelandês.

O centro GEO Science registrou um terremoto de 7,8 graus no sudeste da Nova Zelândia – o mais forte em 80 anos no país. Os cientistas neozelandeses afirmam que foi o tremor de terra mais forte do mundo neste ano, até o momento.

A Nova Zelândia tem duas ilhas principais: a do Norte e a do Sul. Com o tremor, a Ponta Puysegur, na Ilha do Sul, deformou-se, com expansão de 35 centímetros em direção à Austrália. Cientistas afirmam que a aproximação é irrelevante, já que os países continuam a mais de 2,2 mil quilômetros de distância.

'Sorte'

O tremor aconteceu às 9h22 da noite de terça no horário local (6h22 da manhã no horário de Brasília) no fiorde Dusky Sound, na ponta sudoeste da Ilha do Sul.

"O terremoto eclodiu a cerca de 30 quilômetros de profundidade e movimentou-se para cima até o sul, concentrando energia fora do litoral", afirma um comunicado da GEO Science.

"O movimento foi mais uma rolagem do que um rompimento. [...] Isso explica porque os danos foram muito menores do que o esperado para um tremor desta magnitude."

"Isso e a localização remota do epicentro significam que a Nova Zelândia teve muita sorte – se este terremoto tivesse acontecido em qualquer outro lugar, ele teria provado danos imensos."

Austrália testa vacina contra grupe suína em humanos

0

Mexicanos com máscaras (arquivo)

A gripe suína é a maior pandemia de gripe já vista desde 1941

Duzentos e quarenta adultos começaram nesta quarta-feira a testar em Adelaide, na Austrália, uma vacina contra a gripe suína.

Os voluntários, com idades entre 18 e 64 anos, passaram a receber injeções da vacina desenvolvida pela empresa CSL Ltd. contra a gripe influenza A (H1N1) no Hospital Royal Adelaide. Quatrocentas crianças também estão participando dos testes.

Os participantes, que ganharam R$ 300 de recompensa, terão que fazer anotações durante os próximos seis meses para registrar sintomas como náuseas e dores de cabeça.

Uma outra companhia farmacêutica australiana, a Vaxine, também começou nesta semana a testar uma vacina em 300 pessoas.

Doses

Segundo Andres Cuthbertson, cientista da CSL, “o dado fundamental que buscamos é saber quantas doses são necessárias para proteger o paciente”.

O resultado dos testes vai mostrar os efeitos de diferentes doses, segundo o pesquisador.

A companhia australiana, que pretende ter as vacinas prontas em setembro, já tem encomendas de 21 milhões de doses do governo australiano (o que significa aproximadamente uma para cada cidadão do país), de 20 a 40 milhões dos Estados Unidos e também de Cingapura.

A Austrália tem mais de 14 mil casos de gripe suína registrados e 40 mortes relacionadas, as piores estatísticas da região Ásia-Pacífico.

Um dos casos mais destacados na mídia local foi o de uma aborígene de 19 anos grávida que perdeu o bebê antes de ter nascido e está em estado grave no hospital.

Cientistas australianos temem que a gripe possa sofrer mutação para uma forma mais grave, como a espanhola e asiática em 1918 e 1958.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo a gripe já causou 700 mortes.

O vírus H1N1 é o primeiro a causar uma pandemia de gripe em 41 anos.

Outras companhias que devem começar os experimentos em humanos incluem a suíça Novartis AG, Glaxo Smith Kline Plc e Baxter Internacional Inc.